• EPI
  • 2 de dezembro de 2020

One Stop Shop: o que é esse conceito e qual é o impacto em compras B2B?

Você já ouviu falar em One Stop Shop? O termo pode ser novidade em seu cotidiano, mas faz referência a uma tendência que promete simplificar a vida de empresas e profissionais liberais, como eletricistas, engenheiros e arquitetos.

A ideia surgiu nos Estados Unidos em 1920, mas só agora começou a ganhar espaço no mercado brasileiro. Por isso, é interessante se atualizar e conhecer um pouco desse conceito que fará parte do seu dia a dia nos próximos anos.

Quer saber do que estamos falando e como essa plataforma de compras pode ajudar você? Continue a leitura!

O que é One Stop Shop?

One Stop Shop, também chamado de One Stop Market, nada mais é que um ambiente, virtual ou físico, em que o consumidor pode fazer compras de diferentes itens em um só lugar.

Esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos e era representado pelas lojas de conveniência existentes nos postos de gasolina. Esses pequenos pontos de venda eram bastante completos e ofereciam diversos produtos, como remédios, açúcar, café e até tintura para cabelo.

Atualmente, a expressão é usada para descrever empresas, softwares, plataformas e sites de compras que ofereçam tudo o que as pessoas precisam em um só lugar. Com isso, o consumidor não perde tempo para encontrar itens diversos.

A ideia ainda está abstrata? Imagine um site em que você consiga comprar produtos diferentes e essenciais para o funcionamento da sua empresa, como lâmpadas, capacetes e cabos elétricos. Se você já viu algo assim, então conheceu um One Stop Shop.

Qual o impacto do One Stop Shop nas compras B2B?

O mercado B2B está em constante evolução e, assim como o B2C, precisa se adaptar para atender às exigências e necessidades do consumidor. Exatamente por isso, a venda de empresa para empresa tem tido boas experiências com o One Stop Shop. Afinal, gestores e profissionais liberais conseguem fazer suas compras com mais rapidez e eficiência.

Quer entender melhor os impactos desse tipo de negócio nesse segmento de mercado? Confira!

Maior poder de pesquisa

As pessoas responsáveis pela gestão de compras nas empresas sabem bem do desafio que é pesquisar e encontrar os suprimentos necessários. Porém, ao aderir a uma plataforma One Stop Shop, essa etapa se torna mais simples.

Na prática, a possibilidade de encontrar diversos itens em um só lugar é um grande benefício. A pesquisa é rápida e precisa, o que facilita a vida desses profissionais.

Facilidade de comparação

Em geral, uma plataforma One Stop Shop traz comentários e avaliações sobre os produtos e suprimentos que permitem ao profissional fazer comparações. Esse tipo de análise é importante para garantir o melhor produto pelo menor preço.

Vale lembrar que questões como a forma de pagamento e de frete também podem ser conferidas no mesmo ambiente. Isso otimiza o tempo de quem tem muitas outras obrigações a cumprir, não é mesmo?

Maior consumo dentro da plataforma

Como consequência de tanta facilidade, é comum que as empresas passem a comprar mais dentro dessas plataformas. Afinal, pode-se encontrar itens diversos, como papelaria, EPIs, materiais elétricos e produtos para pequenos reparos.

Menos tempo gasto com as compras

Já imaginou o tempo que um engenheiro ou eletricista pode perder ao precisar sair da obra sempre que algum produto estiver em falta? Certamente, isso prejudica o andamento dos trabalhos e reflete em seus rendimentos — já que muitos são remunerados por hora.

Por esse motivo, a redução do tempo necessário para repor os suprimentos é mais um impacto importante do One Stop Shop no mercado B2B.

Menos burocracia

Não há como deixar de mencionar que as empresas que decidem comprar em um One Stop Market reduzem a burocracia de gerenciar diversos pagamentos e lidar com tantos fornecedores.

Além disso, ao fechar um contrato único, os dados e informações ficam reunidos em um só lugar. Isso dá uma visão mais ampla e simplificada dos gastos da empresa, facilitando o controle orçamentário.

Qual a perspectiva de crescimento das plataformas One Stop Shop no Brasil?

Gostou da ideia de poder comprar tudo o que precisa em um só lugar? Então você precisa saber que essa é uma tendência para os próximos anos. Apesar de já ser bastante popular nos Estados Unidos, esse mercado ainda tem muito a crescer no Brasil.

Em pouco tempo, as empresas e profissionais liberais poderão pesquisar, comparar, conferir avaliações e formas de pagamento, combinar o frete e, finalmente, comprar dentro de plataformas intuitivas e completas.

Na prática, você terá um fornecedor integrador à sua disposição e poderá comprar itens variados, como:

  • materiais elétricos;
  • equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • itens de Datacenter
  • ferramentas;
  • itens para automação;
  • lâmpadas;
  • adesivos;
  • lubrificantes.

Enfim, aquela velha dificuldade para fazer compras, especialmente no que se refere a itens de manutenção, reparo e operação, está com os dias contados. Aliás, algumas grandes empresas no mercado varejista já estão investindo nesse modelo.

O Buscapé, por exemplo, já montou sua plataforma e oferece aos clientes inúmeros serviços e produtos, além dos itens de informática que já comercializa. A C&A também entendeu o potencial do modelo e começou a oferecer mais do que roupas para seus clientes. Agora, eles conseguem comprar cosméticos, smartphones e até relógios.

Porém, o grande destaque fica para o amadurecimento desse modelo de negócio voltado para o segmento B2B. Sem dúvidas, diante do avanço da Indústria 4.0, essa é uma demanda importante para todas as empresas, independentemente do porte ou área de atuação.

Podemos concluir que acompanhar as novas demandas e tendências do mercado é fundamental para o crescimento de uma empresa. Mas é preciso ir além e se adaptar a novos cenários.

O One Stop Shop é um exemplo de negócio que surgiu para simplificar a vida do consumidor e, claro, pode ser muito bem aproveitado por pessoas jurídicas e profissionais liberais. Não há dúvidas de que comprar tudo o que precisa em um só lugar otimiza o tempo dos profissionais e os ajuda a focar naquilo que realmente importa para o seu sucesso.

Está com dificuldade para comprar suprimentos para sua empresa? Veja algumas dicas que podem melhorar sua gestão de compras e ainda reduzir seus custos!

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