fbpx

8 principais indicadores de desempenho na indústria para acompanhar

indicadores de desempenho na indústria
14/03/2022

8 principais indicadores de desempenho na indústria para acompanhar

Os indicadores de desempenho na indústria são ferramentas essenciais usadas para analisar os processos e acompanhar a performance das operações, de modo a estabelecer futuras estratégias mais eficientes.

Dessa forma, é possível obter dados valiosos, que vão ajudar a mensurar a qualidade e produtividade, além de facilitar a identificação de informações importantes relacionadas a ineficiências, gargalos e desperdícios. Por isso, é fundamental determinar quais indicadores são essenciais para o seu negócio.

Para entender mais sobre esse assunto, trouxemos 8 principais indicadores de desempenho que você precisa acompanhar, a fim de compreender o real cenário interno da empresa e tornar as operações mais eficientes. Confira!

1. Número de produtos produzidos

Esse é um indicador usado para mensurar a quantidade de itens fabricados em um período determinado. Diante disso, essa métrica pode ser empregada de uma maneira mais restrita, como avaliar um turno específico, descobrir a produtividade de um setor ou da equipe.

2. Tempo de inatividade

Outro indicador relacionado com os processos industriais é o Tempo de inatividade. Este indica quanto tempo os funcionários e os equipamentos ficaram inativos em um determinado período. Desse modo, é possível constatar se o índice de falhas é recorrente e afetam o processo industrial, gerando impacto no lucro.

3. Tempo Médio Entre Falhas (MTBF)

O termo Mean Time Between Failures (MTBF) ou Tempo Médio entre Falhas, é um indicador utilizado para medir a periodicidade em que o maquinário está desgastado e precisa passar por manutenção. Dessa forma, é mensurado o total de tempo e falhas, sendo que quanto maior for o MTBF, melhor será a performance da empresa.

4. On Time In Full – OTIF

Entre os indicadores de desempenho na indústria, está o OTIF que se refere à eficiência na entrega dos produtos. A eficiência de uma produção industrial precisa ter a capacidade de entregar as mercadorias completas (In Full) previamente dentro do período estabelecido (On Time). Para monitorar essas remessas e obter a satisfação do cliente é feito um cálculo, onde o percentual de entregas In Full é multiplicado pelo percentual de entrega On Time.

5. Produtividade Homem / Hora

Buscas medir quanto cada funcionário é capaz de efetuar suas atividades por hora trabalhada. Esse indicador é utilizado para acompanhar individualmente a produtividade tanto das tarefas administrativas quanto dos processos operacionais, além de servir para comparar os resultados entre turnos e máquinas. Para realizar o cálculo é simples, basta dividir o total dos itens produzidos pelo de horas trabalhadas.

6. Tempo Médio para Reparo – MTTR

Tempo Médio para Reparo ou Mean Time To Repair, é um indicador utilizado para calcular o período gasto que leva para corrigir uma falha e voltar à produção ao normal. Assim, há o monitoramento do tempo de resposta dos equipamentos e da equipe, realizando o cálculo onde se divide o total do tempo da correção pelo de falhas reparadas.

7. Nível de utilização da capacidade instalada

Entre os principais indicadores de desempenho, também está o Nível de utilização da capacidade instalada, que mostra se uso das instalações e os maquinários estão ociosos ou plenos. Para entender melhor, imagine uma linha de produção com capacidade para fabricar 5 mil itens por mês. Mas, com as vendas oscilando, a empresa está produzindo 3 mil, o que indica ociosidade. Assim, o indicador mensura se a empresa está tendo lucros ou não conforme as suas capacidades.

8. Eficiência Global dos Equipamentos – OEE

O OEE (Overall Equipment Effectiveness) mensura a eficiência geral de máquinas e equipamentos, além do comportamento, qualidade e disponibilidade do sistema. Dessa forma, os fatores analisados são: a produtividade das máquinas, qualidade dos equipamentos e disponibilidade dedicados à produção. Para obter esse resultado do OEE, multiplica-se o percentual de cada um desses fatores.

O que são e para que servem os indicadores de desempenho na indústria?

Os indicadores de desempenho na indústria são ferramentas de gestão que envolve taxas, percentuais, índices, utilizados para avaliar quantitativamente e qualitativa, as ações e resultados de processos, de forma a identificar e direcionar os pontos de melhoria.

Assim, por meio dos indicadores é possível saber se o desempenho esta conforme o esperado, como otimização de tarefas, metas alcançadas, níveis de qualidade, recursos eficazes, entre outros.

Por que é essencial acompanhá-los de perto?

Para melhorar o processo de tomada de decisões, garantir a melhoria continua, manter a qualidade final das entregas e com redução de custos, é fundamental fazer o uso de indicadores de desempenho. Mas, para obter uma maior segurança e assertividade dos dados deve-se acompanhar essa ferramenta de gestão, uma vez que ela permite realizar um monitoramento mais eficaz de todos os processos internos.

Por intermédio dos indicadores é possível identificar o nível de aproveitamento dos recursos e quantificar o desempenho, mapeando os pontos fortes e fracos no gerenciamento do setor e na operação da produção, como também entender a produtividade de cada máquina, colaborador e equipe.

Por isso, efetuar esse acompanhamento constante é essencial para que a organização possa assegurar de que o desempenho avaliado está dentro do esperado, além de permitir que desvios e falhas sejam corrigidos antes que se tornem um problema maior e de difícil resolução.

Como acompanhar esses indicadores de forma mais eficiente e assertiva?

Um bom indicador de desempenho produz dados constantes, permitindo que a indústria possa realizar a tomada de decisão de forma mais eficaz e assertiva. Dessa forma, o uso das soluções tecnológicas tornam-se grandes aliadas durante o acompanhamento dessa ferramenta, pois ela permite um melhor controle sobre os processos.

Mas, para isso, é fundamental adotar um bom sistema de tecnologia, que auxilia no monitoramento e estruturação de todos os processos, envolvendo desde os setores administrativos até a produção. Nesse caso, vale a pena contar com as soluções da Nortel, uma empresa que atende as necessidades dos seus clientes com rapidez e eficiência, com o objetivo de ajudá-los a otimizar os processos.

Desse modo, os gestores podem ter uma visão mais facilitada e completa dos indicadores de desempenho na indústria, a fim de se embasar em melhores estratégicas para tomada de decisões.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber como melhorar ainda mais o processo produtivo da sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça os diferenciais que temos para oferecer!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!