fbpx

Saiba como instalar um chuveiro de forma correta!

como puxar fiação para chuveiro
20/12/2021

Saiba como instalar um chuveiro de forma correta!

Na instalação de um chuveiro elétrico, é comum que muitas pessoas fiquem com receio, pois, afinal, é preciso ter atenção e cuidado quando o assunto é água e eletricidade. Diversos fatores estão envolvidos para a instalação de equipamentos elétricos, como dimensionar fiação para o chuveiro, potência, corrente do disjuntor e tensão da rede.

No entanto, essa não é uma tarefa complicada e pode ser feita pela própria pessoa, desde que sejam consideradas algumas precauções para evitar riscos e, assim, poder chegar em casa e tomar um banho quente e relaxante depois de um dia de muito trabalho.

Para entender mais sobre esse assunto, preparamos este artigo para ajudar você a realizar a instalação correta da fiação do chuveiro. Acompanhe!

Quais são os cuidados necessários para instalar um chuveiro?

Antes de iniciar a instalação de um chuveiro, é necessário tomar alguns cuidados essenciais para evitar acidentes. Primeiramente, jamais realize esse tipo de serviço descalço ou molhado. Sempre utilize sapatos com sola de borracha, como sandálias e chinelos, para ajudar na proteção contra choques elétricos.

Também assegure que a escada esteja em boas condições para uso, com revestimento de borracha nos pés. Além disso, faça o uso de ferramentas adequadas para que seja evitado o contato com partes energizadas.

Posteriormente, certifique-se de que o produto escolhido tenha o selo do Inmetro e se a seção dos cabos elétricos é compatível com a corrente elétrica consumida do chuveiro. Identifique e desligue o disjuntor responsável pela proteção do circuito do chuveiro ou desligue a chave geral que fica no quadro de energia.

Certifique-se de que a potência do equipamento e a tensão elétrica são compatíveis com o disjuntor e fiação da residência. Também deve verificar o fechamento do registro, para que a água no encanamento do chuveiro não saia.

O que você deve saber para instalar um chuveiro?

Embora pareça um procedimento simples para algumas pessoas, há alguns itens que são necessários para que a instalação da fiação do chuveiro seja realizada adequadamente. Alguns fatores, quando considerados, zelam pela sua segurança e fazem toda diferença para o bom funcionamento do chuveiro. Veja quais são eles.

Cores da fiação

Dependendo da tensão do chuveiro, haverá cores de fiação diferentes para a caixa de ligação. Para 127 volts há três cabos, sendo um verde para a função de terra, um azul para o neutro e um terceiro fio que corresponde à fase, podendo ser vermelho, preto, branco ou amarelo. Já para os chuveiros de 220 volts, na caixa de ligação terá apenas dois condutores da mesma cor para a fase e um cabo verde destinado ao fio-terra.

Possibilidades de emenda de fios

As emendas podem ser utilizadas para instalação do chuveiro, porém, devem ser realizadas com extremo cuidado. Isso porque uma emenda feita de forma errada pode acabar não resistindo ao aquecimento, causando pane e outros danos que prejudicam completamente a instalação.

Para cada tipo de emenda há um procedimento específico que jamais terá as mesmas características mecânicas do uso do conector ou um cabo fundido. Contudo, para reduzir essas diferenças ao máximo, as emendas devem ser bem executadas, considerando:

  • evitar a parte de contato da emenda com a capa plástica;
  • utilizar o alicate para apertar bem as emendas;
  • observar para que os finos não sejam danificados com os apertos demasiados.

Outra possibilidade muito utilizada e segura para realizar a s conexões é considerar conectores de emendas, que facilita e agiliza o processo de emenda dos condutores.

Função do disjuntor

Para evitar um curto circuito os disjuntores são fundamentais. Eles são dispositivos que têm como função suportar uma corrente elétrica, pois, caso haja uma sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor será acionado para interromper.

Desta forma, além de saber como realizar a instalação elétrica, é essencial adquirir um disjuntor bem dimensionado, com curva adequada e a corrente conforme a do chuveiro para que ele só desarme em circunstâncias adequadas.

No mercado, é importante ter atenção e comprar o disjuntor com a corrente correta para proteger a ligação do chuveiro, sendo que as principais capacidades são: 25A; 32A; 40A; 50A; 63A; 70A e 80A.

Potência e tensão

Outro ponto a observar é em relação às informações técnicas, como a potência e a tensão. No mercado existem chuveiros em 110v e 220v, e esta deve estar dentro da tensão da instalação elétrica da residência. Já a potência em watts é a capacidade que o chuveiro tem de esquentar mais ou menos.

Uma potência baixa pode ter um menor custo no momento da compra, mas também esquenta menos. Na embalagem do chuveiro, é possível verificar tanto a tensão quanto a potência, sendo os mais comuns de 5500W e 7500W.

Corrente elétrica

Esse item diz respeito à capacidade de corrente que o disjuntor precisa suportar. Para isso, basta dividir a potência pela tensão do chuveiro. Por exemplo, um chuveiro de 7500W dividido por 220v, terá 34, que corresponde à corrente do circuito.

Cada seção nominal do condutor elétrico em mm² suporta uma corrente máxima. Com isso, é fundamental especificar e instalar corretamente o condutor elétrico no chuveiro.

Com esse número em mãos, é possível comprar os condutores corretos para a instalação do chuveiro, para suportar a corrente elétrica consumida. Os condutores devem suportar uma tensão igual ou superior à indicada para que, assim, seja possível evitar possíveis problemas.

Agora que você já sabe como realizar a instalação do chuveiro com sucesso, que tal receber mais informações valiosas como esta? Então assine a nossa newsletter para que possamos enviar novos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!