fbpx

O controle da produção industrial e a IoT

Como a Internet das Coisas (IoT) é capaz de controlar a produção industrial de forma a otimizar e trazer eficiência aos processos produtivos.

IIoT na indústria
23/08/2022

O controle da produção industrial e a IoT

Entenda as aplicações e os benefícios da IoT nos mais diversos tipos de indústria

A Internet das Coisas (IoT) já é um termo familiar entre os profissionais de TI e da automação industrial. Isso faz com que o conceito desperte interesse, principalmente porque promete ser uma solução produtiva de grande impacto para tarefas em diferentes ramos de empresas.

De fato, é inegável que a IoT no controle da produção industrial traz inúmeros benefícios, todos na direção de otimizar e simplificar os processos. Vamos entender melhor como aplicá-lo na indústria e como ele atua através do OEE (Overall Equipment Effectiveness).

 

O que é IoT e como ele pode ser aplicado no meio industrial?

Internet das Coisas — ou Internet of Things (IoT) — é o nome dado à conexão de dispositivos que podem trocar informações através da internet. Em conceito simplificado, trata-se de uma tecnologia composta por uma rede de objetos físicos, que podem ser veículos, eletrodomésticos, máquinas, prédios etc, que possuem sensores capazes de se conectar à rede mundial de computadores. Dessa forma, a IoT coleta e transmite dados, facilitando a realização de tarefas de todas as complexidades.

De acordo com a ideia que temos da internet, a IoT também pode ser definida como uma grande rede de pessoas e dispositivos interligados, que permite ações como:

  • Coleta de dados e relatórios sobre o funcionamento de máquinas e equipamentos.
  • Análise automática sobre essas informações.
  • Criação de uma solução ou alternativa que otimize processos ou tarefas.

Dentro da perspectiva exclusivamente industrial, a IoT comumente ganha um “i” a mais e passa a se chamar Industrial Internet of Things (IIoT). Isso para designar um cenário que une máquinas inteligentes e análise avançada de dados, a fim de desenvolver soluções mais eficientes e rápidas, além de monitorar, coletar, mudar e entregar informações importantes para as decisões assertivas de gestão.

Máquinas inteligentes que desempenham papel hoje fundamental no setor industrial: é disso que trata a IoT ou IIoT.

 

Principais vantagens da IoT na indústria

A IoT vai muito além de otimizar equipamentos. Por meio dela, é possível que máquinas dos mais diversos portes e funções funcionem em consonância, trazendo agilidade, praticidade e, consequentemente, agregando valor ao processo industrial.

Com a IoT, adquirir equipamentos de ponta deixa de ser a única solução para quem quer aumentar a produtividade na indústria. Com o uso de sensores capazes de monitorar todos os ciclos e etapas de produção ao mesmo tempo, os gestores terão nas mãos dados preciosos que permitem tomada de decisões imediatas e mudanças de rota no chão da fábrica, com velocidade e precisão, sem prejudicar a vida útil dos aparelhos e garantindo qualidade laboral para os colaboradores. Tudo isso de forma centralizada e em tempo real, ao alcance de um aplicativo para smartphone.

Com essa forma inteligente de controlar a produção industrial, as principais vantagens do uso da IoT são, portanto:

Aprimoramento de diagnósticos

A IoT aprimora diagnósticos. Ou seja, por meio de sensores embutidos nas máquinas, a detecção e a análise de fatores internos e externos da produção fica mais fluida, simplificada e unificada, permitindo a elaboração de análises completas e acuradas do processo.

Controle da produção industrial

A IoT traz maior controle de máquinas e equipamentos, algo imprescindível em uma fábrica inteligente. Os sensores de automação industrial comunicam seus status em tempo real para um servidor central, trazendo elementos com visibilidade para tomadas de decisões inteligentes globais e, também, nos processos industriais específicos.

Sintonia com as demandas do mercado

Ao combinar dados coletados e analisá-los de forma precisa, o planejamento é mais assertivo graças à IoT. Indústrias que utilizam a Internet das Coisas de forma adequada se libertam da dependência direta da demanda dos produtos e não trabalham mais com expectativas, mas com informações de qualidade em modelos de produção sincronizados com o que há de mais atual no mercado.

 

Controle industrial eficiente através do OEE

As empresas sabem que a competitividade do mercado tende a crescer e quanto mais dados e informações os gestores tiverem em mãos para o planejamento e condução da indústria, mais inteligentes serão as decisões e o consequente posicionamento da empresa no setor em que atua.

Portanto, um controle eficiente das informações, a partir do uso da IoT, é capaz de viabilizar o gerenciamento completo da indústria em todas as etapas de produtividade.

Um dos indicadores mais importantes da IoT no controle industrial é o Overall Equipment Effectiveness (OEE), que possibilita a gestão global e completa da sua empresa, seja qual for a sua natureza de atuação.

O OEE é uma metodologia criada para ajudar a reunir e disponibilizar todas as informações necessárias, de acordo com os dados coletados na cadeia produtiva da indústria, reduzindo custos, aumentando a produtividade e diminuindo erros. Com o auxílio dessa metodologia, é possível detectar as três principais ineficiências produtivas:

  • Disponibilidade.
  • Performance.
  • Qualidade.

Lembrando que o OEE mensura a eficiência geral das máquinas e equipamentos, além do comportamento, qualidade e disponibilidade do sistema industrial, é mais uma ferramenta disponível graças à IoT. Cada ponto percentual que é reduzido no OEE gera um resultado direto de 3 a 7% na lucratividade da empresa.

A Nortel trabalha com as soluções mais modernas do mercado para que a sua indústria tenha assertividade e competitividade, implementando ações de combate às ineficiências possivelmente detectadas, entregando resultados de acordo com as necessidades de cada cliente.

Aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar as novidades em primeira mão.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!