fbpx

Treinamento na indústria 4.0: quais são as melhores práticas?

Treinamento industria 4.0
28/07/2021

Treinamento na indústria 4.0: quais são as melhores práticas?

O que você sabe sobre treinamento na indústria 4.0? Apesar de muito importante, o tema gera diversas dúvidas em gestores e profissionais do setor. Porém, não há meio termo: para extrair todo o potencial das tecnologias disponíveis, seu time deve ser capacitado!

A verdade é que distribuir tarefas aos funcionários sem que eles tenham conhecimento e informações necessárias dificulta a operação e ainda gera riscos. Sendo assim, é hora de conhecer as melhores práticas para a capacitação de equipes na indústria do futuro!

Por que investir em capacitação na indústria 4.0?

A indústria 4.0 é marcada pelo intenso e estratégico uso da tecnologia. Logo, é essencial contar com profissionais que estejam aptos a manusear e extrair todo o potencial dos recursos disponíveis.

Em resumo, não há como alcançar a máxima performance sem colaboradores treinados. Trata-se de um processo fundamental para a melhoria contínua de tarefas e, também, para a segurança dentro das fábricas.

Quando bem executados, os treinamentos contribuem para o perfeito alinhamento entre as necessidades da indústria, as habilidades da equipe e as tecnologias incorporadas pela transformação digital. Tudo o que um gestor deseja, não é mesmo?

Quais são as melhores práticas de treinamento na indústria 4.0?

Big Data, IoT, Inteligência Artificial na indústria… Inúmeros recursos e tecnologias fazem parte do cotidiano das empresas que já aderiram a essa transformação. Elas são capazes de promover verdadeiras revoluções, mas é preciso dominá-las.

Pensando nisso, selecionamos algumas boas práticas que certamente ajudarão a conquistar um time de alta performance, totalmente capacitado para atuar no cenário da quarta revolução industrial. Confira!

Adaptação às novas tecnologias

O gestor da indústria do futuro deve ter em mente que inúmeras tecnologias farão parte do dia a dia na fábrica. Exatamente por isso, ele deve se preocupar em assegurar que sua equipe esteja adaptada aos novos recursos.

Busca pela melhoria contínua dos resultados

Jamais se esqueça que a tecnologia é sua aliada na busca pela máxima performance. Por isso, tenha foco na melhoria contínua dos resultados. Ou seja, em corrigir falhas, superar obstáculos e aprimorar as habilidades de seus colaboradores.

Análise dos pontos fortes e fracos dos colaboradores

Ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Principalmente em um contexto de inovação e implementação de novos recursos, é normal que os funcionários tenham dúvidas e dificuldades. Para amenizar o problema, é interessante mapear e identificar os pontos fortes e fracos do seu time.

Uso adequado dos EPIs

Por fim, não há como deixar de lado a importância do uso dos EPIs. Eles garantem a proteção da saúde e a integridade física de seus funcionários e devem ser levados a sério, especialmente no cenário industrial — repleto de máquinas e perigos.

Como executar essas boas práticas?

Você já conhece as boas práticas para treinamentos de equipes, mas deve estar se perguntando: como é possível colocá-las em prática?

Apesar de gerar insegurança e dúvidas em muitos gestores, não há o que temer! Promover bons treinamentos e conquistar um time de profissionais capacitados e prontos para atuar com as tecnologias e recursos da indústria 4.0 não é uma tarefa impossível.

Continue a leitura e aprenda a executar as principais estratégias!

Capacite de verdade

Se é para treinar, que o treinamento seja muito bem realizado! Por isso, invista em capacitações aprofundadas, que apresentem as tecnologias e máquinas e que demonstrem como elas podem tornar as tarefas mais simples e rápidas.

A ideia é montar um cronograma, planejar as capacitações e se esforçar para que sejam proveitosas. Esses momentos devem servir de aprimoramento profissional, repassando conhecimentos de verdade.

Adapte os treinamentos às demandas da indústria e dos funcionários

Nenhuma empresa é igual à outra, assim como nenhuma equipe tem as mesmas deficiências e necessidades. Portanto, o plano de capacitações deve ser personalizado e considerar as suas próprias demandas.

Ao mapear as soft e hard skills do seu time, fica mais fácil definir as tecnologias e processos que precisam ser trabalhados com mais profundidade. Daí a importância de executar uma gestão baseada em dados e de acompanhar os resultados alcançados.

Conte com suprimentos de qualidade

Não adianta investir em treinamento se os seus suprimentos, ferramentas e equipamentos não forem de qualidade. Na verdade, isso seria um grande desperdício de tempo e atrapalharia o desenvolvimento da empresa.

Sendo assim, selecione seus fornecedores com critério e compre insumos de boa procedência. Isso é ainda mais importante no caso dos EPIs, pois eles protegem seus funcionários e garantem um ambiente fabril seguro e produtivo.

Qual a importância da automação e segurança do trabalho nesse contexto?

Falar sobre segurança do trabalho é sempre muito importante. No entanto, quando abordamos o contexto da indústria 4.0, é preciso ficar atento a alguns detalhes que chamam a atenção.

Como você sabe, vivenciamos uma fase de transformação e inovação dentro das fábricas. Há pouco tempo, muitos ainda temiam que as máquinas fossem eliminar a mão de obra humana, mas não é bem isso que acontece.

Na prática, a tecnologia surge como aliada da indústria e do bom profissional. Aqueles que se capacitam e aprendem a conviver e aproveitar os benefícios da automação têm lugar garantido na indústria do futuro.

Diante disso, não é difícil visualizar a interação entre automação e segurança do trabalho. Quando alinhados, esses processos garantem um ambiente industrial muito mais produtivo e livre de acidentes.

Com treinamento eficiente, os colaboradores aprendem a manusear o maquinário e a usar os EPIs corretamente. Como resultado, eles exercem suas funções com eficiência e sem se expor a riscos desnecessários.

Além disso, há a automação de eliminar processos repetitivos e meramente burocráticos, tornando o dia a dia mais simples e motivador. A tecnologia é, portanto, um pilar para que a indústria opere em sua máxima performance e com colaboradores protegidos.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre treinamento na indústria 4.0? O tema está em alta e tem uma grande relevância para o setor. Aliás, todo gestor que se preocupa com resultados e busca se destacar no mercado deve estar atento às boas práticas apresentadas. Por isso, não perca mais tempo e comece a executar essas estratégias no seu dia a dia.

Este post foi útil para você? Então não deixe de assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades do nosso blog!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!