fbpx

Sistema de segurança de esmerilhadeiras: a nova tecnologia da Bosch que ajuda a evitar acidentes e aumenta a produtividade

A tecnologia XLOCK chega ao mercado de olho na proteção de profissionais que atuam na indústria. Conheça melhor o sistema de segurança de esmerilhadeiras!

Sistema de segurança de esmerilhadeiras
17/08/2022

Sistema de segurança de esmerilhadeiras: a nova tecnologia da Bosch que ajuda a evitar acidentes e aumenta a produtividade

Novo sistema de encaixe para esmerilhadeiras chega ao mercado para reduzir os acidentes e aumentar a produtividade

Na década de 1930, quando a indústria automotiva estava em amplo crescimento, o setor começou a sentir necessidade de uma ferramenta que ajudasse a dar um acabamento melhor e mais adequado aos novos veículos. Nascia, assim, a esmerilhadeira, uma novidade que fez sucesso no mundo inteiro e chegou ao Brasil duas décadas depois, junto com a construção das primeiras fábricas. Desde então, as esmerilhadeiras vêm sendo usadas para polir e revestir superfícies.

Contudo, além do acabamento, a esmerilhadeira também ganhou novas funções com o passar do tempo. É possível, por exemplo, acoplar outros acessórios em sua estrutura, como escovas rotativas, que permitem lixar e polir diversos tipos de materiais.

A ferramenta é excelente para atividades pesadas e, até hoje, ainda é muito utilizada pelo setor industrial, mas também — e principalmente — na construção civil, em metalúrgicas, funilarias e serralherias. E devido à sua variedade de usos, as esmerilhadeiras podem ser usadas não só de modo profissional, dentro das fábricas, mas também por amadores em trabalhos de fim de semana.

 

Finalidades das esmerilhadeiras

As esmerilhadeiras são ferramentas multifuncionais, extremamente versáteis e úteis para a indústria e para a construção civil. Afinal, elas podem ser utilizadas para várias finalidades desses setores. Por exemplo:

  • Cortar metais e materiais de construção e resíduos mais duros e resistentes, como o concreto, a pedra, o mármore e o granito, entre outros.
  • Fazer polimento.
  • Remover o excesso de materiais, como tinta, ferrugens, soldas, sujeiras e outros resíduos do aço e de superfícies como asfalto, cerâmica, concreto e até mármore.
  • Fazer o acabamento e o desbaste de peças em geral, incluindo aço, removendo imperfeições e rebarbas.
  • Limpar superfícies para prepará-las para outros processos como revestimento e pintura.

Dependendo do uso e da função que terão na indústria, as esmerilhadeiras se dividem em três modelos: a angular, a de funcionamento à bateria e a pneumática.

O modelo angular, o mais comum do mercado, costuma ser utilizado para executar cortes, desbastes, remoção de rebarbas e polimentos em diversos tipos de materiais, como, por exemplo, o aço, o alumínio, o ferro, a cerâmica e o concreto.

Já o modelo que funciona à bateria é mais indicado para uso em lugares que não têm eletricidade, ou onde ela é remota, como os ambientes externos, por exemplo. E o modelo pneumático, por fim, costuma ser a opção mais desejada por aqueles que trabalham em oficinas, já que requer o uso de um compressor de ar para que possa funcionar.

Portanto, para escolher o modelo mais adequado, é preciso avaliar primeiro o local onde ela será usada com mais frequência. A partir daí também é possível escolher a esmerilhadeira para uso em discos de diferentes tamanhos. Os menores costumam ser mais úteis para trabalhos domésticos e serviços pequenos e mais simples, como lixar peças em madeira e cortar azulejos, por exemplo. Já os maiores se destinam para trabalhos mais pesados, como o corte de peças duras e resistentes, como é o caso do concreto.

 

Como usar o equipamento com segurança

Assim como acontece com qualquer outra ferramenta industrial, a esmerilhadeira também pode oferecer riscos e causar acidentes a seus usuários e, dessa forma, precisa ser usada com cautela.

Então, procure observar com atenção as instruções do equipamento e esteja atento à posição do corpo durante a execução do serviço, pois isso pode ajudar a evitar acidentes. Para desbastar uma peça, por exemplo, o mais indicado é que a esmerilhadeira esteja sempre em um ângulo de 35 graus. Também é importante que o profissional mantenha sempre as duas mãos firmes no equipamento durante o seu uso.

Além disso, nunca é demais fazer uso de alguns itens de segurança que compõem os próprios equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscara, óculos de proteção e protetor auricular, por exemplo. Ainda se recomenda a utilização de um avental de raspa e camisas de manga longa para proteger os braços.

Todos estes pequenos detalhes de proteção podem fazer toda a diferença para evitar que o trabalhador esteja vulnerável, caso alguns fragmentos escapem dos materiais e do próprio disco.

De olho nessa segurança dos profissionais que fazem uso de esmerilhadeiras em suas rotinas, a Bosch decidiu desenvolver um produto que possibilitasse a troca dos acessórios com apenas um clique e de maneira imediata, reduzindo consideravelmente os riscos.

Nasceu, assim, o XLOCK, um sistema inovador para encaixe que dispensa qualquer tipo de instrumento adicional, como chave, flange e porca, por exemplo. Além de reduzir os riscos, a tecnologia ainda exclui a possibilidade de erros na montagem, já que os acessórios possuem apenas um lado de encaixe. O equipamento fica livre, até mesmo, de sofrer os danos oriundos da fixação por porca, comum nas esmerilhadeiras, já que o sistema não utiliza este acessório.

Além de garantir maior segurança aos profissionais, o XLOCK também é capaz de proporcionar aumento na produtividade. Isso porque permite ao profissional fazer a troca do disco de forma até cinco vezes mais rápida em relação às tecnologias comuns do mercado. Ou seja: diminui o tempo ocioso da máquina e, também, o esforço humano para a troca dos acessórios.

A tecnologia pode ser usada para fixar discos de corte, desbaste, flap, fibra, diamantados, carbide e escovas de aço. Com exceção das escovas de aço, os acessórios XLOCK são intercambiáveis e podem ser utilizados também nas esmerilhadeiras com encaixe convencional.

A Bosch é uma multinacional alemã que se notabiliza pelo DNA inovador e está no Brasil desde 1954. Quer conhecer melhor a tecnologia XLOCK e seu sistema de segurança de esmerilhadeiras? Visite o o site da Nortel e entre em contato com os nossos vendedores!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!