• Indústria
  • 16 de março de 2022

Gestão de custos: o que é e como funciona na indústria?

Ao realizar uma boa gestão de custos na indústria, consequentemente, há um controle maior dos gastos trazidos pela fabricação e comercialização de serviços e produtos. Com isso, os recursos de produção são otimizados e são reduzidos ou eliminados os desnecessários, contribuindo para o sucesso da fábrica.

Inclusive, está ligada de forma direta aos investimentos realizados no processo produtivo a precificação de produtos. Assim, quando a indústria realiza uma boa gestão de custos, se torna mais simples a definição de preços, que estejam de acordo com a realidade da organização, levando em consideração os valores executados por empresas concorrentes, sem que haja comprometimento do volume de vendas e também das margens de lucro.

Devido ao fato de surgirem muitas dúvidas à cerca do assunto, neste post, falaremos sobre como funciona a gestão de custos na indústria. Acompanhe!

O que é gestão de custos e para que serve essa prática?

A gestão de custos é o processo de planejar e controlar o orçamento de uma empresa. Ter um bom sistema de gestão em funcionamento permitirá que as empresas estimem e aloquem melhor o orçamento. A gestão de custos é uma forma de contabilidade gerencial, que permite a indústria prever despesas iminentes para auxiliar na redução das chances de estourar o orçamento.

Muitas empresas empregam táticas de gestão de custos para projetos específicos, bem como para o modelo geral de negócios. Ao aplicá-lo a um projeto, os custos esperados são calculados enquanto o projeto ainda está no período de planejamento e são previamente aprovados.

Durante a produção, todas as despesas são registradas e monitoradas, para garantir que fiquem em linha com o plano de gestão de custos. Depois de o projeto ter sido concluído, é possível comparar e analisar os custos reais e os previstos, auxiliando nas previsões e também orçamentos de gestão de futuros custos.

Quais são os tipos de custos da indústria que precisam fazer parte dessa gestão?

Conheça os tipos de custos da indústria!

Custos diretos

Este tipo de custo está ligado de forma direta a um produto. É totalmente possível mensurá-los, devido ao fato de serem incluídos no cálculo da produção, individualmente.

Exemplos:

  • insumos utilizados para fabricar mercadorias;
  • mão de obra;
  • remuneração de funcionários e encargos trabalhistas, como 13º salário, provisão de férias.

Custos indiretos

Esse tipo de custos não pode ser detectado de modo direto em produtos, isto é, não podem estar ligados a determinados produtos.

Exemplos:

  • custos com depreciação de máquinas, aluguéis de ferramentas e seguros;
  • materiais indiretos, igualmente aos que são utilizados em procedimentos auxiliares de fabricação.

Custos fixos

Nos caso dos custos fixos, eles não alteram em conformidade com o volume de produção, podendo ainda ser definido de acordo com sua periodicidade.

Exemplos:

  • aluguel da fábrica;
  • limpeza;
  • telefonia;
  • manutenção.

Custos variáveis

São aqueles que estão totalmente ligados à produção desenvolvida na fábrica e podem variação de um período para outro.

Exemplos:

  • matéria-prima;
  • fretes de venda.

Qual a importância de realizá-la de forma eficiente?

A implementação de uma estrutura de gestão de custos auxilia a indústria a manter sob controle seu orçamento geral. Ela é essencial para qualquer negócio, devido ao fato de auxiliar na definição do preço dos bens e serviços.

Facilita a gestão de custos e o alinhamento da estratégia de negócios da indústria. Para conseguir benefícios em um mercado competitivo, são essenciais a gestão de custos e estratégias em qualquer indústria. Lembrando que antes de iniciar a produção de um produto, é primordial definir objetivos, a fim de evitar o excesso de custos. Assim, será possível evitar a subestimação dos custos.

Além disso, viabilizará a gestão adequada de custos, fazendo com que a produção seja mais lucrativa. Com a gestão de custos, os custos inesperados podem ser tratados de forma mais simplificada, sobre como e quando eles acontecem.

Essa gestão é essencial para que a indústria tenha sucesso nos negócios. Se uma empresa conhece os custos que ela consegue suportar, fica mais fácil determinar metas e, logo, trabalhar para que isso aconteça.

Como funciona essa gestão dentro do contexto industrial e como fazer?

Conheça algumas dicas!

Faça o registro da entrada de material com o custo da compra

Essa dica precisa ser executada exatamente no momento de chegada do insumo no estoque, porque caso isso não seja feito em tempo real, corre o risco de ser solicitado o material para a produção, sem que tenha sido registrada a entrada na planilha de controle. Logo, é essencial se ater a essa questão, a fim de que pode ser feita uma boa de gestão de tudo.

Realize a apuração horas-homem

Outra ótima dica é apurar o total de horas-homem por tarefa, sendo ele obtido fazendo a multiplicação do total de profissionais direcionados para uma atividade, pelo tempo gasto para executá-la.

Com esse resultado em mãos, se torna mais fácil fazer uma estimativa de como a força de trabalho ajuda no custo unitário e também na rentabilidade de toda linha de produção. Inclusive, é possível usar esse dado para mensurar otimizações da produtividade, implementar novos processos e otimizar os custos.

Faça o levantamento dos custos indiretos

Por último, é preciso que seja feito o levantamento e registro de todos os custos indiretos mensalmente. Após isso, devem ser distribuídos para todas as ordens dentro da fábrica. Para tal, é importante utilizar direcionadores de custo, como:

  • horas-máquina;
  • horas-homem;
  • total de matéria-prima;
  • quantidade produzida.

Quais são os benefícios da gestão de custos?

São muitos os benefícios da gestão de custos. Veja!

Controle de custos

Reduzir as despesas gerais da sua fábrica é o principal benefício de estabelecer controles de custos. Você pode limitar a quantidade de dinheiro que diferentes níveis de colaboradores podem gastar, evitando que mais dinheiro saia pela porta. Isso permitirá que sua empresa mantenha mais dinheiro em mãos ou invista quantias maiores de dinheiro de outras maneiras, como despesas de capital ou pagamento de dívidas.

Eficiência operacional

O gerenciamento de controle de custos pode ajudar a fábrica a identificar claramente as atividades em execução sem problemas e dentro do orçamento daquelas que estão constantemente quebrando e consumindo dinheiro extra. Logo, há uma grande melhora na eficiência operacional.

Eficácia das aquisições

Talvez você já tenha comprado os mesmos tipos de materiais dos mesmos fornecedores por muitos anos. Você está realmente obtendo o máximo do seu dinheiro? Uma revisão de gestão de controle de custos pode possibilitar que você procure melhores pechinchas nos bens e serviços, que fazem com que sua fábrica funcione.

Planejamento Financeiro

Um dos principais objetivos da gestão de custos é a organização dos gastos, por meio de uma abordagem disciplinada no planejamento financeiro e na contabilidade. É possível criar um orçamento melhor, uma vez que as necessidades dos vários recursos sejam conhecidas, de modo a investir nos recursos certos na hora certa. O plano também estabelece limites como limites máximos de gastos na empresa.

Por fim, alguns erros devem ser evitados ao fazer a gestão de custos na indústria. Alguns deles são não levar em conta as perdas no estoque, não saber se a empresa está tendo lucros ou prejuízos e também a ausência de investimentos em tecnologia, para ajudar nessa gestão.

Você curtiu nosso post? Para ler mais conteúdos como este, curta nossa página no Facebook!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter