• Indústria
  • 10 de janeiro de 2022

Qual a importância da gestão de processos industriais? Entenda

Independentemente do porte e do segmento, toda empresa precisa realizar suas atividades com o máximo de eficiência e qualidade. Para isso, é importante manter uma boa gestão de processos industriais a fim de evitar erros nas etapas de operação.

Dessa forma, com uma melhor organização, é possível otimizar as atividades, bem como favorecer os métodos de análise, controle e monitoramento dos sistemas de produção. Isso contribui para o desempenho dos processos, além de manter a empresa atualizada, elevando o nível de qualidade e garantindo a sua competitividade no mercado.

Dada a importância desse assunto, preparamos este artigo para que de fato você saiba o que é gestão de processos e como identificar se esse sistema está sendo eficiente em sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é a gestão de processos industriais?

É a área destinada à supervisão e ao planejamento que visa utilizar métodos para automatizar e otimizar as etapas de fabricação dentro da economia produtiva, atuando com projetos de infraestrutura, controle de qualidade e logística.

Dessa forma, o principal objetivo é buscar maneiras cada vez mais eficientes para melhorar os resultados financeiros, reduzindo os custos e aumentando a competitividade das indústrias.

Para isso, cabe ao gestor garantir a eficiência dos trabalhos, gerenciando todas as etapas de produção, incluindo a triagem das matérias-primas até a distribuição. Assim, além de supervisionar os operários, também precisa cuidar de toda a movimentação do produto.

Qual é a importância?

Para que os resultados na indústria sejam satisfatórios e efetivos, a gestão de processos industriais é fundamental. Isso porque, por meio desse procedimento, a instituição se torna segura na realização das atividades, além de garantir a qualidade de seus produtos e a diminuição dos custos.

Esse cenário permite um gerenciamento de trabalhos mais eficientes, tendo como resultado um maior alcance do nível de competitividade, assegurando um diferencial e a sobrevivência no mercado.

Diante disso, a gestão de processos é vista como uma operação mais importante para uma empresa que pode ser facilmente aplicada em qualquer setor com a implementação padronizada dos processos e gerenciamento com altas taxas de sucesso.

Como identificar se os processos estão eficientes?

A melhor maneira de assegurar a eficiência dessa gestão é realizar um procedimento detalhado sobre cada uma das operações. Com isso, é possível observar como um todo os custos, a duração, a frequência e os recursos necessários para cada etapa. Para isso, vale analisar alguns pontos essenciais.

Mapear os processos

Nessa etapa, é preciso fazer um levantamento de todos os dados relacionados à maneira como as atividades são executados. Assim, é possível realizar um fluxograma com a descrição de todas as atividades realizadas a fim de obter informações completas e relevantes da gestão de processos industriais. Assim, os dados mapeados podem ser utilizados de uma forma mais eficiente para evitar erros.

Usar sistemas de gestão

Com o uso do sistema de gestão, é possível automatizar os processos e gerir todas as atividades por meio de softwares que oferecem estratégias que ajudam nas tomadas de decisões, além de expandir os negócios e aumentar as vendas. Mas, para evitar mais custos, esse recurso deve ser implantado somente depois de ser realizada a análise dos processos, nos quais ainda pode haver erros.

Definir procedimentos padrões

Aqui é preciso definir qual procedimento será executado como padrão para que a organização alcance o máximo de qualidade e eficiência na produção. Para isso, o uso de um novo mapeamento pode deixar as possíveis alterações mais claras para a equipe.

Auditar processos mapeados

Após implementar os novos padrões de processos, chega o momento de analisar a efetividade do que foi estabelecido. Diante disso, pode ser realizada uma auditoria dos processos mapeados para verificar se alguma atividade está ou não em conformidade.

Índice de retrabalho

Caso haja tarefas que tenham que ser refeitas constantemente, esse é um alto indicativo de ineficiência nos processos. Isso porque o retrabalho acontece quando há algum problema em uma determinada fase ou surgem erros que consequentemente geram desperdícios, aumentam os custos operacionais e afetam significantemente a produtividade da equipe.

De que forma garantir a eficiência dessa gestão?

Após identificar melhorias no processo, chega o momento de garantir a eficiência da gestão. Para isso considere os seguintes pontos básicos.

Cálculo da demanda e de custos

Para reduzir os desperdícios e implementar as melhorias, é preciso realizar a identificação dos custos. Nesse caso, deve-se fazer um levantamento dos processos produtivos e acompanhar as demandas e variações a fim de programar a instituição para esses momentos. Os cálculos realizados periodicamente são essenciais para assegurar que o volume de manufaturas não ultrapasse a quantidade de vendas, o que pode prejudicar o desempenho financeiro da empresa.

Implementação de tecnologias

Para otimizar os processos, a implantação de tecnologias é uma das melhores estratégias. Isso porque, com as inovações, fica mais fácil reduzir o índice de erros, aumentar a agilidade na execução dos processos, melhorar a produtividade da equipe, entre outros. Além disso, o uso do sistema integrado auxilia no monitoramento da demanda, no acompanhamento das movimentações do estoque, no aumento do controle sobre as rotinas e no planejamento da produção.

Definição de indicadores de performance

Outro ponto para garantir a gestão de processos industriais é a definição e a utilização de indicadores de performance (KPIs). Por meio dessas ferramentas, é possível monitorar a situação atual da empresa, bem como identificar os mais variados resultados dos processos. Desse modo, fica mais fácil obter um maior controle sobre a produção, além de tomar melhores decisões para melhoria continua.

A gestão de processos industriais é uma forma de garantir um maior controle organizacional, levando a empresa a novos patamares. Como consequência, há a melhoria dos indicies financeiros e operacionais, além de ser agregado um maior valor ao produto final, aumentando a competividade e oferecendo um material de melhor qualidade ao consumidor final, o que fortalece e destaca a marca diante dos demais concorrentes.

Gostou de saber a importância sobre a gestão de processos? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e divida com seus amigos esse conhecimento.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter