• Indústria
  • 1 de novembro de 2022

O papel Inteligência Artificial na Indústria 4.0

Em meio a inúmeras transformações, conheça o papel de um dos pilares da Quarta Revolução Industrial

A Inteligência Artificial (IA) é um conceito já bem difundido quando se pensa em Indústria 4.0, considerando a presença das tecnologias para automação e comunicação de dados em todos os processos industriais.

A Inteligência Artificial ajuda a aperfeiçoar as rotinas produtivas e a garantir o máximo de lucratividade, a um custo mínimo possível. Mas os benefícios não param por aí.

Vamos saber mais sobre a relação da IA com a indústria, como ela é aplicada e como é capaz de beneficiar e otimizar as empresas.

Indústria 4.0 e Inteligência Artificial

A indústria 4.0 é o resultado de um processo de evolução iniciado no final do século XVIII, sendo uma espécie de ápice do desenvolvimento de sistemas e máquinas do século XXI.

A inteligência artificial facilita boa parte das mudanças inovadoras que permitiram o surgimento da indústria 4.0. Graças a ela, tecnologias potentes como Machine Learning, Big Data e Deep Learning estão sendo utilizadas pelos mais diversos tipos de fábricas, otimizando os processos produtivos.

A transformação digital — da qual a IA faz parte —, converteu processos antes manuais para automatizados, a maior parte em ambiente virtual, trazendo praticidade e rapidez para a indústria.

Essa revolução é sentida em inúmeras situações — desde as situações mais simples do cotidiano, como usar seu smartphone para se comunicar, até atividades organizacionais complexas que antes eram bastante demoradas, sujeitas a erros de diversas naturezas. Por isso, a transformação digital é vinculada à indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, onde a inteligência artificial é pilar fundamental para a automatização, a flexibilização e a modernização nas novas gestões das fábricas.

Benefícios da IA para a Indústria

É difícil mensurar a relevância da inteligência artificial para a indústria. Trazendo alguns dos seus principais benefícios, será possível compreender parte dessa importância.

O uso da IA impacta diretamente na análise mais precisa e rápida dos dados, possibilitando a criação de ferramentas de automatização de processos e, consequentemente, resultando em inúmeras melhorias para o chão da fábrica e para a administração.

Vamos aprofundar um pouco mais sobre esses benefícios:

Ambientes de trabalho mais seguros

A indústria já usa recursos como o reconhecimento digital, facial ou por voz, entre outras ferramentas que contribuem para a segurança da empresa, e outros aparatos tecnológicos que evitam o vazamento de informações, garantindo que a empresa receba dados relevantes com o objetivo de mantê-la competitiva.

Coletar e tratar dados referentes aos setores de um negócio permite uma avaliação mais precisa do estado de cada departamento da empresa. Com o uso da IA, é possível identificar potenciais problemas antes que gerem prejuízos e agir de maneira preventiva no desempenho organizacional global e setorizado.

Dessa forma, a avaliação de riscos por parte dos investidores ganha elementos importantes para fechamento e continuidade de negócios.

Essas são apenas algumas das aplicações na indústria 4.0 relacionadas ao uso da inteligência artificial, que tem usabilidade ampla.

Máquinas podem suportar condições extremas que um ser humano não aguentaria sem sair no mínimo com lesões. Isso cria possibilidades de fabricação dentro de ambientes hostis, por exemplo. Além disso, câmeras de resfriamento, gestão de materiais explosivos e processos químicos passam a ser desenvolvidos de forma automatizada, livre de riscos para os colaboradores.

E mais: até onde permanece necessária a intervenção humana especializada, o processo é facilitado pela IA. Bons exemplos são os alertas de segurança e os relatórios de desempenho, que apontam a necessidade de manutenção e reparos, oferecendo opções mais baratas, eficientes, rápidas e seguras para a gestão.

Redução de custos

Ao adotar a automação, as empresas aumentam a produtividade e reduzem a necessidade de trabalho humano, deixando os colaboradores livres para atividades mais especializadas, que demandem os talentos e a cognição de seu cargo.

Eis um dos principais benefícios da inteligência artificial aplicada na indústria: melhoria da lucratividade com redução dos custos. Isso acontece graças à aceleração de etapas, diminuição da incidência de erros e à segurança em todo o processo.

Um bom exemplo é o chatbot, um software de atendimento ao cliente que antecipa as necessidades dos consumidores que serão atendidos por meio de perguntas e respostas básicas. A inteligência artificial, nesse caso, diminui o acúmulo de tarefas e o tempo de cada atendimento especializado de forma simples e econômica. Os chatbots são capazes ainda de resolver alguns problemas dos clientes, sem a necessidade de contato direto com atendentes.

As empresas, portanto, ganham com o maior desempenho dos colaboradores, com o engajamento das equipes, com a melhoria da imagem no mercado e com a satisfação do público em resolver melhor problemas cotidianos.

Aumento da produtividade

Dentro da indústria 4.0, toda otimização é fundamental para o maior retorno financeiro e para a criação de uma mentalidade organizacional consolidada. Processos automáticos trazem rapidez e eficiência, resultando em qualidade, maior produção e menor prejuízo.

Assim, tomar atitudes que vão ao encontro do crescimento sustentável das empresas é muito mais fácil.

Essas razões demonstram na prática a importância da inteligência artificial na indústria 4.0. Envolve desenvolvimento tecnológico, resultados expressivos, negócios mais amplos e variados, diversidade de portes e propostas, sinergia e colaboração mais assertiva entre parceiros e fornecedores, além de outras importantes mudanças que impactam em todo o ecossistema econômico e social.

Saiba mais sobre a Nortel e as possibilidades de conexão relacionadas à Indústria 4.0. Aproveite e siga-nos nas redes sociais para acompanhar em primeira mão as novidades sobre o tema.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter