• Indústria
  • 8 de novembro de 2022

As tendências da indústria 4.0 no mundo pós-pandemia

Com potencial transformador no cenário fabril que gera altas expectativas, a indústria 4.0 apresenta diversas tendências para o futuro.

Depois de dois anos de incerteza por conta da pandemia da Covid-19, diversos setores estão passando por um processo de reestruturação. Na indústria, diversas empresas enfrentaram dificuldades severas e foram afetadas de forma significativa por conta da escassez de matérias-primas e falta de demanda de produção.

Atualmente as corporações do setor industrial, sobretudo as que já adotaram tecnologias relacionadas à indústria 4.0, estão se tornando mais competitivas e com processos de produção mais inteligentes e eficientes. Isso é resultado de uma visão diferente de mercado por conta dos reflexos da pandemia, mas também pela necessidade de expandir as tecnologias que podem mudar a maneira de gerir os negócios.

Conheça as expectativas do mundo pós-pandêmico na indústria e saiba quais são as tendências esperadas para transformar o setor.

Indústria 4.0 no cenário pós-pandêmico

Após momentos de instabilidade causados pela pandemia, empresas do mundo todo sentiram os reflexos negativos na economia e precisaram se adaptar de alguma forma para superar as dificuldades.

Enquanto alguns setores específicos tiveram seu crescimento acelerado devido à alta demanda nos períodos mais rigorosos da pandemia, outros sentiram o impacto de maneira mais severa.

Esse foi o caso das indústrias. Com falta de matéria-prima, necessidade de cortes de gastos e instabilidade na procura por determinados produtos e serviços, o setor industrial passou por momentos difíceis.

Entretanto, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), mostrou que apesar dos efeitos negativos, empresas que já contavam com estratégias relacionadas à indústria 4.0 tiveram um resultado melhor.

Compreendendo a indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial, conhecida como indústria 4.0, propõe inovações no mercado por meio da união de tecnologias físicas e digitais, com ferramentas estratégias relacionadas à inteligência artificial, internet das coisas, automação industrial, entre outros.

A revolução leva, de maneira geral, as empresas a um patamar de transformação digital que impacta na economia da corporação, nos processos fabris e na sociedade como um todo, que é direta ou indiretamente relacionada à indústria.

Com aspectos que só trazem mudanças positivas e um melhor posicionamento das fábricas, naturalmente as tendências do setor industrial no cenário pós-pandemia giram em torno da indústria 4.0.

A expectativa é de que cada vez mais empresas busquem inovação e tecnologia, colocando o Brasil no mapa da transformação digital.

Confira na sequência algumas das maiores tendências para o mundo pós-pandêmico na indústria 4.0.

Internet das Coisas (IoT)

Tendência em diversos setores, a IoT permite uma ligação entre dispositivos conectados à internet. No cenário da indústria, a internet das coisas permite comunicação entre máquinas e equipamentos, aprendizado de máquina, controle de operações de forma remota, entre outras tecnologias que tornam o setor industrial mais assertivo e eficiente.

Muito mais do que levar a tecnologia para as fábricas, a utilização de IoT leva economia e produtividade nos processos.

Automação industrial

Cada vez mais presente em empresas, a automação industrial tem inúmeros benefícios para a indústria. Dentro desse contexto, softwares, hardwares e equipamentos específicos são mais presentes nos processos, gerando autonomia da fábrica.

A automação permite a criação de estratégias mais assertivas durante o processo fabril, com máquinas trabalhando de maneira inteligente para adequar os sistemas, com o objetivo de garantir um resultado sem chances de erros.

Essa tecnologia leva mais economia e segurança, uma vez que permite que trabalhos mais perigosos sejam executados por equipamentos, sem apresentar risco aos colaboradores.

Além disso, as atividades podem ser realizadas de forma muito mais rápida quando feitas por máquinas inteligentes, otimizando o tempo de produção e permitindo que a mão de obra humana seja direcionada para outros trabalhos específicos.

Inteligência Artificial (IA)

Grande conhecida de diversos setores, a inteligência artificial é uma tendência para a indústria. Com métodos avançados e inovadores, essa tecnologia tem como objetivo aprimorar a análise de dados gerados pelos sistemas da empresa.

A inteligência artificial deve ocupar espaço importante em setores que lidam com as estratégias e otimização de processos, uma vez que permite a geração de informações que traçam padrões de funcionamento das fábricas.

Energia renovável

A sustentabilidade é uma pauta que vem ganhando força em todo o mundo. Nas indústrias, o uso de métodos de energia renovável chega como uma tendência para os próximos anos.

O setor é um dos que consome energia de forma bastante significativa, o que pode causar um impacto negativo no ambiente quando esse consumo não é feito de forma sustentável.

Além de ser uma prática sustentável cada vez mais cobrada pelos consumidores, a utilização de fontes de energia renováveis gera mais economia às empresas que as adotam.

O uso de painéis de energia solar, por exemplo, é uma forma promissora de geração de energia e deve fazer parte de diversas indústrias em breve.

Cibersegurança

Ao mesmo tempo em que diversos aspectos tecnológicos ganham espaço nas indústrias, a segurança da informação deve ser um ponto de atenção importante aos gestores na hora de pensar em transformação digital.

O aperfeiçoamento dos sistemas de cibersegurança deve chegar como tendência, uma vez que na indústria 4.0 os setores e processos estão cada vez mais conectados.

Esse aspecto tem como objetivo garantir a segurança dos dados, sem chances de invasões ou ataques hackers que podem acontecer em sistemas inteligentes que não têm investimento na cibersegurança.

Nortel na transformação da sua indústria

É possível perceber cada vez mais a inclinação do setor industrial no caminho da inovação.

Os processos de transformação digital propostos pela indústria 4.0 já são uma realidade em diversos países e acredita-se que essa tendência tome conta do mercado brasileiro nos próximos anos. O cenário deve ser bastante competitivo e moderno, com processos mais tecnológicos e positivos.

Com ampla experiência no mercado MRO (manutenção, reparo e operação), contamos com um portfólio completo para sua empresa. Conheça nossas soluções para indústrias 4.0 e saiba como podemos auxiliar no crescimento do seu projeto.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter