• EPI
  • 7 de dezembro de 2020

5 dicas práticas para otimizar o planejamento de compras industriais

Em um cenário de elevada competitividade, é crucial que a indústria tenha como uma de suas prioridades o planejamento de compras. Um dos motivos é que essa prática contribui para aumentar e eficiência e reduzir custos.

Por outro lado, essa ação não pode ficar centrada somente na redução de despesa, porque é preciso adquirir itens que contribuam para a produção ser de alta qualidade. Para uma corporação se manter forte, é imprescindível ter uma estratégia voltada para o custo-benefício do que disponibiliza ao público-alvo.

Neste post, vamos destacar a importância de administrar as compras na indústria e 5 dicas de como executar essa atividade de forma estratégica e perfeita. Confira!

O que é planejamento de compras?

É uma iniciativa que envolve a aquisição de materiais e de matérias-primas para uma organização executar os serviços. Além disso, abrange algumas variáveis que devem ser levadas em consideração. Uma delas é a depreciação dos itens utilizados na produção, o que exige um olhar atento para o inventário industrial.

O controle de estoque é indispensável para verificar o que realmente deve ser adquirido. Se não houver uma atenção especial com esse requisito, as possibilidades de erro serão consideráveis, pois pode ocorrer tanto a falta de materiais quanto o acesso.

Qual a importância do planejamento de compras dentro da indústria?

Uma corporação não pode ignorar a necessidade de um planejamento de compras. Afinal, ele é um parâmetro das metas que uma empresa deve adotar para atingir resultados mais expressivos.

Por exemplo, não adianta ter uma estimativa de que a produção industrial vai aumentar de forma considerável de um ano para outro, caso a previsão de adquirir matérias-primas para a produção seja modesta. Com um bom gerenciamento, essa situação pode ser evitada com facilidade.

Contar com um parâmetro do que deve ou não ser adquirido deixou de ser um luxo e passou a ser algo obrigatório para as companhias. Uma das razões dessa tendência é que as compras estão entre as despesas mais impactantes no orçamento. A capacidade financeira de aquisição precisa ser analisada para evitar problemas sérios como a inadimplência e as dívidas.

5 dicas de como otimizar o planejamento de compras

Administrar a necessidade de expandir a produção e de controlar as despesas de maneira inteligente é um desafio para as indústrias. Contudo, esse esforço deve fazer parte da rotina dos gestores, porque é o melhor caminho para o crescimento sustentável.

Pensando nisso, vamos apresentar 5 dicas para o planejamento de compras de uma indústria ser realizado de acordo com as melhores práticas do mercado. Acompanhe!

1. Defina objetivos

A estimativa do que deve ser adquirido por uma organização necessita de ações voltadas para a definição de parâmetros, como o saving em compras. A partir de indicadores confiáveis, uma indústria tem um ambiente ideal para estipular metas realistas e ousadas que ajudem a motivar e a elevar a produtividade da equipe.

A definição de objetivos não pode ser feita sem levar em consideração o planejamento de compras. Caso essas duas atividades sejam realizadas de forma independente, há um enorme risco de a indústria adquirir materiais de forma equivocada. Isso, sem dúvida, aumenta as chances de desperdício de dinheiro, o que é um erro grave no cenário atual.

2. Tenha um bom orçamento

O controle de gastos somente é feito de maneira exemplar quando há um orçamento que reflita a realidade de uma indústria. Para isso ser viável, é imprescindível ter uma noção da importância do MRO, pois é uma prática vital para dimensionar o que é realmente útil para manter a produção em um patamar adequado.

Com informações consolidadas sobre uma organização, torna-se muito mais simples elaborar um orçamento que esteja relacionado com os objetivos institucionais. Ter uma dimensão exata da capacidade de investimento é o mínimo que se espera dos gestores. Não há mais espaço para o amadorismo e a falta de bom senso no mundo corporativo.

3. Utilize tecnologia

O avanço tecnológico é um fator que não pode ser desprezado pelo setor industrial em hipótese nenhuma. Afinal, tem um grande impacto na produtividade e na redução de custos com recursos materiais e humanos.

Acompanhar as principais tendências da tecnologia é uma medida relevante para o planejamento de compras ser elaborado seguindo as reais necessidades de uma organização. Hoje, há diversos softwares que permitem obter dados sobre os gastos e as receitas, o que colabora para a administração orçamentária ser mais precisa e eficiente.

Também existem sistemas que viabilizam um controle eficiente de estoque. Dessa forma, crescem as chances de uma indústria comprar o que é realmente necessário para suprir a demanda. Isso favorece não apenas a redução de custos, mas também, a eliminação quase absoluta do desperdício.

4. Tenha bons fornecedores

Contar com fornecedores confiáveis é um ponto muito importante para o planejamento de compras ajudar, de maneira decisiva, na produção industrial. Uma das razões é que parcerias estratégicas são vitais para o andamento dos serviços estar de acordo com as expectativas.

Não permitir atrasos na entrega de itens e ter à disposição materiais de boa qualidade é essencial para uma companhia apresentar bons resultados. Esse aspecto faz com que indústrias procurem ter um suporte de um fornecedor integrador.

Aliar custos baixos com matérias-primas de alto nível é uma das prioridades de um gestor. Isso somente se torna possível com o apoio de parceiros que estejam comprometidos com as metas do seu negócio.

5. Acompanhe as vendas

Um bom planejamento de compras precisa ter em mente a participação da indústria no mercado. Em outras palavras, necessita dimensionar como estão as vendas, pois é uma maneira, também, de avaliar o que deve ou não estar presente no estoque.

Monitorar as vendas é crucial para acertar na quantidade de itens a serem adquiridos. Essa prática ainda ajuda na negociação com os fornecedores e na redução de gastos com matéria-prima.

Quais os benefícios de ter um bom planejamento de compras?

Há diversas vantagens de apostar no gerenciamento adequado das compras. Uma delas envolve a diminuição de custos, porque a indústria tem mais condições de fazer uma gestão mais eficiente do estoque.

O planejamento também colabora para definir uma política de preços mais competitiva, fator primordial para chamar a atenção do público-alvo. Além disso, incentiva uma relação mais próxima com os fornecedores, o que estimula a formação de parcerias estratégicas.

Outro ponto positivo é convencer os gestores de que a tecnologia é peça-chave para atingir um desempenho notável. Isso porque é necessário ter informações válidas sobre a realidade da empresa para elaborar estratégias voltadas para expandir a participação no mercado.

O planejamento de compras não pode ser avaliado como uma prática sem valor para as organizações. Ele precisa fazer parte das prioridades de uma indústria, pois é um recurso valioso para a definição de ações voltadas para adquirir mais eficiência e conquistar o público-alvo.

Se está em busca de adotar boas práticas no setor industrial, vale a pena entrar em contato com a equipe da Nortel. Afinal, temos os recursos ideais para a sua empresa atingir um rendimento acima das expectativas!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter