• EPI
  • 17 de maio de 2021

Software para controle de EPI: quais são as vantagens de usar um?

A segurança no ambiente de trabalho é primordial para a qualidade de vida dos colaboradores. Isso mostra como é necessário haver um controle de EPI eficiente para minimizar os riscos de problemas para os trabalhadores.

Com essa postura, uma empresa se mostra comprometida com o bem-estar dos colaboradores, o que contribui, de forma intensa, para elevar o nível de engajamento. Além disso, propicia o fortalecimento de uma cultura organizacional mais voltada para o bem-estar de todos os membros da equipe.

Neste artigo, vamos destacar os procedimentos e as vantagens que abrangem o bom gerenciamento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Confira!

Entenda a importância dos EPIs

O controle de EPI é essencial para uma companhia ser mais segura e proporcionar aos coordenadores e supervisores mais condições de verificar como estão sendo adotados os processos para prevenir e minimizar os acidentes no ambiente de trabalho.

Essa ação também é relevante para os trabalhadores terem ciência de utilizar os equipamentos corretamente. Uma boa gestão dos recursos tem um grande peso na saúde ocupacional, porque influencia positivamente a proteção e a integridade física dos funcionários. Afinal, o uso correto dos equipamentos é necessário para minimizar riscos.

Uma medida indicada para o controle de EPI ser devidamente executado é pedir para o colaborador assinar um documento com informações, como o Certificado de Aprovação (CA), a data da entrega, a descrição do produto, entre outras. Nele, também é preciso ter a declaração de responsabilidade pelo recebimento dos recursos e o uso adequado.

Saiba como fazer um controle eficiente de equipamentos

Diversas ações são cruciais para executar o plano de controle de EPI com maestria. Pensando nisso, vamos apontar algumas iniciativas que ajudam a fazer essa atividade dentro das melhores práticas do mercado. Acompanhe!

Apostar na boa comunicação

A segurança do trabalho não se resume a entregar dispositivos para minimizar os riscos e os impactos dos acidentes no ambiente corporativo. É vital que haja iniciativas que priorizem a conscientização dos trabalhadores sobre o uso adequado dos equipamentos.

Essa atividade proporciona não apenas a economia de gastos, mas também, o fortalecimento da cultura organizacional voltada para a prevenção de acidentes. Usar todos os meios de comunicação possíveis faz uma grande diferença na forma como o colaborador vai assimilar as regras para o bom uso dos EPIs.

Criar a cultura das manutenções periódicas

O controle de EPI somente vai consolidar os resultados se houver um cronograma de manutenções periódicas, que deve ser seguido à risca. Uma empresa deve estar estruturada para executar essa tarefa corretamente, pois influencia positivamente o bem-estar da equipe.

Outra recomendação é orientar os trabalhadores sobre cuidados básicos com os equipamentos não descartáveis, assim como a limpeza, o momento de usá-los e a forma de utilização. Tudo isso ajuda a aumentar a vida útil dos dispositivos, gerando mais segurança e economia.

 Reconhecer o papel da tecnologia

Há diversas ferramentas qualificadas para o controle de EPI ser executado de maneira exemplar. Por outro lado, é preciso ter cuidado para escolher uma solução que realmente ajude a empresa a prevenir acidentes laborais.

O ideal é contar com sistemas que automatizem a gestão dos equipamentos, por meio da coleta de dados e do fornecimento de gráficos e relatórios. Assim, uma companhia pode verificar, com facilidade, como os dispositivos estão sendo utilizados pelos funcionários.

Essa medida é relevante para a segurança do trabalho atingir um bom desempenho e os trabalhadores reconhecerem o esforço da corporação em prevenir acidentes, o que ajuda a expandir o nível de engajamento.

Um software de ponta também colabora para a gestão de estoque dos equipamentos. Dessa maneira, é possível eliminar os riscos de ausência dos recursos necessários para minimizar a ameaça de acidentes.

Veja como funciona um software para controle de EPI

Um sistema de gestão de EPI se caracteriza por contar com mecanismos para automatizar os controles de entrega, com uma visão ampla da quantidade, local e data. Além disso, fornece informações sobre os usuários que estão utilizando os dispositivos.

O software fornece dados relativos ao momento em que um colaborador requisita um EPI. Em um monitor, é possível conferir os itens solicitados. Após a verificação, o usuário valida a atividade por senha ou biometria. Assim, o processo fica todo registrado no sistema, o que evita erros de comunicação.

A Nortel conta com o Alianza, um inovador sistema de gestão, controle e entrega dos equipamentos de segurança, cuja meta é automatizar a gestão, o que beneficia todos os setores de uma empresa.

Esse software disponibiliza uma série de dados sobre o uso dos dispositivos, viabilizando uma série de ações cruciais para a administração eficiente dos recursos, como:

  • gerenciamento otimizado com envios de relatórios;
  • controle mais efetivo na requisição de materiais;
  • documentação precisa das atividades por fichas de entrega automatizada.

Já a máquina de EPI, que roda com o sistema Alianza, se caracteriza por ser inserida nas fábricas para que os trabalhadores possam pegar os equipamentos de segurança de forma fácil e rápida.

Fique atento às vantagens

Há uma gama de benefícios em apostar em um sistema de gestão de EPI. Um dos mais importantes se refere à diminuição de despesas, porque é possível a ferramenta fornecer dados sobre o uso dos dispositivos de segurança por trabalhador.

Dessa maneira, é mais fácil constatar se os recursos estão sendo desperdiçados por perda ou por qualquer outra razão. Com informações bem consolidadas, a empresa pode adotar medidas para o uso mais adequado dos equipamentos, o que aumenta a vida útil e reduz os gastos com aquisição e manutenção.

Graças a um software avançado, uma empresa pode receber avisos, alertas e relatórios sobre o uso dos EPIs. Isso ajuda na gestão do processo e na automatização do controle do estoque, pois haverá informações sobre a entrega do equipamento e o número dos dispositivos que ainda podem ser usados.

Um sistema avançado também colabora para evitar erros nos registros e integrar diversas unidades. Isso é fundamental para a administração dos estoques ser feita seguindo boas práticas do mercado.

Mais uma vantagem marcante é aperfeiçoar o controle dos prazos de vencimento dos EPIs e da data do certificado de aprovação (CA). Esse procedimento é necessário para a troca dos equipamentos ser feita na data certa, evitando o uso equivocado dos recursos.

À medida que uma companhia adota regras claras sobre o controle de EPIs, maiores são as chances de alcançar bons resultados com a política de segurança do trabalho. Sem dúvida, isso é primordial para conquistar a confiança da equipe e elevar o nível de produtividade.

Se está em busca de soluções adequadas para o bem-estar dos trabalhadores, entre em contato conosco agora mesmo! Queremos ajudar a sua marca a estar cada vez mais presente no dia a dia do público-alvo.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter