• Indústria
  • 1 de novembro de 2021

Projeto de detecção de fumaça: entenda aqui sua importância!

Um projeto de detecção de fumaça é essencial para proteger as vidas dos colaboradores e o patrimônio da indústria em situações de emergência. Portanto, ele é extremamente importante para manter a segurança das instalações e dos trabalhadores, que fazem parte do capital humano dos empreendimentos. Os projetos contam com soluções inteligentes que protegerão o futuro da organização.

Os sistemas de alarme de incêndio precisam ser instalados de acordo com o modelo operacional das indústrias e podem ser classificados como convencionais ou endereçáveis. Essas duas são distintas e cada uma delas é ideal para um tipo de ambiente de trabalho. Por esse motivo, é importante conhecê-las, para não cometer erros e compreender melhor o seu funcionamento.

Achou interessante? Confira este conteúdo e descubra quais são os tipos de detectores e de sistemas de detecção de fumaça existentes!

Por que investir em um sistema de detecção de fumaça?

Os sistemas de detecção de fumaça são uma exigência legal, cujos requisitos estão dispostos na Norma Brasileira Regulamentadora — NBR 14240:2010. Contudo, a sua importância vai além do cumprimento da legislação nacional. Esses projetos têm a principal função de salvar vidas, que não podem ter o seu valor mensurado. Eles precisam fazer parte de prédios, galpões e outras edificações industriais.

Os projetos de detecção de fumaça evitam os incêndios estruturais, que geram diversos prejuízos às indústrias. As chamas podem iniciar se houver ausência de manutenção preventiva dos sistemas, falta de qualidade dos dispositivos e falhas na execução de um projeto. Assim, é necessário contar com parceiros que ofereçam solução tecnológica adequada e não focar apenas nos preços.

Geralmente, os sistemas de detecção de fumaça são compostos pela central de alarme, acionadores manuais, sinalizador audiovisual e detector de temperatura ou fumaça. Os projetos são essenciais para o combate aos incêndios e existem linhas completas de equipamentos para proteger indústrias de pequeno, médio e grande porte.

Quais são os tipos de sistemas de detecção de fumaça?

Os projetos podem ser compostos por detectores fotoelétricos, que medem as variações da fumaça por meio de um feixe de luz. Ainda, há o detector iônico, que usa o amerício-241, um material radioativo que faz a emissão de partículas alfa no ar.

A seguir, veja os principais tipos de sistemas de detecção de fumaça!

Sistema convencional

O sistema convencional é mais usado em condomínios, sendo mais indicado para locais onde não é necessário identificar a localização do foco de incêndio. Os seus dispositivos cobrem um setor ou uma zona e sempre que ocorre o disparo, a central identifica onde aconteceu o incidente, mas não localiza o ponto específico. Então, é ideal para áreas menores.

Sistema endereçável

O sistema endereçável é semelhante ao convencional. Contudo, os seus dispositivos integrados são reconhecidos com maior precisão. Eles são numerados e no momento que o sinal é emitido para a central, ocorre a identificação do ponto exato onde iniciou o sinistro, bem como o tipo de dispositivo que fez a detecção.

Esse sistema é mais efetivo na prevenção dos incêndios e confere mais agilidade aos procedimentos de combate às chamas, informando a localização exata do evento. Ele reduz consideravelmente os perigos para os trabalhadores e os riscos para as estruturas. Desse modo, é apropriado para ambientes industriais, compostos por diversos tipos de equipamentos.

Quais são as diferenças desses sistemas?

O sistema convencional costuma ter um custo mais baixo e é adequado para estruturas menores, com até 40 dispositivos. Os seus dispositivos de entradas se conectam nos laços da central, enquanto os de saída são conectados nas saídas das sirenes, dos contatos secos relés. Cada laço tem somente um número de identificação e não haverá outros equipamentos em locais distintos.

Já o sistema endereçável é apropriado para ambientes mais complexos, que exijam mais de 40 endereços. Apesar de ser mais caro, a versatilidade e a praticidade de instalação são fatores compensatórios. Os dispositivos de entrada e saída são diretos, os detectores, as sirenes, os módulos endereçáveis e acionadores manuais são conectados diretamente no laço da central.

No sistema convencional não é possível individualizar os acionamentos. Ele precisará de diversos fios negativos para localizar vários locais diferentes. No entanto, o sistema endereçável usa somente um par de fios para fazer essa função. Esse laço consegue comandar 125 dispositivos, que podem estar instalados em várias áreas da edificação.

Quais tipos de detectores de fumaça existem no mercado?

O detector de fumaça iônico funciona quando estão presentes combustíveis visíveis ou invisíveis. Ele é mais sensível à fumaça, mas é preciso verificar se o seu uso é permitido devido ao seu componente radioativo. Ele tem uma fonte de radiação, que é o principal componente, em conjunto com duas placas e uma placa de circuito eletrônico, que aciona o alarme.

Por outro lado, o detector de fumaça óptico, ou fotoelétrico, somente se ativa se houver fumaça visível. Ele é linear, tem formato de T, contendo um sensor de um lado e uma fonte de luz do outro. Os dispositivos são simples e precisam ser posicionados em ângulos de 90 graus para transformar a luz em energia.

Quais características devem ter um sistema de detecção de fumaça?

O sistema de detecção de fumaça deve ter as características ideais para as estruturas físicas da indústria. Como você pôde ver, cada modelo endereçável ou convencional deve ser instalado em edificações distintas. O gestor precisa considerar os aspectos dos ambientes e o tipo de material em cada um para tomar sua decisão.

No momento de fazer a aquisição do sistema de detecção de fumaça, considere a sua capacidade técnica e as garantias de segurança. Solicite ao atendente que faça o teste do equipamento, para se assegurar de que ele está em pleno funcionamento, e não se esqueça de programar a manutenção. Escolha dispositivos de qualidade reconhecida no mercado e que sejam referência para a indústria.

Agora, você já entende a importância de um projeto de detecção de fumaça. Conte com a ajuda de especializadas, que poderão fornecer orientações importantes sobre os sistemas e materiais disponíveis no mercado. Invista em projetos que sejam elaborados por empresas especializadas e que disponibilizem todos os dispositivos necessários para a segurança da sua indústria.

Gostaria de obter mais detalhes sobre projetos de detecção de fumaça? Fale com um dos nossos atendentes agora mesmo!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter