• Indústria
  • 28 de junho de 2021

Conheça 6 tendências da automação industrial e prepare-se para o futuro

Ano após ano, a indústria se transforma e inova seus processos e estratégias. Mas, o que esperar do futuro? Se você está curioso para conhecer as tendências da automação industrial, não pode deixar de ler este post.

Investir em tecnologia para aprimorar o cotidiano dos diversos setores da manufatura não é novidade no setor. Apesar disso, os próximos anos devem trazer ainda mais modernização, especialmente para a área de compras.

Continue a leitura e conheça 6 tendências que prometem trazer mais produtividade ao seu negócio!

Entenda o que é automação industrial

A automação industrial é um processo que se baseia no uso e aplicação de sistemas digitais e tecnologias capazes de executar comandos e realizar atividades sem a intervenção humana.

Em outras palavras, estamos falando de recursos que automatizam os processos da indústria. O foco é elevar a produtividade do negócio, reduzir erros, otimizar o uso de insumos e equipamentos, tornando a empresa mais competitiva.

Vale dizer que o conceito faz parte da transformação digital característica da Indústria 4.0. Assim, apostar nessa prática é uma maneira de tornar seu negócio mais eficiente, inteligente e conquistar um importante diferencial competitivo no mercado.

Conheça as 6 principais tendências da automação industrial

Um estudo recente, realizado pela Forrester Consulting, entrevistou líderes empresariais de diferentes países e concluiu que 50% das organizações pretendem investir no uso de robôs e automação de processos.

Isso demonstra que o mercado está cada vez mais focado em incorporar recursos tecnológicos às rotinas das empresas. Por isso, se o seu negócio quer se manter competitivo e crescer, precisa participar desse movimento.

Para ajudá-lo com essa tarefa, selecionamos as 6 tendências da automação industrial que mais chamarão a atenção nos próximos anos. Confira!

1.     Robótica

A primeira tendência a qual você deve ficar atento é a robótica. O uso de robôs na indústria vem crescendo em um ritmo acelerado, principalmente em razão dos resultados que a tecnologia pode proporcionar.

Em geral, contar com robôs para execução de tarefas repetitivas ajuda a padronizar os processos. Como consequência, temos uma linha de produção mais ágil, eficiente e com um índice de erros e perdas baixo.

2.     Sistemas de planejamento de manutenções

A gestão de manutenções é um problema em seu negócio? A falta de estratégia na hora de mapear as necessidades e montar um cronograma de intervenções é um erro que pode desencadear a parada total da fábrica.

A boa notícia é que esse tipo de problema pode estar com os dias contados. Graças aos sistemas de planejamento de manutenções (CMMS), a manufatura poderá organizar melhor esses processos, tornando-os mais eficientes.

A automação ajudará na coleta de dados em tempo real e, claro, na redução de custos. Para isso, o uso de indicadores de manutenção será ainda mais importante e estratégico no cotidiano dos profissionais responsáveis pelo setor.

3.     Internet das Coisas

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar em Internet das Coisas (IoT). Essa tecnologia é entendida como uma grande rede de comunicação que interliga objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas.

Sua grande contribuição para a automação industrial é tornar a fábrica mais inteligente. Afinal, diversos dispositivos eletrônicos e sistemas trabalham a todo instante, executando tarefas sem a intervenção humana e de forma muito mais rápida e segura.

Um exemplo interessante é o uso de sensores nos estoques. Assim, é possível saber a quantidade exata de cada insumo e equipamento existente, facilitando a reposição dos itens e evitando que a fábrica pare de funcionar devido a rupturas.

4.     Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem é mais uma tendência da automação industrial que promete revolucionar o cotidiano das empresas, ajudando-as a alcançar a eficiência operacional. Isso porque ela permite que gestores e funcionários tenham acesso a dados e arquivos a qualquer hora e de qualquer lugar.

Na prática, não é preciso instalar aplicativos no computador. Isso mesmo! Um software de gestão ERP em nuvem pode ser acessado de um smartphone, tablet ou notebook. Essa característica traz mais mobilidade e auxilia na tomada de decisão.

Vale a pena dizer que essa tecnologia mostrou todo o seu potencial com o cenário da pandemia. Afinal, ela é essencial para o trabalho remoto e garantiu que diversas fábricas continuassem operando, mesmo com a necessidade de afastar alguns funcionários.

Por isso e por outros motivos, há uma previsão de crescimento da cloud computing nos próximos anos. É provável que esse investimento seja priorizado em negócios de todos os portes e segmentos.

5.     Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é considerada um dos pilares da Indústria 4.0 e, claro, tem tudo a ver com automação industrial. Isso porque estamos falando da possibilidade de criar fábricas inteligentes, nas quais máquinas e equipamentos industriais operam de forma autônoma.

Naturalmente, o resultado só é alcançado quando a empresa faz investimentos em boas ferramentas. Sistemas de gestão modernos, equipamentos tecnológicos e inovadores são fundamentais para que a indústria adote processos otimizados e sem a intervenção humana.

Portanto, podemos afirmar que a Inteligência Artificial é um poderoso aliado do setor industrial. Afinal, contar com softwares que conseguem operar por conta própria e ainda aprendem com seus próprios comandos é algo que só tem a beneficiar essas empresas.

6.     5G

Por tudo o que apresentamos, ficou claro que a demanda por uma internet mais veloz é uma realidade de mercado, não é mesmo? Se isso poderia ser considerado um problema, a chegada do 5G no país promete acabar com os obstáculos e garantir a automação industrial.

A tecnologia não só é mais rápida, como é mais segura e estável. Com isso, teremos fábricas mais conectadas, inteligentes e dinâmicas. Nos próximos anos, a tendência é que o governo e as próprias empresas do setor invistam ainda mais em infraestrutura e no desenvolvimento de aplicativos.

O que achou dessas 6 tendências da automação industrial? A verdade é que muitas dessas tecnologias não podem ser consideradas uma novidade no universo da transformação digital. Entretanto, o Brasil ainda está se adaptando a essa realidade e investindo aos poucos na Indústria 4.0. Exatamente por isso, a aposta é de que, nos anos seguintes, elas sejam ainda mais exploradas pela manufatura, seja qual for o seu porte ou área de atuação.

Quer aprofundar seus conhecimentos? Entenda os impactos do 5G na automação industrial!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter