fbpx

7 dicas para implementar a digitalização de processos na indústria

digitalização de processos
17/01/2022

7 dicas para implementar a digitalização de processos na indústria

A digitalização de processos na indústria é uma transformação tecnológica que serve para a automação dos seus processos. A implementação desse procedimento estabelece a conexão de equipamentos e máquinas com a Internet, possibilita a criação de um banco de dados para o gerenciamento de uma enorme quantidade de dados, bem como a implantação de mecanismos automatizados.

Os desenvolvimentos tecnológicos proporcionaram à indústria 4.0 a oportunidade de facilitar suas atividades. Eles impactaram e diminuíram consideravelmente os custos administrativos e operacionais ao otimizar a maior parte das tarefas. Neste conteúdo, vamos explicar a importância da digitalização de processos e mostrar como implementar as inovações tecnológicas por meio de dicas infalíveis.

Gostaria de saber o que significa digitalizar os processos produtivos na indústria 4.0 e por que essa é uma prática importante? Siga em frente!

Saiba por que digitalizar os processos produtivos na indústria 4.0

Digitalizar os processos produtivos é uma prática que se tornou crucial para as indústrias que pretendem manter-se ativas no mercado. As organizações que já trabalham com os procedimentos digitais têm mais capacidade para se adaptarem em cenários adversos e estão mais preparadas para programas de home office. Veja, a seguir, as principais razões para aderir a essa tendência!

Reduzir desperdícios

As indústrias que adotam a digitalização dos processos reduzem os desperdícios e diminuem os gastos com impressões, tintas e papéis. As documentações passam a ser eletrônicas, e a sua validade jurídica é garantida com o uso de certificados digitais pelos gestores. É possível economizar ainda com despesas referentes a locais que antes serviam para guardar documentos físicos.

Aumentar a produtividade

Com a implementação da gestão da inovação e a digitalização dos processos, há o aumento da produtividade em curto, médio e longo prazo. Embora haja um período de adaptação, os profissionais envolvidos se habituam facilmente com as rotinas digitais. Depois da alteração no modelo de negócio, os lucros tendem a aumentar e surgem outras vantagens competitivas.

Diminuir erros e aumentar os lucros

Ao digitalizar os processos, não haverá mais necessidade de imprimir papéis, e todos os departamentos poderão compartilhar informações em tempo real utilizando os dispositivos tecnológicos. A digitalização diminui erros humanos, aumenta os lucros e aprimora a comunicação com fornecedores, clientes e outros parceiros. Várias tarefas são automatizadas, e os computadores oferecem agilidade no atendimento ao público.

Os pedidos da indústria 4.0 são processados automaticamente, com comprovantes e recibos enviados por e-mail. A eficiência se eleva, e os retrabalhos desaparecem juntamente aos gargalos que atrapalham a produtividade. A tecnologia elimina uma série de problemas, coloca fim nas tarefas burocráticas e integra todas as informações em um único painel.

Confira as dicas de como implementar a digitalização de processos produtivos

A implementação da digitalização dos processos produtivos de uma indústria requer investimentos na criação da cultura digital. Os procedimentos podem ser realizados automaticamente, mas os colaboradores que trabalham na organização operam as máquinas e fazem rodar os sistemas. Observe outras dicas indispensáveis para a adoção dessas novas tecnologias que auxiliam a mão de obra humana!

1. Mapeie os processos

As indústrias 4.0 necessitam de planejamento para implementar a digitalização dos processos produtivos. Os gestores podem iniciar mapeando os processos para identificar dificuldades, separar informações por projetos, prioridades, datas e setores. Todas as equipes da organização estarão envolvidas e terão que trabalhar em conjunto com os técnicos de Tecnologia da Informação (TI).

Para transportar os dados da indústria para o ambiente digital, será necessário reunir os gestores de todos os times, fazer um mapeamento e criar um cronograma. Organize tudo e comece a reunir as informações, defina as prioridades, elimine os processos desnecessários e prepare a infraestrutura para que os técnicos de TI entrem em ação.

2. Repense o seu modelo de negócios

A indústria 4.0 usa ferramentas tecnológicas, e por causa disso é fundamental modificar o modelo do negócio que receberá a digitalização. As tecnologias precisam ser utilizadas em conjunto com outras estratégias para que a digitalização dos processos traga resultados. Prepare e qualifique os colaboradores para que aceitem as alterações.

3. Defina os objetivos

Tenha os objetivos bem definidos antes de iniciar o processo de digitalização na indústria. Isso fará com que as atividades e decisões sejam tomadas com excelência. Crie etapas e tenha um plano de ação para atender às metas previamente traçadas. A princípio, você pode optar por tecnologias básicas e depois implementar soluções mais robustas, por exemplo.

4. Conheça os pilares da digitalização na indústria

Um dos pilares da digitalização na indústria 4.0 é a Inteligência Artificial (IA). Essa ciência estuda, desenvolve e implementa mecanismos inteligentes nas organizações. Esses dispositivos autônomos realizam tarefas operacionais que antes eram feitas pelos colaboradores. A maioria das tarefas é realizada por meio de máquinas automatizadas, soluções inteligentes, softwares e robôs.

Já o Big Data Analytics é um conceito baseado em análise e processamento de um volume elevado de dados. A tecnologia se tornou bastante popular por permitir o gerenciamento e o armazenamento de informações utilizadas pelos gestores para a criação de estratégias e para a gestão da indústria. As soluções são rápidas e precisas em suas avaliações.

A Internet das Coisas refere-se à conexão entre equipamentos, máquinas e a Rede Mundial de Computadores. Ela possibilita a união entre o mundo virtual e físico, conecta maçanetas, meios de transporte, vestimentas, aparelhos e máquinas à Internet. Os objetos passam a ser capazes de executar tarefas inteligentes e podem ser controlados remotamente.

5. Invista em segurança

A segurança dos dados na indústria é essencial para evitar transtornos futuros. Identifique os dados sensíveis da organização e invista em sistemas que incluam ações de proteção. Assim você conseguirá prevenir-se contra vazamentos, sequestros e roubos de informações valiosas que podem levar a organização a responder a processos judiciais.

6. Faça parcerias estratégicas

Construir parcerias estratégicas é uma alternativa para agilizar a digitalização dos processos industriais. Opte por contratar uma parceira que agregue valor aos negócios e consiga entregar resultados positivos no decorrer do tempo. Esses parceiros oferecem várias vantagens porque investem constantemente em tecnologia, ferramentas e estratégias eficientes.

7. Conte com um sistema de gestão

Adote um sistema de gestão que facilite a emissão de relatórios e geração de insights valiosos. Essa solução permitirá a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados precisos sobre a indústria. Além disso, ajudará a evitar erros, alinhar as equipes, planejar projetos e integrar os departamentos do negócio.

Essas são as 7 dicas para implementar a digitalização de processos na indústria! Fique atento e tome todos os cuidados necessários durante a execução dos procedimentos que vão modificar o modelo do seu negócio. As organizações que não se preocupam com a transformação digital poderão ser afetadas de maneira negativa e vão perder espaço no mercado.

Achou o conteúdo interessante? Então continue a leitura com o nosso próximo artigo que trata da automação 4.0!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!