• EPI
  • 19 de julho de 2022

Óculos de proteção no trabalho: saiba por que você deve usar

Conheça os tipos de lentes, suas funcionalidades e os riscos envolvidos quando se negligencia esse equipamento

Os óculos de proteção para o trabalho são classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e asseguram o bem-estar ocular aos trabalhadores que atuam em áreas de risco. Eles são imprescindíveis quando o assunto é segurança.

Há muitos modelos disponíveis no mercado, feitos com diferentes materiais e com indicações distintas e, também, diferentes padrões de qualidade.

No Brasil, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 150 mil acidentes envolvendo a região dos olhos são registrados todos os anos. Por isso, é obrigação das empresas fornecerem os equipamentos de proteção individual para seus funcionários com a qualidade que suas atividades requerem. E é dever do colaborador usar os óculos de proteção sempre que estiver no ambiente de trabalho.

Mas você sabe qual a real função dos óculos de proteção e entende sua importância? Conhece os fundamentos para reconhecer um produto de qualidade e assertivo para a sua necessidade?

Neste artigo, vamos falar um pouco dos acidentes que podem ocorrer na região ocular, como adquirir produtos que realmente protegem e oferecem conforto ao trabalhador e apresentar as últimas novidades disponíveis no mercado.

É conteúdo de qualidade, preparado por quem entende do assunto. Siga a leitura porque vale muito a pena!

Para que servem os óculos de proteção no trabalho?

Proteger os olhos, em atividades profissionais que envolvem riscos e possíveis danos é um assunto sério, que merece a atenção e o investimento das empresas. E os óculos de segurança são desenvolvidos especialmente com o foco de proteger a região ocular dos trabalhadores contra contaminações, partículas de materiais no ar – como poeira, cimento, resíduos químicos, precipitação de metais, entre outras -; raios UVA, UVB e UVC; irradiação por outros tipos de luz, quedas ou salto de objetos, entre outros riscos.

Eles previnem acidentes simples e graves, evitam doenças ocupacionais e lesões de médio e longo prazos, além da perda de visão parcial ou total. No caso de algumas áreas de atuação específicas como construção civil, laboratórios bioquímicos, marcenarias e indústria metalúrgica e automotiva, além de outros segmentos profissionais, o uso é, inclusive, obrigatório.

 

Como funcionam as lentes de proteção?

São muitos os tipos de lentes de óculos de segurança, mas são 3 as categorias principais. Falamos das produzidas em vidro, policarbonato e plástico. A escolha do material adequado passa por uma análise cuidadosa das características presentes na atividade do trabalhador e, logicamente, pela qualidade oferecida pelos fabricantes.

Vamos saber um pouco mais sobre esses tipos principais?

 

Óculos de proteção com lentes de vidro

São bastante resistentes e não arranham com facilidade. São usados para manuseio de produtos químicos agressivos e atividades que exigem visão aguçada.

Contraindicados em atividades com possibilidades de choques por partículas volantes, pelo risco de quebra. Por serem de um material mais pesado, podem gerar um certo desconforto.

 

Óculos de proteção com lentes de policarbonato

Nesse caso, falamos de lentes personalizáveis, leves e mais resistentes contra impactos. Não embaçam tanto quanto as de vidro, exceto em uso por longo período ou em ambientes hostis, quando não são fabricadas com tal propósito.

São frequentemente usadas na indústria em geral, mas exigem fabricação com um tipo de plástico à prova de quebras para proteger os olhos de faíscas e detritos. Também costumam ser os modelos com melhores armações: mais duráveis e robustas.

 

Óculos de proteção com lentes de plástico

As lentes feitas com plástico enrijecido são muito utilizadas para proteger contra respingos de solda e para manuseio de produtos químicos leves.

Não são resistentes a arranhões e por isso sua vida útil pode ser reduzida. Sua grande vantagem é não embaçar em uso constante. O preço é outro fator atrativo. Trata-se dos modelos mais baratos do mercado.

Além disso, é sempre importante lembrar que: para atividades de solda, é necessária a utilização dos óculos em conjunto com viseiras especiais. Ou seja, nesse caso, esses acessórios passam a ser uma proteção secundária, porém, obrigatória pela regulamentação brasileira.

 

Passe longe dos riscos

Usar óculos de proteção no trabalho adequadamente assegura uma boa jornada laboral, reduzindo riscos e dores de cabeça para o colaborador e a empresa.

Falamos de um EPI que previne danos e acidentes em diferentes níveis e áreas. Confira:

  • Biológicos: riscos relacionados a resíduos ou fluidos contaminantes, principalmente em atividades da área farmoquímica, médica e da saúde.
  • Químicos: possíveis problemas oculares decorrentes dos vapores, gases e partículas corrosivas, sobretudo em atividades farmacêuticas, laboratoriais e da indústria química em geral.
  • Físicos: perigos de possível queda ou movimento brusco de partículas que podem atingir os olhos, principalmente em atividades como indústria automotiva, construção civil, indústria metalúrgica e marcenaria.

Os fatores de blindagem garantidos pelos óculos de proteção são o que tornam seu uso obrigatório em determinadas atividades laborais. Afinal, cada exercício profissional envolve exigências diferenciadas para a área dos olhos e, em alguns casos, o risco é aumentado. É o que faz do uso do equipamento o principal caminho para prevenir acidentes e amenizar os efeitos de contato prolongado com agentes nocivos como radiação, gases tóxicos, poeira excessiva e temperaturas elevadas.

Além disso, é fundamental lembrar que a escolha do modelo correto para cada função é tão importante quanto o próprio uso dos óculos de proteção. Eles possuem diferentes tipos de fixação, podem ser fabricados com grau e com fotossensibilidade — sim, pouca gente sabe disso -, além de ter resistência e transparência distintas.

O uso correto dos EPIs previne traumas, arranhões, queimaduras químicas, além de fadiga visual, conjuntivite e olhos secos. Trata-se de um cuidado fundamental para pessoas cuja atuação profissional torna a área ocular sujeita a queimaduras, contusões e traumas localizados (deslocamento de retina, rouxidão e sangramento), perfuração ou abrasão da córnea e presença de corpos estranhos nos olhos.

 

Importância de manter os olhos protegidos

Portanto, preocupar-se com a proteção dos olhos é oferecer segurança aos trabalhadores. Essa cultura é fundamental é precisa ser desenvolvida como vínculo de confiança entre empresa e colaboradores, garantindo que todos desempenhem suas funções com mais tranquilidade.

Fabricar EPIs com os excelentes padrões de segurança e tecnologias inovadoras é a especialidade da 3M, que tem em seus objetivos conforto e qualidade. E quem conhece a marca sabe que são produtos com tecnologia líder para combinar segurança e bem-estar ao usuário. São óculos leves, anatômicos e exclusivos.

As linhas de óculos de segurança série 100 e série 500, com a assinatura 3M são baseadas em parâmetros de inovação e qualidade adequados à atividade da sua empresa. O foco é proteger trabalhadores cujas funções requerem proteção especial para seus olhos.

E isso sem renunciar ao design contemporâneo e do conforto proporcionado pelas hastes flexíveis e ajustáveis, com tecnologia panteada 3M™ SecureFit™, para uma jornada de trabalho sem incômodos. Outros pontos fortes são a proteção total UV e as tecnologias antiembaciamento e antiriscos.

Está interessado em contar com os diferenciais dos óculos de proteção no trabalho 3M aí na sua empresa? Converse com a Nortel. Aqui você encontra as melhores opções de EPIs do mercado, com total credibilidade e o melhor atendimento.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter