• Indústria
  • 2 de março de 2022

Qual a importância da gestão energética industrial para o êxito dos processos?

Um das formas mais efetivas de redução do consumo de energia e os custos de energia estão ligados a uma boa gestão de energia. Os custos de energia afetam seus resultados financeiros e o gerenciamento de energia, pois um recurso estratégico requer uma gestão ativa.

Normalmente, as empresas e fábricas que empregam soluções de gestão energética industrial acabam obtendo economias muito maiores do que as que atuam sem esses sistemas. É de suma importância analisar todas as operações da indústria e otimizá-las para economia de energia. Essa economia gerada pelo uso de sistemas de gestão energética impacta de forma direta na produtividade e nos resultados financeiros.

Neste post, falaremos sobre a importância da gestão energética para o êxito de uma indústria, com suas principais vantagens. Acompanhe!

Reduzir o impacto ambiental

Uma das maiores vantagens de uma boa gestão energética industrial é reduzir o impacto ambiental. Ela é capaz de minimizar de forma significativa os impactos causados ao meio ambiente. Um ótimo exemplo é um motor industrial, que apresenta um elevado nível de eliminação de resíduos degradantes.

É recomendado que ele seja melhor aproveitado, por meio de estudos e também de análises de desempenho, possibilitando uma menor degradação à atmosfera. Além disso, vem aumentando a cada ano a procura das indústrias por ações de cunho sustentável.

O fato é que já é uma realidade de várias indústrias em todo mundo o conceito ESG, que refere-se a ações direcionadas com o objetivo de construir novos negócios com critérios sustentáveis e não somente o lucro.

O que sua indústria ganha com isso? A construção positiva de sua marca. Inclusive, por meio do mercado livre de energia, ela consegue consumir eletricidade oriunda de fontes renováveis, como energia hidráulica e solar.

Redução do consumo energético

Uma gestão energética industrial eficaz não somente evita desperdícios operacionais, mas também viabiliza o melhor uso nos setores da fábrica. Algo bastante eficiente para combater o desperdício de energia é uma análise de processos mais elaborada, juntamente com as atividades práticas da rotina diária da empresa.

Melhor produtividade e vantagem competitiva

Colaboradores em indústrias que levam a sério a eficiência energética são, normalmente, mais produtivos. Além disso, a forma como uma organização trata a questão da responsabilidade socioambiental não tem impacto apenas no exterior, mas também na comunidade na qual está inserida; isto é, os funcionários terão mais orgulho de participar dessa organização.

O fato é que quanto maior a satisfação dos trabalhadores, maior a produtividade e melhor ambiente de trabalho. Inclusive, contribuir para questões socialmente relevantes aumenta o sentimento de pertencimento e lealdade dos funcionários.

Reduzir o consumo de energia por meio da otimização de processos e planejamento de carga eficiente não só melhora a produtividade dos processos industriais em geral, mas também permite que as empresas alcancem seus concorrentes, por meio da melhoria contínua dos processos.

Aumento da eficiência energética

A utilização eficiente de energia elétrica é outro benefício que sua indústria terá com uma boa gestão energética industrial. Esse processo tem começo ao se identificar a demanda contratada, que nada mais é que um estudo com objetivo de analisar qual é a carga (kW) necessária, para que ocorra o funcionamento perfeito das operações.

Inclusive, ao realizar estudos e análises, é possível identificar equipamentos e processos, que possam ser prejudiciais com relação a consumo e desempenho energético. A análise de cargas de energia ativa e reativa dentro de uma indústria é um bom exemplo que, se forem mal utilizadas, poderá viabilizar grandes danos à empresa e em sua redondeza.

O fato é que o uso eficiente de energia elétrica também pode conferir mais segurança aos trabalhadores, que operam equipamentos e máquinas industriais.

Assegura uma produção sustentável

Uma grande realidade é que o mundo nunca teve preocupação com relação a sustentabilidade como nos dias atuais. Em geral, a indústria deve sempre fazer sua parte, e a eficiência energética é a chave para uma produção mais sustentável e uma manufatura limpa.

Inclusive, é sabido que quando há uma menor demanda por eletricidade na indústria, isso leva a uma redução de queima dos combustíveis fósseis. O que ocorre é que diversas indústrias dependem do gás natural e do carvão mineral, apesar de grande parte da energia no Brasil ser gerada por hidrelétricas.

Adoção de atitudes preventivas no gerenciamento de riscos

Algumas práticas inadequadas de gestão energética, como deixar computadores e outros equipamentos ligados durante a noite, ou simplesmente não investir na manutenção de equipamentos de energia, podem levar a acidentes pessoais, riscos técnicos e danos aos níveis de produtividade.

Investir em gestão energética industrial significa prevenir o aparecimento de todos esses inconvenientes e, por sua vez, é importante realizar a manutenção de aparelhos, máquinas e equipamentos que a fábrica possui, estendendo seu tempo de uso.

Redução de despesas

Ao otimizar a gestão energética, é possível economizar dinheiro para sua indústria. Antes, muitas empresas viam a energia como um custo incontrolável. No entanto, mais empresas estão começando a entender que o uso dela é controlável e a quantidade de energia que sua fábrica consome pode ter um impacto financeiro direto positivo ou negativo nos negócios.

Por meio de uma implementação planejada e sistemática de sistemas de gestão energética, os gestores conseguem criar planos de corte de custos em até um terço de suas despesas gerais atuais.

Aumento da credibilidade

Outra grande vantagem, além de benefícios financeiros, é aumentar a credibilidade da indústria. Uma grande realidade é que o mundo está se tornando mais ambientalmente consciente e a eficiência energética pode melhorar a reputação de sua fábrica o que, por sua vez, pode otimizar o desempenho de seus negócios. Inclusive, uma boa estratégia de gestão energética tem o poder de melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores.

O que ocorre é que a utilização de sistemas de gestão energética resultará na diminuição do consumo de energia e, portanto, em processos mais ecológicos. E, cliente e fornecedores reconhecem a otimização desses processos, uma vez que reflete na qualidade da gestão e de toda produção.

Como vimos, são muitas as vantagens de uma boa gestão energética industrial. O fato é que usar menos energia pode reduzir os custos de energia de sua empresa, mas uma estratégia de gestão energética eficaz também pode melhorar a reputação de sua marca, potencializar a segurança na indústria, melhorar a produtividade dos funcionários e ajudar o planeta.

Nosso post foi útil para você? Então, aproveite para ler mais um conteúdo e descobrir como alcançar a eficiência energética nas indústrias!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter