• Elétrica
  • 22 de março de 2021

5 pontos essenciais para fazer um relatório de custos de manutenção

O relatório de custos de manutenção é uma ferramenta indispensável para a indústria. Com o auxílio dele, os gestores podem tomar decisões mais seguras e conseguem manter o negócio operando de forma produtiva e eficiente.

As atividades de manutenção são fundamentais para a performance industrial, mas devem ser conduzidas de maneira planejada. Quando isso não é feito, as chances de gastar mais do que o devido e enfrentar prejuízos são grandes.

A seguir, apresentaremos 5 boas práticas que ajudarão você a fazer um bom relatório de custos de manutenção. Quer aprender? Continue a leitura!

A importância de aprender a fazer um bom relatório de custos de manutenção

Você já parou para avaliar quanto sua empresa gasta com manutenções? Quais as ferramentas e equipamentos que mais sofrem paradas? E o tempo necessário para realizar os reparos e fazer com que a linha de produção volte a funcionar?

Todas essas questões são de grande importância, mas nem sempre são analisadas com a devida atenção. A verdade é que nem sempre os gestores acompanham os dados gerados durante os diferentes tipos de manutenção industrial.

Mas por que é tão importante aprender a fazer um bom relatório de custos de manutenção? A resposta é bem simples: quando bem elaborado, esse documento se torna um de seus grandes aliados. Afinal, registrar as ações corretamente te ajuda a controlar gastos no setor e ainda melhora sua tomada de decisão — o que garante o sucesso das mudanças implementadas e o aumento da produtividade da fábrica.

Além disso, com a ajuda de um relatório completo fica mais fácil montar um bom plano de manutenção. Ou seja, você consegue se planejar para demandas futuras e garantir que os técnicos tenham em mãos os equipamentos, materiais e EPIs necessários para a execução dos trabalhos.

Os 5 pontos essenciais para fazer um relatório de custos de manutenção

Como já mencionamos, as manutenções são procedimentos que geram custos para a indústria. Aliás, para que esses procedimentos sejam concluídos com eficiência, há diferentes tipos de gastos, como:

  • compra de itens de reparo e manutenção;
  • contratação de mão de obra;
  • compra de EPIs;
  • custos relacionados à interrupção da produção.

Não há dúvidas de que inúmeros detalhes precisam ser conferidos, visto que a atividade não apenas interfere na rotina da indústria, mas pode impactar seu orçamento. Em geral, quanto mais eficiente e econômica ela for, melhores serão os resultados do negócio.

Sabendo da dificuldade de muitos gestores em elaborar um relatório de custos de manutenção completo e útil, selecionamos os 5 pontos que não podem ser ignorados durante esse processo. Acompanhe!

1.     Defina os objetivos do seu relatório

O primeiro passo para que você consiga fazer um bom relatório é definir quais são os seus objetivos. O que você espera com esse documento? Para que ele servirá? A quem ele se destina?

Essas questões precisam ser definidas logo no início, pois ajudam a direcionar melhor as informações que serão coletadas e registradas. Afinal, existem várias razões para que ele seja produzido, como:

  • verificar quais máquinas estão gerando mais manutenções;
  • verificar os custos de manutenção de cada máquina;
  • verificar a eficiência e durabilidade das ferramentas;
  • verificar a qualidade das manutenções realizadas.

2.     Trabalhe com prioridades

Além de pensar nos objetivos do relatório, é preciso estabelecer suas prioridades. Isso porque, você terá muitas informações em mãos, mas nem todas devem ser colocadas no documento.

Quando essa etapa não é considerada, há uma chance real de que o relatório de custos de manutenção fique grande demais e repleto de dados que não são pertinentes. Lembre-se de que a ideia é ter em mãos um documento fácil de interpretar e não algo prolixo e sem foco.

Um diretor financeiro, por exemplo, precisa ter um panorama do desempenho do setor de manutenções. Já o supervisor de manutenções precisa ter acesso a detalhes dos procedimentos, a fim de encontrar pontos que podem ser otimizados para redução de custos.

3.     Elabore metas e use indicadores de desempenho

Trabalhar com base em metas é uma estratégia válida para todos os setores de uma empresa, inclusive para o de manutenções. Caso ainda não tenha esse hábito, é hora de traçar algumas metas para controle de gastos e eficiência dos procedimentos.

Obviamente, é preciso verificar se elas estão sendo atingidas. Para isso, o uso de indicadores faz toda a diferença. Eles ajudam a fazer comparações e a identificar aumentos e reduções nos custos.

Mas, atenção! Escolha com cuidado e estratégia as suas métricas de desempenho. Existem muitas, mas nem todas devem ser usadas — isso geraria perda de tempo e dificultaria a interpretação do relatório.

4.     Acrescente um checklist aos relatórios

O próximo ponto é o uso de um checklist. Essa ferramenta cria uma sequência de procedimentos a serem adotados durante as manutenções, evitando que algo deixe de ser realizado — o que poderia gerar falhas e mais gastos.

Em resumo, o checklist permite que o plano de manutenção seja colocado em prática de forma segura. Essa situação contribui para que as máquinas e ferramentas funcionem adequadamente e não causem interrupções inesperadas na linha de produção.

Entre os pontos que devem fazer parte de sua estrutura, podemos destacar:

5.     Identifique os responsáveis e o status das tarefas

Por fim, é fundamental que os relatórios tenham um campo para a identificação dos responsáveis por cada tarefa ali presente. Essa prática garante que apenas o profissional qualificado fará manutenções, além de detalhar as funções de seus colaboradores.

Também é válido que o documento traga o status das manutenções descritas. Ou seja, informe se elas estão em fase de planejamento, se estão sendo realizadas ou se já estão prontas. Com isso, todos conseguem acompanhar o andamento das ações.

Conseguiu entender todos os pontos? Precisamos destacar que uma gestão de manutenção organizada faz com que a indústria se torne muito mais produtiva e competitiva. Em um mercado tão concorrido, isso pode ser um diferencial.

Como você percebeu, o relatório de custos de manutenção tem uma função estratégica, especialmente porque ajuda a controlar os gastos do setor. Se organizar e estar atento a todos os detalhes apresentados facilita sua vida e garante um documento completo e útil.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Dessa forma você ajuda outras pessoas que têm as mesmas dúvidas!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter