fbpx

Conheça 4 ferramentas pneumáticas adotadas no setor industrial

ferramentas pneumáticas
06/12/2021

Conheça 4 ferramentas pneumáticas adotadas no setor industrial

Em um ambiente industrial, os trabalhos de reparos e movimentações se dão a todo instante. Como forma de tornar os serviços mais dinâmicos, podem ser usadas as ferramentas pneumáticas.

Elas apresentam alta durabilidade, grande segurança e excelente durabilidade, muito maior que as ferramentas elétricas. A razão disso é que elas não contam com motores internos acionados por eletricidade, mas sim por ar comprimido.

Este artigo aborda exatamente esse assunto, destacando as principais ferramentas usadas no setor industrial. Ao ler o texto, você saberá como é o funcionamento. Entenderá quais são os componentes que todo sistema pneumático precisa ter e conhecerá as reais vantagens de optar por esse tipo de geração de força. Acompanhe!

O que são e como funcionam as ferramentas pneumáticas?

As ferramentas pneumáticas são instrumentos de trabalho utilizados em um sistema de gases comprimidos. Por essa razão, dispensam a necessidade de energia elétrica, pois seu funcionamento é impulsionado pela energia acumulada por ocasião da compressão de gases. Elas podem ser usadas para substituir o esforço humano em situações que requeiram movimentos repetitivos.

Dessa forma, podemos dividir as ferramentas pneumáticas em três grandes grupos. O primeiro deles é o das ferramentas de impacto. Elas são utilizadas quando há necessidade de atingir uma superfície com bastante força, como é o caso dos rebitadores e pregadores, além das chaves de impacto.

Também existem as ferramentas de bico, que são muito utilizadas em atividades de pintura, jateamento ou qualquer tarefa com sopro de ar. Por último, temos as ferramentas rotativas, que, como o próprio nome indica, tem uma função giratória. Elas são acionadas por um motor interno que trabalha de acordo com o número de rotações por minuto.

Quais são os componentes de um sistema pneumático?

De forma bastante simplificada, temos três elementos constituintes de um sistema pneumático. Acompanhe a seguir a descrição detalhada de cada um deles.

Compressor

O compressor é o componente de um sistema pneumático responsável por comprimir o ar e armazená-lo. O gás comprimido servirá como fonte alimentadora do dispositivo conectado.

Dessa forma, sempre que uma ferramenta for acionada, parte desse gás armazenado em alta pressão é utilizado. Quando o recipiente de armazenamento atinge um nível muito baixo, um motor é automaticamente acionado para que o recipiente fique cheio de novo.

Rede de ar

Para que o ar que foi comprimido chegue às ferramentas e possa promover seu funcionamento, é preciso que haja um meio de condução dessa energia — o que existe, sendo proporcionado por uma rede de tubos metálicos ou plásticos, como parte fixa, e as mangueiras de ar como a parte flexível, que irá conectar a ferramenta pneumática à rede de ar, trazendo a mobilidade e raio de alcance do equipamento. Em uma comparação bastante simples, ela seria análoga ao fio de cobre que conduz a eletricidade. Ambos são responsáveis por levar energia até seu ponto de consumo.

Ferramenta ou equipamento

Na ponta de todo o sistema, temos o dispositivo que efetivamente realiza o trabalho desejado. Encontramos, portanto, as ferramentas pneumáticas em suas diversas variações. Pode ser também que o ponto final seja um equipamento maior, como macacos pneumáticos, usados para levantamento de grandes máquinas pesadas.

Quais são as 4 ferramentas pneumáticas que podem ser adotadas no setor industrial?

Entre as ferramentas utilizadas em ambientes industriais, trazemos quatro delas que se destacam por seu grande uso. Veja a seguir uma descrição mais completa sobre cada uma delas.

1. Lixadeiras

As lixadeiras são usadas essencialmente para uniformizar uma determinada superfície. Isso pode acontecer por conta de um simples reparo ou na preparação da área trabalhada para que um outro processo seja executado depois.

É o caso de limpeza e remoção de bolores ou mesmo quando existe um processo de pintura em curso. Nesse último, o local de pintura precisa estar completamente liso.

2. Grampeadores

Essas ferramentas são indicadas para fazer a fixação de materiais e garantir sua segurança. Para isso, utiliza grampos para fazer a colagem das peças de modo que não haja movimentação. Os grampeadores pneumáticos oferecem a vantagem de usar outros elementos para fazer a fixação, como tarraxas e até mesmo os pregos.

3. Rebitadeiras

Quando existe a intenção de unir duas peças planas (como placas ou peças de metal) usa-se frequentemente os rebites. As rebitadeiras pneumáticas servem, portanto, para realizar esse trabalho de fixação.

Elas são muito usadas na construção de estruturas permanentes, como em telhados e paredes de metal. Nesses casos, as “folhas” de zinco precisam ser fixadas nas peças metálicas estruturais por meio de rebites.

4. Chaves de impacto

Essas ferramentas têm largo uso em ambientes industriais. São utilizadas principalmente para rotacionar elementos de segurança, como porcas e parafusos.

O destaque dos modelos pneumáticos fica por conta de sua maior força de torque. Isso proporciona um menor esforço em seu uso, porque uma grande força é aplicada sobre a peça a qual se deseja rotacionar.

Quais são as vantagens das ferramentas pneumáticas?

Existem muitos benefícios quando o sistema pneumático é utilizado. A seguir apresentamos três deles. Confira!

Segurança

Esse é um grande destaque das ferramentas pneumáticas. O fato de não serem movidas a eletricidade afasta o risco de choques elétricos em seu manuseio. Além disso, elas são ideais para trabalhos em ambientes industriais com atmosfera explosiva, como é o caso de fábricas que trabalham com gases inflamáveis.

Desempenho

Essas ferramentas são projetadas para fazerem trabalhos contínuos, sem pausas. Pode parecer difícil de acreditar, mas elas podem funcionar em um regime de 24×7 sem qualquer intervalo! A razão disso é que não há motores elétricos em seu interior, o que dispensa períodos de resfriamento e descanso, desde que estejam dimensionadas corretamente.

Usar ferramentas pneumáticas em um ambiente industrial pode aumentar muito a produtividade da empresa. Seu sistema de funcionamento proporciona muito mais segurança e eficiência. No entanto, é preciso ter um parceiro de confiança para fornecer as melhores ferramentas.

Nesse sentido, a Nortel é destaque no cenário nacional, pois tem os melhores itens no mercado. Além disso, conta com um time de especialistas que estão aptos a prestar o melhor suporte técnico na aquisição de suas ferramentas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e visite nosso e-shop para conhecer os instrumentos pneumáticos oferecidos por nossa empresa!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!