A área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) busca prevenir e reduzir o número de acidentes ou doenças ocupacionais no ambiente laboral. Veja a importância disso!
Mais de 2,4 mil pessoas morreram em acidentes de trabalho apenas em 2021, no Brasil. O levantamento é do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, vinculado ao Ministério do Trabalho, e aponta ainda que esse número é 30% maior que no ano anterior. Mais que isso: ele demonstra a importância – e a urgência – de se investir em estratégias que consigam prevenir tais acidentes e tornar o ambiente de trabalho mais seguro e íntegro para as pessoas que o frequentam. Para isso, existe o departamento de Saúde e Segurança no Trabalho.
O departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, também conhecida como pela sigla SST, é um conjunto de regras, normas e procedimentos que trabalham para melhorar a segurança dos profissionais em seus locais de trabalho. Essas determinações buscam estimular a prevenção e redução do número de acidentes ou de doenças ocupacionais, uma vez que os casos seguem aumentando cada vez mais nos últimos anos.
Diante dessa realidade, no Brasil é obrigatório que as empresas invistam em medidas de segurança do trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), juntamente com as Normas Regulamentadoras (NR’s), por exemplo, determinam que a empresa deve identificar as ameaças do ambiente de trabalho e implementar ações de segurança do trabalho, oferecendo uma boa infraestrutura e profissionais capacitados para acompanhar o cumprimento dessas medidas. Além disso, a organização deve instruir seus colaboradores sobre as precauções para evitar acidentes.
Como órgão responsável por regulamentar a SST, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também está à frente das chamadas Normas Regulamentadoras (NRs), que abrangem uma série de medidas relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Dentro do MTE, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) fica encarregado de inspecionar as condições laborais nas empresas brasileiras e incentivar a criação de políticas públicas de incentivo às boas práticas de segurança do trabalho.
A necessidade de garantir um ambiente seguro e com condições adequadas aos colaboradores vai além da obrigatoriedade determinada pela legislação. Nesse sentido, a pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que mencionamos anteriormente, demonstra também que o Brasil registrou 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) entre 2012 e 2021. Nesse mesmo período, o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.
Para evitar que essa realidade se mantenha ou fique ainda pior, é imprescindível que as empresas façam a sua parte e tomem a iniciativa na busca por mais integridade e segurança do trabalho. E isso pode começar com o cumprimento dos pilares da SST, definidos pela Organização Internacional do Trabalho. Os principais são:
As medidas de SST visam principalmente a proteção da integridade do trabalhador, mas elas também trazem benefícios para a gestão. Veja quais são as principais vantagens de seguir à risca todas as orientações:
Todas as atividades laborais expõem o trabalhador a algum tipo de risco ou ameaça. Alguns mais, outros menos. O fato é que eles podem estar em qualquer lugar, seja no próprio ambiente (com riscos físicos, químicos e biológicos) ou de forma ocupacional (com riscos ergonômicos e mecânicos).
Por isso, quando a empresa toma os cuidados mínimos necessários, essas ameaças reduzem consideravelmente, protegendo o trabalhador de qualquer coisa que possa vir a afetar sua saúde ou sua integridade. Um ambiente onde todos se sentem seguros e saudáveis é muito mais agradável para a realização das atividades profissionais.
Quando o ambiente de trabalho não é seguro aos trabalhadores, os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais aumentam consideravelmente. A empresa, por sua vez, precisa arcar com as consequências desse descuido e imprudência — que, muitas vezes, vem em forma de prejuízos financeiros e podem custar caro para o negócio. Por exemplo:
Portanto, a melhor forma de evitar ou, então, de minimizar a ocorrência de problemas dessa natureza é investir na implantação de medidas de SST. Isso não só garante o cumprimento da legislação e diminui as chances de prejuízos financeiros, como também potencializa os resultados do negócio e assegura a integridade física das pessoas que circulam ali.
Um espaço seguro e saudável torna tudo mais fácil: o trabalho flui, as pessoas conseguem manter o foco na execução de suas atividades e todo o clima emana tranquilidade. A fórmula para isso não tem mistério: quando as condições do ambiente são adequadas, os riscos de acidentes caem e a saúde do trabalhador é preservada, reduzindo afastamentos de longo prazo e contribuindo para manutenção da capacidade laboral do trabalhador.
Com menos acidentes, também há menos chances de as atividades serem interrompidas. Consequentemente, o engajamento e desempenho da equipe ficam mais evidentes e a produtividade aumenta — o que também reflete no crescimento do faturamento da empresa.
Uma empresa preocupada com o bem-estar das suas pessoas e que oferece condições de trabalho ideais é vista com bons olhos e se torna muito mais respeitada no mercado. Por meio de medidas simples, mas que fazem toda a diferença, elas conseguem transmitir uma imagem sólida de responsabilidade social, o que cria e consolida uma reputação positiva perante a concorrência. Além disso, essa postura cuidadosa também ajuda a fidelizar clientes, atrair talentos, garantir valor de mercado e fechar mais negócios.
Garantir a saúde e a segurança do trabalho é um grande desafio para as empresas atualmente, mas um passo extremamente necessário para oferecer mais proteção aos profissionais.