• Datacenter
  • 3 de novembro de 2021

Sistema de cabeamento estruturado: o que saber para implementá-lo?

Vamos imaginar uma indústria com muitos funcionários trabalhando em diversos maquinários e computadores, sendo preciso conectar dados a informações referentes às funções desempenhadas. Neste cenário, é essencial contar com uma estrutura, que viabilize a conexão de todos a uma rede compartilhada, concedendo todos os dados da organização.

É aí que entra um sistema de cabeamento estruturado. Ele é um importante aliado das empresas, viabilizando maior durabilidade do seu maquinário e dos seus computadores e, também, a otimização das conexões entre as redes elétricas existentes.

Neste post, falaremos sobre cabeamento estruturado, sua importância, vantagens e como implementá-lo. Acompanhe!

O que é um sistema de cabeamento estruturado?

Um sistema de cabeamento estruturado é um conjunto de produtos de cabeamento e conectividade, que integra voz, dados, vídeo e vários sistemas de gerenciamento de uma indústria (como alarmes de segurança, acesso de segurança, sistemas de energia etc.).

Ele nada mais é que uma infraestrutura de cabeamento de telecomunicações, formada por muitos componentes padronizados menores. Além disso, é um sistema flexível, que pode ser implementado em uma variedade de ambientes, desde centros de dados a locais de produção das indústrias.

Esse sistema de cabeamento permite a comunicação entre os servidores, que fazem o armazenamento de dados e dos sistemas de TI, e os terminais periféricos da rede. Em suma, ele viabiliza a conexão à rede de telecomunicações em uma empresa.

Qual é a importância desse sistema?

Quando feito corretamente, um sistema de cabeamento estruturado pode tornar as operações do dia a dia muito mais eficientes e sem gargalos. O cabeamento desorganizado pode causar grandes problemas de conectividade, devido ao emaranhado de fios. Não existe uma maneira única de criar um sistema de cabeamento estruturado para as empresas.

Os especialistas em cabeamento de rede podem projetar, desenvolver e instalar uma solução de cabeamento personalizada, com base nas demandas e nas necessidades do negócio. Isso permite que a empresa organize e proteja com eficácia seus cabos de voz, dados e rede. Tornando, assim, todos os processos mais eficientes e aumentando a produtividade da indústria.

O que observar antes de implementá-lo?

É preciso tomar alguns cuidados na implementação do sistema de cabeamento estruturado. Veja alguns deles!

Contrate profissionais credenciados

É de extrema importância contar com os serviços de profissionais credenciados na implementação do sistema de cabeamento estruturado em sua empresa. Afinal, eles executarão toda a padronização do cabeamento de telecomunicações, a fim de conquistar os melhores resultados para os processos do negócio.

Logo, jamais abra mão de contratar os melhores profissionais do mercado, que sejam devidamente capacitados e tenham registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

Observe a rede elétrica do local

Outro ponto muito importante é observar se a rede elétrica de toda a indústria realmente suporta diversos equipamentos, que estejam conectados. O que ocorre é que essas estações, frequentemente, apresentam muitos dispositivos ligados, gerando um enorme consumo de energia no local.

É muito importante ter esse cuidado, pois uma estrutura elétrica inadequada, com muitos cabos de alta tensão, pode desencadear em um curto-circuito, causando acidentes graves e muitos prejuízos. Por essa razão, também é essencial analisar se o aterramento elétrico feito respeita, de fato, todas as normas da ABNT.

Faça um ótimo acabamento

Outro elemento muito importante é fazer um ótimo acabamento no cabeamento estruturado, pois ele trabalha com diversos fios e, em geral, mexe com toda a estrutura da indústria. Logo, essa mudança na estrutura elétrica deve ser a mais imperceptível possível para quem entra nos departamentos da empresa.

O fato é que um trabalho bem-feito precisa dar prioridade a segurança, discrição e estética em ambientes onde são instaladas fibras ópticas e cabos. Alguns elementos que fazem parte do acabamento e precisam ser considerados na contratação são itens de proteção para fibra óptica, bandeja, adaptador para furo na parede, plaquetas de identificação, protetor de emenda e conector para perfil flexível.

Quais são as vantagens de optar por esse sistema de cabeamento?

São muitos os benefícios de implementar um sistema de cabeamento estruturado. Conheça alguns deles!

Simplicidade

Há um alto nível de simplicidade e objetividade em um sistema de cabeamento estruturado. Muitos dispositivos e equipamentos de TI diferentes são usados ​​ao mesmo tempo em um ambiente de escritório convencional. Logo, operar tudo em um único sistema exclui a complexidade de ter muitas infraestruturas de fiação no local.

Com esse sistema, caso ocorra um problema, é muito mais fácil identificá-lo e resolvê-lo. Ou seja, a empresa gasta muito menos tempo e dinheiro a longo prazo.

Custo-benefício

O cabeamento estruturado é uma solução muito econômica e com ótimo custo-benefício. A rede altamente flexível e escalável disponibilizará um fluxo contínuo de dados e conseguirá lidar com as altas demandas exigidas.

Dessa forma, maximizará a produtividade e o desempenho dos negócios. Esse sistema de cabeamento também minimiza custos de manutenção e energia, além de eliminar o tempo e o dinheiro investidos para localizar e corrigir problemas na rede.

Flexibilidade aprimorada

Outro grande benefício é o fato de o sistema disponibilizar um nível aprimorado de flexibilidade, viabilizando a otimização do desempenho e impulsionando o crescimento da empresa. Isso se deve ao fato dele suportar mudanças, adições e alterações de modo fácil e rápido, diminuindo o tempo de instalação, de forma drástica, e assegurando a adaptabilidade recomendada para quaisquer alterações de infraestrutura de rede.

Essa flexibilidade também torna o sistema fácil de desmontar e mover para um novo local do escritório, por exemplo.

Risco reduzido de inatividade

O fato é que existe um alto risco de erro humano, devido às várias estruturas de cabeamento desorganizadas, podendo levar a interrupções no fluxo de trabalho e também tempo de inatividade da rede. Portanto, um sistema de cabeamento bem planejado também significa solução de problemas, afinal, é mais fácil identificar e retificar falhas de forma rápida.

Otimização da estrutura elétrica

Em comparação com outros tipos, o cabeamento estruturado é mais flexível e organizado. Ele oferece uma otimização da rede elétrica, além de um desempenho previsível, e viabiliza acréscimos ou alterações em seus dados e sistemas de telecomunicação, sem interromper as operações. Isso também ajuda sua empresa, em relação a todos os tipos de avanços tecnológicos futuramente.

Como a Nortel Suprimentos pode ajudar?

A Nortel é uma empresa fornecedora de suprimentos em MRO e sua principal função é distribuir materiais de manutenção, reparo e operação, atendendo às demandas de clientes com agilidade e eficiência. Ela disponibiliza todos os materiais necessários para implementação do sistema de cabeamento estruturado na indústria.

Seu maior diferencial está no atendimento e também compreensão das necessidades do cliente, reduzindo custos e maximizando a agilidade e a disponibilidade dos produtos. O fato é que um fornecedor integrador em MRO trabalha de forma interna em seus clientes.

Só na Nortel, você consegue achar a solução certa para simplificar esse processo de implementação do sistema de cabeamento.

Como vimos, um sistema de cabeamento estruturado pode trazer muitos benefícios para as empresas. É importante ressaltar que apenas uma empresa especialista em distribuição de suprimentos pode oferecer materiais de primeira linha, a fim de fazer o processo de implementação com muita eficiência e segurança. Somente assim, será possível oferecer uma rede de qualidade e evitar gargalos com tráfegos e congestionamentos.

Viu como o sistema de cabeamento pode ser vantajoso? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a Nortel e garanta o melhor sistema de cabeamento!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter