• Indústria
  • 11 de julho de 2022

Dicas infalíveis para melhorar o ambiente de trabalho

4 fatores que a empresa deve levar em consideração para melhorar o ambiente de trabalho industrial

O clima organizacional, a interação entre colegas, os excessos de qualquer natureza e a gestão de pessoas estão entre os fatores que ajudam a construir a uma boa atmosfera no ambiente de trabalho. E ela pode ser positiva ou negativa, agradável ou tóxica, geradora de bem-estar e qualidade de vida ou fonte de estresse e conflitos.

Mas o que fazer para evitar que a empresa chegue a esse ponto? Ou, então, que consiga garantir e se manter como um bom local para todos trabalharem?

Neste artigo trazemos 4 dicas que a empresa deve levar em consideração para melhorar o ambiente de trabalho industrial. Confira!

 

Administrar os conflitos internos

Os colaboradores são um dos pilares mais importantes de uma empresa. Mas reunir tanta diversidade em torno de algo comum faz com que a convivência nem sempre seja harmoniosa. É natural que apareçam desentendimentos, conflitos e divergências entre pessoas, mas é preciso uma boa gestão para não deixar que isso saia do controle. Se não forem tratadas de forma rápida e adequada, essas questões podem afetar o desempenho e a produtividade e levar, até mesmo, ao aumento do absenteísmo e do turnover.

É papel do gestor resolver pendências entre seus colaboradores, evitar ruídos de comunicação e fugir do excesso de trabalho e de cobrança. Esses são, afinal, os principais fatores que podem levar a equipe ao estresse e a problemas maiores de relacionamento. Por isso, estar atento ao que acontece e investir em medidas e ações que ajudem a garantir um ambiente harmonioso e saudável é tão importante quanto gerar bons resultados no fim do mês.

 

Investir em uma boa comunicação interna

A comunicação interna tem papel estratégico dentro de uma empresa. Tão importante quanto a forma como ela interage com o mercado, é também a maneira como ela olha para dentro de si e alinha seus valores, objetivos e ideais junto aos seus colaboradores. Afinal, é o público interno que dá movimento à organização – e isso inclui, claro, o relacionamento mantido com o público externo.

Quando a comunicação não funciona direito, a empresa logo sente os impactos. Os ruídos na comunicação podem ser tão nocivos que acabam interferindo até na qualidade e produtividade dos colaboradores. Uma pesquisa do Project Management Institute (PMI) apontou, recentemente, que em 64% das empresas as boas iniciativas fracassam devido a falhas na comunicação entre os trabalhadores.

A comunicação interna, portanto, trabalha para que isso não aconteça. Ela dispõe de canais e estratégias que ajudam a desenvolver o senso de pertencimento de todos que fazem parte do negócio, contribuindo para a criação de um clima organizacional mais motivado, engajado e participativo. Por isso, é fundamental que a empresa esteja sempre atenta a eventuais falhas no processo da comunicação e adote medidas preventivas para erradicar aquilo que pode causar problemas maiores.

 

Adotar o controle de temperatura e umidade

Para melhorar o ambiente de trabalho industrial, também é preciso levar em consideração fatores que deixam a estrutura física mais agradável para os colaboradores. Isso passa, claro, pela temperatura e pela umidade do ar.

O excesso de frio ou de calor impactam diretamente na produtividade dos colaboradores. Causam sonolência, cansaço, moleza, distrações e déficit de atenção. E trabalhar nestas condições pode, até mesmo, aumentar os riscos de acidentes de trabalho.

Por isso, a empresa precisa focar também em opções que permitam a troca e a renovação constante do ar no ambiente. Isso pode ser feito simplesmente mantendo janelas e portas abertas ou, então, investindo em climatizadores industriais.

Essa preocupação ganhou ainda mais importância durante a pandemia de Covid-19, que conscientizou muita gente a respeito dos malefícios de manter os espaços fechados e abafados. Justamente em razão disso, algumas empresas passaram até a desistir dos tradicionais sistemas de ar-condicionado, que levam a qualidade do ar a níveis impróprios e favorecem as crises de rinite, bronquite e sinusite.

Portanto, manter a temperatura e a umidade do ambiente equilibrados e em nível adequado são também fatores fundamentais para garantir o sucesso da produção.

 

Oferecer uma boa iluminação

Por fim, a iluminação também é um fator que deve ser considerado para melhorar o ambiente de trabalho industrial. Um espaço iluminado de forma adequada, uniforme e equilibrado não só ajuda o colaborador a exercer suas atividades com mais conforto, como também contribui para a disposição e a concentração, reduz a fadiga ocular e diminui a sonolência. Isso tudo, claro, resulta no aumento da produtividade e na segurança do ambiente de trabalho — principalmente em locais onde os funcionários atuam com a operação de máquinas.

Por outro lado, quando a iluminação não é adequada, a empresa fica suscetível a correr alguns riscos e incorrer em excessos, que nunca são uma opção. Ambientes muito iluminados podem gerar a sensação de desconforto e provocar danos à saúde dos trabalhadores. Já a iluminação insuficiente pode exigir que os colaboradores acabem forçando a visão, o que pode causar dores de cabeça e até distúrbios emocionais.

Por isso, é importante buscar a luminosidade ideal para cada um dos ambientes da sua empresa, considerando sempre os processos desenvolvidos ali.

Como é possível perceber, todos esses fatores contribuem para melhorar o ambiente de trabalho industrial, uma vez que ajudam na produtividade e no bem-estar dos colaboradores. Precisam, portanto, ser sempre levados em consideração de forma a aprimorar os processos e o clima organizacional, a fim de garantir a satisfação de todos os envolvidos.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter