Uma atmosfera saudável é fundamental para um clima organizacional positivo. Entenda como investir nessa proposta.
O clima organizacional, a interação entre colegas, os excessos de qualquer natureza e a gestão de pessoas estão entre os fatores que ajudam a construir a uma boa atmosfera no ambiente de trabalho. E ela pode ser positiva ou negativa, agradável ou tóxica, geradora de bem-estar e qualidade de vida ou fonte de estresse e conflitos.
Mas o que fazer para evitar que a empresa chegue a esse ponto? Ou, então, que consiga garantir e se manter como um bom local para todos trabalharem?
Neste artigo trazemos 4 dicas que a empresa deve levar em consideração para melhorar o ambiente de trabalho industrial. Confira!
Os colaboradores são um dos pilares mais importantes de uma empresa. Mas reunir tanta diversidade em torno de algo comum faz com que a convivência nem sempre seja harmoniosa. É natural que apareçam desentendimentos, conflitos e divergências entre pessoas, mas é preciso uma boa gestão para não deixar que isso saia do controle. Se não forem tratadas de forma rápida e adequada, essas questões podem afetar o desempenho e a produtividade e levar, até mesmo, ao aumento do absenteísmo e do turnover.
É papel do gestor resolver pendências entre seus colaboradores, evitar ruídos de comunicação e fugir do excesso de trabalho e de cobrança. Esses são, afinal, os principais fatores que podem levar a equipe ao estresse e a problemas maiores de relacionamento. Por isso, estar atento ao que acontece e investir em medidas e ações que ajudem a garantir um ambiente harmonioso e saudável é tão importante quanto gerar bons resultados no fim do mês.
A comunicação interna tem papel estratégico dentro de uma empresa. Tão importante quanto a forma como ela interage com o mercado, é também a maneira como ela olha para dentro de si e alinha seus valores, objetivos e ideais junto aos seus colaboradores. Afinal, é o público interno que dá movimento à organização – e isso inclui, claro, o relacionamento mantido com o público externo.
Quando a comunicação não funciona direito, a empresa logo sente os impactos. Os ruídos na comunicação podem ser tão nocivos que acabam interferindo até na qualidade e produtividade dos colaboradores. Uma pesquisa do Project Management Institute (PMI) apontou, recentemente, que em 64% das empresas as boas iniciativas fracassam devido a falhas na comunicação entre os trabalhadores.
A comunicação interna, portanto, trabalha para que isso não aconteça. Ela dispõe de canais e estratégias que ajudam a desenvolver o senso de pertencimento de todos que fazem parte do negócio, contribuindo para a criação de um clima organizacional mais motivado, engajado e participativo. Por isso, é fundamental que a empresa esteja sempre atenta a eventuais falhas no processo da comunicação e adote medidas preventivas para erradicar aquilo que pode causar problemas maiores.
Para melhorar o ambiente de trabalho industrial, também é preciso levar em consideração fatores que deixam a estrutura física mais agradável para os colaboradores. Isso passa, claro, pela temperatura e pela umidade do ar.
O excesso de frio ou de calor impactam diretamente na produtividade dos colaboradores. Causam sonolência, cansaço, moleza, distrações e déficit de atenção. E trabalhar nestas condições pode, até mesmo, aumentar os riscos de acidentes de trabalho.
Por isso, a empresa precisa focar também em opções que permitam a troca e a renovação constante do ar no ambiente. Isso pode ser feito simplesmente mantendo janelas e portas abertas ou, então, investindo em climatizadores industriais.
Essa preocupação ganhou ainda mais importância durante a pandemia de Covid-19, que conscientizou muita gente a respeito dos malefícios de manter os espaços fechados e abafados. Justamente em razão disso, algumas empresas passaram até a desistir dos tradicionais sistemas de ar-condicionado, que levam a qualidade do ar a níveis impróprios e favorecem as crises de rinite, bronquite e sinusite.
Portanto, manter a temperatura e a umidade do ambiente equilibrados e em nível adequado são também fatores fundamentais para garantir o sucesso da produção.
Por fim, a iluminação também é um fator que deve ser considerado para melhorar o ambiente de trabalho industrial. Um espaço iluminado de forma adequada, uniforme e equilibrado não só ajuda o colaborador a exercer suas atividades com mais conforto, como também contribui para a disposição e a concentração, reduz a fadiga ocular e diminui a sonolência. Isso tudo, claro, resulta no aumento da produtividade e na segurança do ambiente de trabalho — principalmente em locais onde os funcionários atuam com a operação de máquinas.
Por outro lado, quando a iluminação não é adequada, a empresa fica suscetível a correr alguns riscos e incorrer em excessos, que nunca são uma opção. Ambientes muito iluminados podem gerar a sensação de desconforto e provocar danos à saúde dos trabalhadores. Já a iluminação insuficiente pode exigir que os colaboradores acabem forçando a visão, o que pode causar dores de cabeça e até distúrbios emocionais.
Por isso, é importante buscar a luminosidade ideal para cada um dos ambientes da sua empresa, considerando sempre os processos desenvolvidos ali.
Como é possível perceber, todos esses fatores contribuem para melhorar o ambiente de trabalho industrial, uma vez que ajudam na produtividade e no bem-estar dos colaboradores. Precisam, portanto, ser sempre levados em consideração de forma a aprimorar os processos e o clima organizacional, a fim de garantir a satisfação de todos os envolvidos.