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O que é Cost Avoidance? Entenda as diferenças em relação ao Saving em Compras!

Cost Avoidance
23/06/2021

O que é Cost Avoidance? Entenda as diferenças em relação ao Saving em Compras!

Ninguém discorda de que o setor de compras tem uma função estratégica dentro da indústria, não é mesmo? Exatamente por isso, os profissionais da área devem estar sempre atualizados e conhecer diversos indicadores de desempenho, como o Cost Avoidance.

Não sabe do que estamos falando? Não se preocupe! Este post reúne tudo o que você precisa saber sobre o tema. Selecionamos dicas e informações que ajudarão a conhecer melhor o conceito, a diferenciá-lo do Saving de Compras e, claro, a implementá-lo em seu negócio. Podemos começar? Faça uma boa leitura!

O que é Cost Avoidance?

Trata-se de um indicador de desempenho do setor de compras que indica custos dos quais é possível escapar. Assim, ele está relacionado às ações que evitam um aumento de despesas no futuro.

Ainda confuso? Imagine que uma indústria de bolsas precise comprar couro para a fabricação de seus produtos. A equipe de compras faz três cotações com fornecedores diferentes e adquire o insumo pelo melhor preço.

Percebeu que a prática de pesquisar e comparar gerou uma economia para a empresa? Ou seja, foi um custo evitado graças às estratégias aplicadas pelo setor de compras. Veja outros exemplos:

  • redução do percentual de reajuste de um produto já anunciado pelo fornecedor;
  • diminuição de mão de obra adicional em razão de melhorias nos processos;
  • mudança no cronograma de manutenção que reduz as paradas na produção.

O que é Saving em Compras?

É um indicador que mensura a economia financeira obtida em algumas negociações. Com isso, ele se mostra essencial para a estruturação de uma estratégia que visa potencializar os lucros da empresa.

Mas como ele funciona na prática? Imagine que uma indústria precisa comprar óculos de proteção individual e que o produto custe R$ 4,00. Durante o processo de negociação, a equipe de compras fecha o valor de R$ 3,50.

A economia de R$ 0,50 está inserida no conceito de Saving em Compras. Afinal, a empresa pagou um valor abaixo do ofertado no orçamento inicial. Veja mais alguns exemplos:

  • redução da quantidade de horas-extras feitas pelos funcionários;
  • eliminação da contratação de mão de obra temporária;
  • negociação para redução do preço de suprimentos.

Quais são as diferenças entre Cost Avoidance e Saving em Compras?

Após conhecer os dois conceitos, fica evidente que eles se parecem bastante. No entanto, é preciso ter cuidado para não os confundir, pois existem diferenças importantes a serem analisadas.

Os dois indicadores fazem parte da rotina dos compradores, especialmente os que atuam nas indústrias. Daí a necessidade de aprofundarmos no assunto e conhecermos suas particularidades. Para ajudar nessa questão, preparamos um breve e esclarecedor resumo. Acompanhe!

Custo evitado é diferente de ganho financeiro

Em primeiro lugar, você precisa entender que custo evitado é diferente de ganho financeiro. Portanto, o Cost Avoidance está ligado aos custos que o setor de compras evita, diferentemente do saving, que se trata do ganho financeiro.

Se uma lâmpada custa R$ 15 e é comprada por R$ 13, o Saving foi de R$ 2. Por outro lado, se um fornecedor informa que reajustará o contrato em 12% no mês seguinte e, por meio de negociação, você reduz para 5%, a diferença de 7% é um custo evitado.

Na prática, o Cost Avoidance é mais utilizado em grandes negociações, principalmente de matéria-prima, materiais indiretos, óleo básico e demais contratos sujeitos a reajustes.

Nem todos são considerados nos balanços e orçamentos da indústria

Como vimos, as ações de Cost Avoidance evitam investimentos no futuro. Sendo assim, tais medidas jamais geram reflexos nos balanços financeiros ou no orçamento da indústria para o próximo exercício.

Por outro lado, as ações de Saving resultam em um benefício financeiro tangível e reduzem os gastos atuais da empresa. Por isso, elas serão consideradas na elaboração dos balanços financeiros e no orçamento do ano seguinte.

Como aplicar esses conceitos na indústria?

Conhecendo os dois indicadores, afirmamos que ambos podem (e devem) ser usados pelo profissional do setor de compras. Com eles, as negociações se tornam mais produtivas e a indústria economiza e evita custos desnecessários.

Diante disso, ações ineficientes de Cost Avoidance e Saving em Compras elevam o custo de produção. A consequência disso é a necessidade de aumentar o valor final do produto ou mais investimentos em marketing e vendas.

Então, como aplicar esses conceitos na indústria e garantir sua competitividade? Veja, a seguir, as dicas que selecionamos para você!

Selecione seus fornecedores com cuidado

A escolha dos fornecedores é extremamente relevante para o funcionamento da indústria. No que se refere ao uso desses indicadores, vale dizer que o próprio mercado o ajudará. Em outras palavras, se determinado parceiro aceita negociações e outro não, é sinal de que você precisa se dedicar a essa seleção e ajustar seus contratos.

Invista em planejamento de compras

O planejamento de compras é uma estratégia que também contribui para a aplicação dos indicadores mencionados. Afinal, quando há uma previsão de demanda, as reposições são feitas de maneira coerente (no tempo e na quantidade ideal) e há mais chances de boas negociações.

Conheça as necessidades da indústria

Com ações inteligentes e estratégicas, os compradores aplicam o Saving em Compras e o Cost Avoidance nos processos de compras de diversos produtos. Para tanto, é necessário conhecer as demandas do estoque, identificando o momento certo de fazer uma nova aquisição.

Controle o orçamento de compras

Por fim, é preciso controlar o orçamento de compras e acompanhar de perto se ele está sendo cumprido. Os dados colhidos o ajudarão a otimizar suas negociações e a alcançar melhores resultados, seja gerando economia ou evitando custos no futuro.

Entendeu o que é o Cost Avoidance? E o Saving em Compras? Ambos são indicadores de grande relevância para a área de compras, ajudando a indústria a se tornar mais competitiva e lucrativa. Conforme visto, é importante que os compradores saibam diferenciá-los e colocá-los em prática em seu dia a dia. Por isso, esperamos que este post tenha sido útil e tenha esclarecido suas dúvidas.

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