Todo eletricista precisa ter como equipamentos o alicate amperímetro e um multímetro para medir as tensões e correntes elétricas. O conhecimento sobre o funcionamento e as diferenças entre esses itens pode proporcionar diferenças em seus resultados no dia a dia, até mesmo para um profissional já experiente.
Isso porque dominar e colocar em prática os conceitos da eletricidade pode ser um grande diferencial nos serviços, já que, para entender as necessidades de uma carga e o consumo em uma instalação, é fundamental saber realizar a medição elétrica.
Por isso, preparamos este artigo para que você saiba o que é o alicate amperímetro, seu funcionamento, sua aplicabilidade e os diferenciais relacionados ao multímetro. Continue a leitura e confira!
Esse é um instrumento de medição de corrente elétrica, com unidade de medida em amperes, que faz referência ao seu nome. O alicate amperímetro é comumente utilizado em diversos tipos de indústria, especialmente na área de engenharia e serviços elétricos.
Seu funcionamento é simples, já que a técnica de medição da corrente é fundamentada nas leis do eletromagnetismo. Assim, o campo eletromagnético é gerado quando a corrente elétrica percorre o condutor.
Para isso, basta que o usuário coloque as pinças do alicate no condutor. Posteriormente, a corrente elétrica da carga produz um fluxo de energia alternada que impulsiona a parte metálica do equipamento a realizar uma tensão induzida internamente.
Essa indução é feita em uma bobina no interior do alicate, que gera uma corrente de energia que passa por um dispositivo que faz a leitura e os cálculos, gerando, na tela do aparelho, o valor representado na corrente do circuito. Desse modo, o condutor não precisa ser interrompido para que a corrente que passa por ele seja medida, pois essa conferência é feita por meio de suas pinças.
O alicate amperímetro serve para realizar a medição da energia elétrica. Essa função é essencial para conferir se a corrente elétrica está conforme o esperado, isto é, percorrendo de maneira adequada o equipamento. Diante disso, é possível garantir que o sistema elétrico esteja estável e sem a chance de apresentar riscos.
Ambos os equipamentos são importantes para assegurar uma manutenção elétrica de qualidade e eficiente, podendo ser complementares entre si. No entanto, o alicate amperímetro e o multímetro são itens completamente diferentes.
O amperímetro estabelece os valores de amperes e volts, tratando-se de um equipamento de medição de corrente. Já o multímetro está relacionado com a capacidade de realizar medições de outras grandezas elétricas, como resistência, sendo uma ferramenta utilizada para medir tensão. Assim, desde que sejam bem conservados e utilizados de modo adequado, ambos podem apresentar bons resultados esperados.
O alicate amperímetro é indicado para trabalhos que têm a necessidade de medir correntes de eletricidade altas, podendo atingir de 1.000 a 2.500 amperes, utilizando a garra do próprio equipamento e o acessório flexível oferecido em alguns modelos.
Por outro lado, o multímetro realiza medições em miliunidades, isto é, miliohms, milivolts e miliamperes, e, embora permita medições de corrente elétrica, sua medição é limitada por um curto período e a, no máximo, 20 amperes. Por isso, o uso do multímetro é mais apropriado para serviços com sistemas eletrônicos e elétricos.
Diante disso, o alicate amperímetro e o multímetro podem ser úteis em diversas situações, tais como:
Tanto o alicate amperímetro quanto o multímetro são equipamentos importantes que podem fazer diferença nos resultados e na manutenção elétrica em diversas situações, mas desde que sejam utilizados de forma assertiva e eficiente. Por isso, é fundamental atentar para algumas dicas, tais como:
Para evitar acidentes e garantir a vida útil desses equipamentos, é preciso utilizá-los de maneira correta e ter alguns cuidados simples. Dentre os mais recomendados, estão os seguintes.
Jamais substituir o fusível original do equipamento por um mais barato – tanto o alicate amperímetro quanto o multímetro seguem normas de segurança específicas, com características próprias. Uma alteração nesses itens pode fazer com que a sobrecarga queime o aparelho, além de chegar à sua mão.
Evitar comprar equipamentos sem qualidade e baratos – instrumento que não contém anúncios de especificações de segurança pode resultar em acidentes. Por isso, é preciso ter cuidado e atentar para as marcações de testes laboratoriais descritas nos aparelhos, para que esses atendam aos padrões de segurança.
Desenergize o circuito de trabalho – sempre que possível, verifique a necessidade de desenergizar o local de trabalho antes de entrar, a fim de garantir a segurança conforme estabelece a norma regulamentadora NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Para solucionar um problema de elétrica de maneira eficiente, vale a pena utilizar de forma complementar o alicate amperímetro e o multímetro. No entanto, é fundamental conhecer as categorias de aplicação e as características de cada instrumento, definidas de fábrica, antes de manuseá-los.
Isso porque cada tipo de circuito dos equipamentos foi projetado para ser executado com a segurança correta. O uso indevido dessas ferramentas elétricas de medição pode levar a outras medidas inadequadas, além da possibilidade de queimar o aparelho e colocar em risco a qualidade do trabalho e a integridade física do profissional.
Em vista disso, entender as diferenças e a aplicabilidade do alicate amperímetro e do multímetro é essencial antes de realizar a compra, pois esses são diferenciais que podem resultar em um trabalho seguro e de qualidade.
Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário para que possamos saber a sua opinião.