• Indústria
  • 15 de setembro de 2022

Indústria 4.0 na agroindústria: inovação e mais produtividade

Os conceitos da Indústria 4.0 têm potencial transformador em um dos setores que movimenta o PIB brasileiro: a agroindústria. Confira os principais benefícios dessa conexão.

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas direta ou indiretamente ligadas com a agricultura e a pecuária. Ou seja, é na agroindústria que os produtos primários são transformados em subprodutos para que sejam direcionados ao consumidor final.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agroindústria corresponde a cerca de 5,9% do PIB brasileiro. Portanto, nota-se uma grande relevância do setor no crescimento da economia do país.

Consequentemente, com tamanha importância no cenário nacional, as atenções se voltam para a expectativa de que o setor invista em inovação e otimize suas produções, gerando resultados com nível avançado de qualidade.

Para que isso seja possível, diversas estratégias de novos negócios são estudadas constantemente e aplicadas com o objetivo de impulsionar o mercado. Uma delas está diretamente relacionada com a Indústria 4.0.

A Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, é resultado de uma série de processos de digitalização das atividades realizadas no setor industrial, como a integração de dados, utilização de tecnologias IoT (Internet das Coisas), implementação da robótica, uso de softwares avançados, entre outros.

Quer saber qual a relação da Indústria 4.0 com a agroindústria? Confira no artigo abaixo.

Indústria 4.0 e a agroindústria: qual é a relação?

As atividades relacionadas à agricultura no Brasil são vistas em lugares de grande importância em todo o país. Por isso, o setor da agroindústria está sempre rodeado de novas tendências.

Equipamentos modernos e robustos, maquinário adequado para cada tipo de produto, grande frota de veículos agrícolas, entre outros mecanismos de produção, são fundamentais para o funcionamento das empresas que atuam no ramo.

Entretanto, os resultados do avanço da Indústria 4.0 no setor da agroindústria, com o uso de aparelhos que fazem a conexão máquina e homem nos processos e atividades tornam-se mais perceptíveis.

A Indústria 4.0 está diretamente ligada com a produção inteligente e a tendência é de que essa seja uma prática comum, com a implementação dos conceitos dessas novas tecnologias na agroindústria.

Tecnologias relacionadas à IoT, que permitem a comunicação de máquinas, sensores e outros equipamentos por meio da internet, fazem parte desse movimento de digitalização de processos.

Além dessa, outras tecnologias que se destacam são o aprendizado de máquina (capacidade de automação de equipamentos por meio de dados coletados), o Big Data (coleta e análise de uma quantidade expressiva de dados e informações) e soluções de Cloud e Edge Computing (processamento e armazenamento em nuvem das informações extraídas).

Entre alguns dos equipamentos capazes de fazer essa transformação do setor antes convencional para uma área dominada pela tecnologia e conectividade, podemos citar o uso de drones, tratores autônomos, sensores, maquinário inteligente, entre outros.

Para explicar na prática essa ligação entre agroindústria e Indústria 4.0, podemos utilizar o exemplo dos tratores autônomos. Com base nos dados captados pelo monitoramento e mapeamento de informações, os veículos funcionam independente do horário ou da dificuldade de acesso ao local, realizando tarefas sem a presença de um motorista acompanhando a execução.

 

Os impactos da Indústria 4.0 no setor

A utilização dos mecanismos da Indústria 4.0 no setor da agroindústria direciona cada vez mais as soluções para um meio conectado, criando um cenário de tecnologia e otimização de processos. Com base nos históricos, dados e informações coletadas pelos equipamentos inteligentes, os gestores podem traçar estratégias para otimizar atividades futuras.

No cenário geral da agricultura, podemos imaginar a safra de um determinado produto em uma temporada. As máquinas utilizadas para fazer a colheita e tratar o campo são capazes de detectar, por meio de sensores, os dados referentes ao aproveitamento da área por onde passou. Com essas informações em mãos, o agricultor pode entender o que deve ser feito na próxima safra para que o cultivo seja ainda mais produtivo.

Já na agroindústria, o processo é semelhante, porém direcionado para as atividades específicas do setor. Da mesma forma que dados são coletados durante a safra, eles são coletados durante os processos de produção dos subprodutos.

Além disso, quando automatizados, os processos podem ser adequados para que cada tipo de produto atenda às necessidades do cliente para qual é direcionado, com processamentos personalizados e automatizados.

 

Os benefícios da Indústria 4.0 na agroindústria

Percebe-se que a conexão da Indústria 4.0 deve trazer insights positivos no contexto da agroindústria. Os benefícios dessa convergência são perceptíveis e fazem parte do processo de transformação digital do setor. Confira os principais:

Operações em tempo real

O uso das tecnologias da IoT, Edge Computing e Big Data permite que as operações sejam realizadas, analisadas e processadas em tempo real, garantindo um alto nível de produtividade e otimização de tarefas.

 

Tempo de percepção

Graças ao uso dos sensores e softwares, combinado às facilidades das operações em tempo real, os gestores podem ter acesso imediato às informações geradas no momento da execução de determinadas tarefas, garantindo um nível de qualidade padronizado durante as atividades.

Segurança dos dados

Por ocuparem um espaço importante na economia nacional, as empresas da agroindústria contêm em seus sistemas informações importantes que precisam ser protegidas para evitar invasões. Quando falamos no armazenamento de informações na nuvem que a Indústria 4.0 propõe, falamos também de um nível avançado de segurança.

 

Maquinário inteligente

Com a utilização de um maquinário inteligente, os gestores podem direcionar os esforços humanos para outros tipos de atividade, otimizando assim sua equipe. A inteligência artificial, que faz parte do sistema de uma agroindústria que trabalha com a Indústria 4.0, faz com que o maquinário receba ordens e execute as atividades sem a interferência humana, com decisões tomadas pelo próprio sistema.

 

Outros benefícios estão relacionados ao padrão de qualidade do manuseio e produção dos insumos, controle eficiente das operações de transporte e logística, redução de custos e otimização de processos. Enfim, esse é o caminho para tornar o setor ainda mais rentável e dinâmico.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter