fbpx

10 Ferramentas Essenciais Para Todo Eletricista

Quer conhecer quais são as ferramentas essenciais para todo tipo de eletricista? Vamos lá!

27/02/2024

10 Ferramentas Essenciais Para Todo Eletricista

O eletricista pode ser novo ou experiente, moderno ou tradicional, especialista em trabalhos residenciais ou em grandes indústrias. Mas todos eles têm duas coisas em comum: a primeira é o grande conhecimento técnico que a profissão exige para se trabalhar com qualidade e segurança. E, em segundo lugar, uma lista de 10 ferramentas essenciais que todo bom profissional precisa para realizar qualquer tipo de trabalho no dia a dia.

Quer conhecer quais são as ferramentas essenciais para todo tipo de eletricista? Vamos lá!

10 Ferramentas Essenciais Para Todo Eletricista

1. Chave Phillips

Companhia essencial do dia a dia.

Seja para abrir uma tomada, uma máquina ou soltar algum cabo, é uma das ferramentas mais usadas no dia a dia do eletricista. E, por ser um formato comum, existem chaves de fenda com as mais diversas qualidades no mercado.

A chave perfeita para um eletricista precisa ter as seguintes características:

  • Ser leve e fácil de transportar
  • Ser resistente e aguentar o uso intenso
  • Ter cabo ergonômico e isolante

DICA DE PROFISSIONAL: recomenda-se que o eletricista tenha pelo menos duas chaves, de diferentes tamanhos. Uma pequena, para trabalhos em interruptores, tomadas e lugares apertados e outra maior, para trabalhos mais pesados.

 

2. Furadeira

Para abrir caminhos

A ferramenta elétrica mais popular nos lares brasileiros também é uma das mais úteis para um eletricista. Elas são usadas para abrir caminhos para fios elétricos e possibilitar instalações seguras e de qualidade. Existem uma grande variedade de furadeiras no mercado, e o modelo perfeito para um eletricista precisa ter essas características:

  • Ser leve e fácil de transportar
  • Ergonomia, para ser usada em qualquer lugar
  • Ser movida a bateria é um opcional desejável

DICA DE PROFISSIONAL: Sempre tenha um jogo e brocas para madeira, alvenaria e metal para, assim, estar preparado para trabalhar em qualquer tipo de superfície.

 

3. Alicates de diversos tipos

Para botar a mão na massa

Existem vários tipos de alicates no mercado, com características próprias e desenvolvidos para aplicações específicas. Mas todo eletricista precisa de pelo menos três: um alicate universal, alicate de corte e um alicate de prensar terminais. Além disso eles precisam ser:

  • Leve e fácil de transportar
  • Versátil para atividades como apertar, cortar e dobrar
  • Ter cabo ergonômico e isolante

DICA DE PROFISSIONAL 1: um decapador de fios é um alicate que pode facilitar muito o dia a dia. Ele facilita a remoção da capa protetora do fio de maneira segura, rápida e precisa, sem danificar o fio condutor.

DICA DE PROFISSIONAL 2: O alicate universal é ótimo, mas o alicate de corte oferece maior precisão no corte de fios e cabos.

 

4 Testador de tensão

É uma ferramenta leve e compacta que detecta a presença de tensões elétricas em fios e superfícies de maneira segura. Geralmente eles usam alertas visuais  – como uma luz led ou bipe – para indicar a presença de corrente, mas alguns modelos mais sofisticados mostram até voltagem e outros detalhes. Um bom testador precisa:

  • Ser leve e fácil de usar
  • Ser usado em diversas superfícies
  • Emitir alertas de corrente claros e fáceis de serem compreendidos

DICA DE PROFISSIONAL: um testador de tensão não substitui o multímetro, que vamos discutir a seguir.

 

5. Multímetro

Para “ver” a energia

O multímetro é uma ferramenta multifunções que permite que o eletricista faça a medição da resistência elétrica, tensão e corrente. Ou seja, ele foi feito sob medida para este tipo de profissional. E um bom multímetro precisa ter as seguintes características:

  • Ter precisão na leitura das correntes elétricas
  • Permitir fácil visualização dos resultados
  • Ser seguro e fácil de usar

DICA DE PROFISSIONAL: Multímetros analógicos e digitais têm usos e funções diferentes. Os analógicos são recomendados para avaliar a variação de tensões em locais como circuitos, enquanto os digitais são recomendados para situações em que não são esperadas variações na corrente.
10 Ferramentas Essenciais Para Todo Eletricista

6. Lanterna

Visibilidade em qualquer situação

Nem sempre o eletricista trabalha em áreas de iluminadas e de fácil acesso. Assim, uma lanterna potente e com bateria duradoura se torna um item essencial para vários tipos de trabalho. O modelo ideal precisa:

  • Ser leve e fácil de transportar
  • Poder ser usada em lugares apertados e de difícil acesso
  • Ter bateria de longa duração

DICA DE PROFISSIONAL: procure modelos equipados com baterias internas, que oferecem mais eficiência do que os modelos à pilha.

 

7. Fita isolante

Versáteis e polivalentes

Pode ter certeza: na hora de isolar fios, fazer instalações temporárias ou permanentes, segurar coisas ou dar acabamento, lá está a fita isolante. Existe uma imensidade de modelos no mercado, mas as ideais para um eletricista precisam destas características:

  • Oferecem alta resistência a eletricidade e temperatura
  • Ser fácil de usar, seja num trabalho simples ou complexo
  • -Oferecer qualidade para o trabalho final.

DICA DE PROFISSIONAL: Fitas isolantes têm diferentes graduações e características de uso. Garanta que o modelo usado seja compatível com a instalação ou reparo sendo realizado.

 

8. Ferro de solda

Para fazer a diferença

Com um ferro de solda o eletricista pode realizar emendas em fios e cabos, fazer trabalhos em equipamentos eletrônicos e mais. E, por isso mesmo, é uma ferramenta essencial para o dia a dia. E essas são as características que um eletricista deve procurar:

  • Ser leve e fácil de manusear
  • Ter pegada ergonômica
  • Atingir e sustentar altas temperaturas

DICA DE PROFISSIONAL: Nem sempre um profissional sabe tipo de trabalho vai encontrar à sua frente. Assim, recomenda-se sempre ter um ferro de solda em seu kit de ferramentas.

 

9. Arco de serra

Para os desafios que sempre surgem à nossa frente

É comum que, no meio de um trabalho, o eletricista se veja diante de uma barra de ferro, pedaço de madeira, peça ou conduíte que precise ser cortado. E é aí que entra o Arco de Serra, também conhecido como Segueta. E ele precisa ter as seguintes características:

  • Ser capaz de cortar metal, compensados de madeira ou plástico
  • Oferecer precisão durante o uso
  • Ser leve e fácil de transportar

DICA DE PROFISSIONAL: prefira modelos com cabo ergonômico, que oferecem maior segurança e facilidade de uso

 

10. Trena

Para medir e mandar bem

Também conhecida como fita métrica, as trenas permitem que o profissional faça medidas e tenha maior precisão em seu trabalho. E uma boa fita métrica precisa ter as seguintes características:

  • Ter precisão
  • Ser capaz de pequenas e grandes dimensões com facilidade
  • Oferecer facilidade de leitura

DICA DE PROFISSIONAL: Surpresas acontecem a todos momentos. Assim, um eletricista deve estar preparado para todo tipo de trabalho e sempre ter uma trena a seu alcance.

 

PRA ENCERRAR,

A vida de um eletricista é repleta de desafios e surpresas, mas um kit de ferramentas completo e bem montado o deixa preparado para fazer um bom trabalho em qualquer situação. 

Bom lembrar que o mercado é competitivo e repleto ótimos profissionais. Assim, escolher ferramentas de qualidade garante que o profissional nunca fique na mão e realize todo tipo de trabalho com eficiência, segurança e qualidade. Então sempre escolha modelos de fabricantes que comprovadamente sigam as normas regulatórias.

Outro ponto importante é a qualidade do local em que você adquire suas ferramentas. Confira se seu fornecedor tem capacidade de oferecer orientações e apoio técnico, seja em equipamentos simples ou complexos.

Você encontra todas essas características na Nortel, que é a maior distribuidora de materiais elétricos do Brasil. 

Aproveite e conheça também: 9 Soluções De Alta Tecnologia Para O Eletricista.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!