• EPI
  • 19 de abril de 2024

Luvas de segurança: a primeira barreira de proteção contra acidentes

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, as áreas do corpo com maior registros de acidentes no trabalho são as mãos e dedos, sendo o CID S61(ferimentos) a incidência mais recorrente. 

Por serem membros frequentemente expostos na maioria das atividades laborais, é imprescindível garantir a proteção adequada nessas áreas para minimizar o risco ao trabalhador.

As luvas de segurança são os equipamentos mais adequados para exercer essa proteção, principalmente quando se trata do risco de exposição ao corte. Mas como escolher a luva adequada para a atividade diante de tantas condições a serem consideradas? 

Em parceria com a fabricante DANNY EPI, vamos entender as atividades expostas ao risco, diferenciar os níveis de proteção e conhecer algumas opções de produtos na linha de segurança contra corte. 

Atividades

A exposição ao corte está presente em diversos setores, como: indústria metalúrgica, frigorífica, automotiva, mineração, metal mecânica, entre muitas outras áreas que contenham atividades contendo chaparias, manuseio de vidro, lâminas, cantos vivos e outros materiais cortantes. 

Para indicar o EPI ideal nessas operações, é necessário fazer uma análise do ambiente, identificando os níveis de proteção exigidos e a possibilidade de haver riscos combinados nas atividades. Para isso, oferecemos visitas técnicas e consultorias em parceria com os especialistas da DANNY EPI. 

Normas Técnicas

A EN388 é a norma que trata sobre os riscos mecânicos e abrange os parâmetros de proteção contra abrasão, corte, rasgamento, perfuração e corte (TDM).

Até 2016, o método realizado para aferir os níveis de corte era o Coup Test, mas com a chegada da nova norma o teste TDM 100 (também conhecido como ISO 13997) foi adicionado, trazendo atualizações e mais assertividade na capacidade de medição. 

Para conhecer a fundo as principais diferenças entre o Coup Test e o TDM, sugerimos a leitura de uma matéria completa sobre esse assunto, disponível no site da DANNY EPI.

Linha de Produtos

Conheça as principais linhas de produtos DANNY EPI para proteção na exposição ao corte.

Indicaremos a seguir as principais linhas de produtos que oferecem proteção na exposição ao corte (entre outros riscos combinados).

FLEXCUT – Altos níveis de resistência a corte com excelente custo-benefício. Os diferentes tipos de banho trazem opções de luvas com maior grip, sensibilidade, resistência ou impermeabilidade com destreza.  Saiba mais: https://express.nortel.com.br/flexcut 

AÇOFLEX – Produtos construídos com fibras de aço e envolvidos com fios de polietileno de alta densidade, que resultam em alto nível de proteção ao corte e maior conforto nas atividades. Saiba mais: https://express.nortel.com.br/A%C3%87OFLEX.

GRAFENO – Produtos com tecnologia embarcada graças a sua composição em fibras de Grafeno, que são muito mais resistentes que o aço e potencializam a eficácia dos resultados, sem perder a leveza e a maleabilidade. Saiba mais: Danny – Nortel Express

MAXICUT – Linha premium que agrega maior conforto e altíssimos níveis de proteção principalmente contra corte, atendendo os mais elevados níveis de exigência do mercado. Saiba mais: Danny – Nortel Express

Este conteúdo foi produzido pela Danny, parceira da Nortel em EPIs. Clique aqui e confira toda sua linha de produtos em nossa loja.

Referências: 

https://www.danny.com.br/conteudo-e-conhecimento/detalhes/normas-coup-test-e-tdm

https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/arquivos/copy_of_onlinte-aeps-2022-/secao-iv-2013-acidentes-do-trabalho/capitulo-31-acidentes-do-trabalho/31-9-quantidade-de-acidentes-do-trabalho-por-situacao-de-registro-e-motivo-segundo-os-50-codigos-da-classificacao-internacional-de-doencas-cid-mais-incidentes-2013-2019

https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/arquivos/copy_of_onlinte-aeps-2022-/secao-iv-2013-acidentes-do-trabalho/capitulo-31-acidentes-do-trabalho/31-11-quantidade-de-acidentes-do-trabalho-por-situacao-do-registro-e-motivo-segundo-a-parte-do-corpo-atingida-2013-2019

FONTE: DATAPREV, CAT, SUB.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter