fbpx

Detectores de gases: quais os riscos de vazamento de gás na indústria?

detectores de gases
03/01/2022

Detectores de gases: quais os riscos de vazamento de gás na indústria?

A indústria brasileira tem muitos custos e o vazamento de gás pode gerar despesas extras desnecessárias, além de colocar a vida dos trabalhadores em risco. Os vazamentos decorrem de componentes, equipamentos e processos que fazem parte das instalações e das estruturas físicas desses empreendimentos. É um problema corriqueiro que muitas vezes é visto como trivial pelos gestores, que acabam negligenciando as manutenções.

Operações inadequadas, desgaste e falta de revisão dos equipamentos são as maiores causas de vazamentos industriais. Isso pode gerar uma série de consequências graves e muitos prejuízos. Neste artigo, vamos falar melhor sobre os vazamentos industriais mais comuns, como detectá-los rapidamente e, claro, como prevenir que esse problema afete a sua linha de produção e a saúde dos trabalhadores.

Deseja compreender os riscos de vazamento de gás na indústria? Continue a leitura!

O que fazer para evitar os vazamentos de gás na indústria?

Várias ações podem ser realizadas para impedir vazamentos de gás no ambiente industrial. Uma forma segura é realizar periodicamente ensaios de estanqueidade nos sistemas. Entretanto, é possível fazer verificação visual da existência de água, sujeira e detritos na tubulação, defeitos mecânicos, conexões danificadas etc. Outro modo interessante é usar a audição para perceber sons incomuns perto dos aparelhos.

Você também pode analisar a existência de cheiro de gás na atmosfera se tiver essa possibilidade. Nos equipamentos, podem ser facilmente percebidas áreas com fuligem ou coloração em sinal de queima de substâncias, mudanças na cor das chamas que revelam combustão imperfeita, entre outros detalhes. Mas a melhor alternativa é a utilização de sistemas de detecção de gases nas áreas de risco .

Quais as consequências do vazamento de gás na indústria?

As maiores preocupações dos gestores das indústrias referem-se às questões de segurança. Entre as principais consequências do vazamento de gás estão os acidentes que podem ser fatais. Os gases são substâncias altamente inflamáveis e, por isso, aumentam os riscos de incêndios. Eles podem causar incêndios e, dependendo do vazamento, até explosões ou ainda asfixia dos colaboradores que ficarem expostos aos vazamentos.

Além disso, vazamento de gás aumenta o valor das faturas no final do mês em virtude do desperdício. O gestor perceberá aumentos consideráveis na hora de pagar as contas se a indústria deixar de realizar a manutenção preventiva ou preditiva para evitar vazamentos e se não tiver um sistema de detecção eficaz capaz de detectar

Quais são os riscos de vazamento de gás na indústria?

Existem diversos riscos provenientes de vazamento de gás em empreendimentos industriais. Os gases causam intoxicações e podem originar vários problemas de saúde nos colaboradores, assim como colocar a vida deles em perigo. Um problema comum é a intoxicação por monóxido de carbono que gera alguns sintomas, como problemas no pulmão, dificuldades para enxergar e tonturas.

Os colaboradores podem sentir ainda cansaço muscular, náuseas e outros transtornos, por exemplo, coloração vermelha ou rosa na pele. A intoxicação pode ser grave e por isso é importante buscar ajuda médica com urgência assim que um sintoma aparecer. O risco maior do vazamento de gás, portanto, relaciona-se com a segurança dos trabalhadores, a imagem da empresa e prejuízos financeiros.

As indústrias devem atender todas as exigências legais e realizar todas as medidas cabíveis para assegurar a segurança dos colaboradores e do patrimônio. Afinal, uma explosão pode afetar quarteirões inteiros, edificações vizinhas e levar muitas pessoas ao óbito. A negligência dos gestores poderá ser a causa de condenações judiciais e pagamento de indenizações trabalhistas.

Como evitar os riscos de vazamento de gases na indústria?

Vazamentos industriais normalmente incluem certos tipos de gás, como o gás liquefeito de petróleo (GLP), gases refrigerantes, incluindo amônia (NH3) e outros que têm finalidades específicas. Não importa qual seja o tipo utilizado na indústria, é necessário estancar o desperdício com agilidade e realizar as manutenções para a prevenção. Observe, a seguir, algumas formas de impedir os riscos decorrentes dos vazamentos!

Ambiente arejado e ventilado

Abra diariamente todas as portas e janelas para manter o ambiente arejado e ventilado. O gás é incolor e não faz barulhos, mas ao vazar, em alguns casos, pode sinalizar com o cheiro que fica no ar.

Os gases precisam sair da atmosfera para eliminar os riscos de explosão ou acidente. Se perceber o cheiro de gás em um ambiente fechado, não acenda a luz, não ligue equipamentos e nem provoque faíscas ou chamas. É preciso ventilar o ambiente para eliminar as chances de explosões e depois tentar verificar a origem do vazamento.

Manutenção preventiva

Os ativos mais propensos ao vazamento de gás necessitam de verificação periódica que deve ser incluída no planejamento de manutenção. Essa ação é fundamental para evitar o aumento no consumo, descobrir falhas nas estruturas, identificar gargalos, perceber a necessidade de reformas, substituir tubulações e realizar melhorias para impedir os escapes.

Monitoramento constante

Os vazamentos de gás são prejudiciais para a indústria e os acidentes produzem impactos muito negativos, abalam a credibilidade e afastam os clientes. Por este motivo, é crucial minimizar os riscos tomando certos cuidados ao trabalhar com essas substâncias. Monitore constantemente as conexões, emendas e tubos conforme são indicados no projeto das edificações e use as tecnologias disponíveis.

Mantenha o sistema de tubos em ambientes ventilados e, se for preciso, use grelhas de ventilação para ajudar. Treine os colaboradores para que operem os sistemas elétricos e mecânicos de modo apropriado para que fiquem livres dos perigos.

Instalação correta dos aparelhos

Garanta que os aparelhos sejam instalados corretamente por profissionais qualificados para essa tarefa. Cuide para que todos os equipamentos adquiridos sejam credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e para que as instalações sejam supervisionadas por engenheiro. Preste atenção no desgaste das máquinas e faça revisão dos componentes com vida útil.

Uso de detector de gases

Os detectores de gás são dispositivos úteis para avaliar e medir a concentração dos gases em um ambiente. Há diversos modelos que contam com tecnologia de ponta e de última geração para detectar substâncias específicas ou a combinação delas na atmosfera. O detector é indispensável para indústrias que utilizam composições tóxicas e inflamáveis.

Um detector de gás evita os acidentes e promovem a segurança de todos os envolvidos no processo produtivo. O dispositivo conta com tecnologia que detecta os gases e avisa com antecedência sobre a existência de vazamentos, disparando sinais sonoros ou visíveis assim que os níveis seguros forem ultrapassados. Com isso, evitam intoxicações, asfixias, incêndios e explosões.

Agora você já sabe quais são os riscos de vazamento de gás na indústria! Não deixe de realizar a manutenção dos detectores de gases e proteja o seu capital humano. Saiba que a Nortel disponibiliza esse e outros serviços por preço acessível para formar a parceria perfeita com as indústrias de todos os segmentos.

Gostaria de saber um pouco mais sobre os serviços ofertados pela Nortel? Acesse o site e obtenha mais informações!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!