Você já ouviu falar em One Stop Shop? O termo pode ser novidade em seu cotidiano, mas faz referência a uma tendência que promete simplificar a vida de empresas e profissionais liberais, como eletricistas, engenheiros e arquitetos.
A ideia surgiu nos Estados Unidos em 1920, mas só agora começou a ganhar espaço no mercado brasileiro. Por isso, é interessante se atualizar e conhecer um pouco desse conceito que fará parte do seu dia a dia nos próximos anos.
Quer saber do que estamos falando e como essa plataforma de compras pode ajudar você? Continue a leitura!
One Stop Shop, também chamado de One Stop Market, nada mais é que um ambiente, virtual ou físico, em que o consumidor pode fazer compras de diferentes itens em um só lugar.
Esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos e era representado pelas lojas de conveniência existentes nos postos de gasolina. Esses pequenos pontos de venda eram bastante completos e ofereciam diversos produtos, como remédios, açúcar, café e até tintura para cabelo.
Atualmente, a expressão é usada para descrever empresas, softwares, plataformas e sites de compras que ofereçam tudo o que as pessoas precisam em um só lugar. Com isso, o consumidor não perde tempo para encontrar itens diversos.
A ideia ainda está abstrata? Imagine um site em que você consiga comprar produtos diferentes e essenciais para o funcionamento da sua empresa, como lâmpadas, capacetes e cabos elétricos. Se você já viu algo assim, então conheceu um One Stop Shop.
O mercado B2B está em constante evolução e, assim como o B2C, precisa se adaptar para atender às exigências e necessidades do consumidor. Exatamente por isso, a venda de empresa para empresa tem tido boas experiências com o One Stop Shop. Afinal, gestores e profissionais liberais conseguem fazer suas compras com mais rapidez e eficiência.
Quer entender melhor os impactos desse tipo de negócio nesse segmento de mercado? Confira!
As pessoas responsáveis pela gestão de compras nas empresas sabem bem do desafio que é pesquisar e encontrar os suprimentos necessários. Porém, ao aderir a uma plataforma One Stop Shop, essa etapa se torna mais simples.
Na prática, a possibilidade de encontrar diversos itens em um só lugar é um grande benefício. A pesquisa é rápida e precisa, o que facilita a vida desses profissionais.
Em geral, uma plataforma One Stop Shop traz comentários e avaliações sobre os produtos e suprimentos que permitem ao profissional fazer comparações. Esse tipo de análise é importante para garantir o melhor produto pelo menor preço.
Vale lembrar que questões como a forma de pagamento e de frete também podem ser conferidas no mesmo ambiente. Isso otimiza o tempo de quem tem muitas outras obrigações a cumprir, não é mesmo?
Como consequência de tanta facilidade, é comum que as empresas passem a comprar mais dentro dessas plataformas. Afinal, pode-se encontrar itens diversos, como papelaria, EPIs, materiais elétricos e produtos para pequenos reparos.
Já imaginou o tempo que um engenheiro ou eletricista pode perder ao precisar sair da obra sempre que algum produto estiver em falta? Certamente, isso prejudica o andamento dos trabalhos e reflete em seus rendimentos — já que muitos são remunerados por hora.
Por esse motivo, a redução do tempo necessário para repor os suprimentos é mais um impacto importante do One Stop Shop no mercado B2B.
Não há como deixar de mencionar que as empresas que decidem comprar em um One Stop Market reduzem a burocracia de gerenciar diversos pagamentos e lidar com tantos fornecedores.
Além disso, ao fechar um contrato único, os dados e informações ficam reunidos em um só lugar. Isso dá uma visão mais ampla e simplificada dos gastos da empresa, facilitando o controle orçamentário.
Gostou da ideia de poder comprar tudo o que precisa em um só lugar? Então você precisa saber que essa é uma tendência para os próximos anos. Apesar de já ser bastante popular nos Estados Unidos, esse mercado ainda tem muito a crescer no Brasil.
Em pouco tempo, as empresas e profissionais liberais poderão pesquisar, comparar, conferir avaliações e formas de pagamento, combinar o frete e, finalmente, comprar dentro de plataformas intuitivas e completas.
Na prática, você terá um fornecedor integrador à sua disposição e poderá comprar itens variados, como:
Enfim, aquela velha dificuldade para fazer compras, especialmente no que se refere a itens de manutenção, reparo e operação, está com os dias contados. Aliás, algumas grandes empresas no mercado varejista já estão investindo nesse modelo.
O Buscapé, por exemplo, já montou sua plataforma e oferece aos clientes inúmeros serviços e produtos, além dos itens de informática que já comercializa. A C&A também entendeu o potencial do modelo e começou a oferecer mais do que roupas para seus clientes. Agora, eles conseguem comprar cosméticos, smartphones e até relógios.
Porém, o grande destaque fica para o amadurecimento desse modelo de negócio voltado para o segmento B2B. Sem dúvidas, diante do avanço da Indústria 4.0, essa é uma demanda importante para todas as empresas, independentemente do porte ou área de atuação.
Podemos concluir que acompanhar as novas demandas e tendências do mercado é fundamental para o crescimento de uma empresa. Mas é preciso ir além e se adaptar a novos cenários.
O One Stop Shop é um exemplo de negócio que surgiu para simplificar a vida do consumidor e, claro, pode ser muito bem aproveitado por pessoas jurídicas e profissionais liberais. Não há dúvidas de que comprar tudo o que precisa em um só lugar otimiza o tempo dos profissionais e os ajuda a focar naquilo que realmente importa para o seu sucesso.
Está com dificuldade para comprar suprimentos para sua empresa? Veja algumas dicas que podem melhorar sua gestão de compras e ainda reduzir seus custos!