• Sustentabilidade
  • 26 de julho de 2021

Como ter uma garagem ecológica? Veja dicas!

Sustentabilidade é a palavra do momento e, claro, pode ser empregada em diversos setores, processos, recursos e ambientes. Já ouviu falar na garagem ecológica? Essa novidade promete se tornar tendência nos próximos anos e fazer parte do cotidiano de empresas e residências.

Mas, como qualquer novidade, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, decidimos produzir este post para apresentá-lo a esse conceito e ajudá-lo a tirar essa ideia do papel.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique atualizado!

O que é uma garagem ecológica?

A garagem ecológica, também chamada de garagem verde, nada mais é que uma inovação desse ambiente, tornando-o mais sustentável. Para isso, há uma preferência por materiais e produtos que não agridem o meio ambiente em sua construção, layout e operação.

A verdade é que, ao pensar em tornar uma empresa mais sustentável, poucos gestores lembrariam da garagem, não é mesmo? No entanto, essa tendência demonstra que existem maneiras de ampliar a eficiência energética e reduzir o impacto causado por esses ambientes.

Quais são os benefícios de uma garagem ecológica?

A atividade industrial sempre teve um grande desafio: o desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, isso se tornou ainda mais relevante, especialmente porque o consumidor mudou e passou a exigir práticas mais sustentáveis das marcas ao seu redor.

A garagem ecológica é uma ideia que caminha lado a lado com essa nova demanda da sociedade. Afinal, esse espaço também pode dar sua contribuição e reduzir seu impacto ambiental.

Mas isso não é tudo. Além desse fator, apostar em uma garagem verde pode gerar grandes benefícios. Confira!

Redução de gastos com energia elétrica

Uma das características das garagens ecológicas é o melhor aproveitamento da luz natural e o uso de uma iluminação mais sustentável, como as lâmpadas de LED. Esse cenário, por si só, já deixa claro que haverá uma redução no consumo de energia elétrica e, consequentemente, da sua conta mensal.

Vale dizer que a economia gerada é extremamente importante para a competitividade das empresas. Os gastos da indústria com energia elétrica, por exemplo, chegam a representar mais de 40% de seus custos de produção.

Redução dos índices de poluição do negócio

Toda empresa precisa se preocupar em reduzir seus índices de poluição. Nesse sentido, podemos dizer que a garagem ecológica é uma aliada importante da indústria, especialmente em relação à emissão de gases causadores do efeito estufa.

Sabe por que isso acontece? Com o foco em tornar o ambiente mais sustentável, esses ambientes contam com placas de energia solar e abrigam carros elétricos — que não dependem de combustíveis fósseis para funcionar.

Como montar uma garagem ecológica em sua empresa?

Ficou interessado em ter uma “garagem verde” em sua empresa? Então chegou o momento de aprender a montar uma em sua empresa. Para isso, selecionamos algumas dicas valiosas e fáceis de serem colocadas em prática. Acompanhe!

Invista em isolamento térmico

Você já parou para perceber que a garagem costuma ser um local com uma variação térmica mais acentuada que outros ambientes? A depender da época do ano, ela pode ser mais fria ou mais quente.

Por esse motivo, é importante investir em isolamento térmico. No verão, por exemplo, o calor retido no ambiente é transferido para os demais espaços. Isso significa que os aparelhos de ar-condicionado terão ainda mais trabalho para manter a temperatura estável e adequada.

O isolamento, portanto, cria um sistema eficaz de retenção do ar (quente ou frio) na garagem. Assim, é possível reduzir o consumo de energia elétrica.

Aposte em iluminação sustentável

Apesar de a iluminação natural ser possível com o auxílio de janelas e aberturas estratégicas nos tetos e paredes, é preciso pensar em estratégias sustentáveis. Além do controle da iluminação, é importante investir em produtos com boa eficiência energética.

Lâmpadas de LED, por exemplo, têm um baixo consumo de energia e são mais eficientes e duráveis que os modelos mais antigos. Mesmo com o investimento inicial necessário, elas geram economia a longo prazo.

Aproveite o telhado

O telhado da garagem pode ser bem aproveitado com foco em sustentabilidade. Instalar painéis solares, por exemplo, é uma maneira inteligente de dar uma destinação verde ao telhado e proteger o planeta.

A ideia é aproveitar a energia do sol, usando células especializadas para converter os raios solares em eletricidade. A energia gerada pode ser usada na manutenção da empresa, o que ajuda a economizar recursos importantes.

Prepare a garagem para os veículos elétricos

Todos sabem como os veículos tradicionais são prejudiciais ao meio ambiente. A queima de combustíveis fósseis libera gases poluentes na atmosfera, gerando danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

A indústria pode mudar essa realidade, investindo em veículos elétricos e preparando sua garagem para o carregamento. Em outras palavras, coloque esse investimento no seu orçamento e instale pontos de abastecimento de energia elétrica.

Quais são as soluções da Nortel para sua garagem sustentável?

Gostou da ideia e quer implementá-la no seu dia a dia? A Nortel é líder no mercado de distribuição de itens de MRO e tem as soluções ideais para os negócios que levam o assunto sustentabilidade a sério. Confira algumas delas!

Lâmpadas LED Philips

As lâmpadas de LED Philips são extremamente econômicas e duráveis. Elas reduzem o consumo de energia elétrica em até 90%, além de contar com garantia de uma das empresas mais sérias e respeitadas do mercado.

Ao montar seu projeto luminotécnico, inclusive da iluminação de emergência, não deixe de inserir esses itens. Afinal, são produtos com um bom custo-benefício, capazes de ajudá-lo a ter uma garagem realmente ecológica.

Carregador veicular EVlink da Schneider

Como mencionamos ao longo do post, a substituição de veículos comuns por elétricos é uma prática que favorece o meio ambiente e deve se intensificar nos próximos anos. Sendo assim, que tal já fazer uma garagem preparada para essa nova realidade?

O carregador veicular EVlink da Schneider pode ser instalado na área interna ou externa e tem garantia de 18 meses. Vale destacar que o produto é resistente e pode ser usado em residências, condomínios e empresas.

Sensores de presença e automação da iluminação

Uma garagem sustentável deve contar com uma iluminação inteligente. Para isso, a Nortel oferece soluções estratégicas que automatizam o processo, como os sensores de presença.

Com essa tecnologia, as luzes acendem automaticamente sempre que alguém entra no local e se apagam quando não há movimento detectado. Há, ainda, a possibilidade de programar horários para que a iluminação seja acionada ou desligada.

O que achou da garagem ecológica? Acha que essa ideia pode ser aplicada em sua empresa? Pensar no futuro e no meio ambiente é importante não apenas para o planeta, mas para o sucesso do seu negócio. Por isso, é hora de fazer a sua parte para começar a colher os frutos de uma atuação sustentável.

Quer saber mais sobre os produtos da Nortel? Entre em contato com a nossa equipe!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter