fbpx

Terminais elétricos: para que servem e quais as suas funcionalidades?

terminais elétricos
27/12/2021

Terminais elétricos: para que servem e quais as suas funcionalidades?

No mercado há uma grande quantidade de modelos de terminais elétricos, a fim de atender às demandas de indústrias e empresas, além de eletricistas responsáveis por estas instalações. Os terminais elétricos são elementos que realizam conexões mais seguras entre um cabo condutor e componentes de um sistema elétrico, assegurando que o circuito seja contínuo.

Esses componentes têm a função de assegurar a qualidade e segurança das instalações elétricas, logo, é primordial ter atenção com a qualidade do material das peças, a fim de evitar qualquer imprevisto e até mesmo acidentes.

O fato é que existem vários tipos de terminais usados ​​para conectar fios e dispositivos. Pensando nisto, explicaremos mais sobre os terminais elétricos e quais as funcionalidades de cada um deles. Acompanhe!

O que são os terminais elétricos e qual a função deles?

Os terminais elétricos referem-se à extremidade de um condutor, rede ou extremidade do dispositivo. Inclusive, um terminal pode ser uma referência a um conector que é anexado neste ponto de extremidade, que pode ser usado como um ponto para a conexão de circuitos externos. Eles podem ser de vários tipos, dependendo da sua utilização.

Como uma classe de conectores elétricos, ele é utilizado ​​para transferir corrente elétrica de uma fonte de alimentação ou aterramento para uma determinada utilização. O terminal é “conectado” à fonte ou utilizado por uma conexão mecânica parafusada, pino ou slot.

É importante ressaltar que os terminais são diferentes das emendas — outra classe de conectores elétricos — por terem apenas um condutor de terminação e uma conexão mecânica, em que as emendas envolvem dois ou mais condutores de terminação e nenhuma conexão mecânica.

Quase sempre os terminais são compostos por um metal, mas alguns deles usam outros materiais condutores (silício, carbono etc.). Com relação à sua funcionalidade, há um elemento importante a ressaltar que são os tipos de terminais elétricos existentes no mercado — isolado e sem isolamento.

Todavia, por mais que existam essas duas classes, há vários modelos no mercado, de acordo com sua finalidade. Sendo assim, todos os componentes podem ligar, por meio dos terminais elétricos, os condutores às suas conexões.

Em suma, para compreender seu funcionamento mais facilmente, é necessário lembrar que os componentes elétricos são feitos com materiais que conduzem eletricidade e, por meio de compressão, o cabo é conectado.

O que ocorre é que na parte interna do terminal é colocada uma ponta descascada e logo após é feita, com um alicate próprio, a compressão do tubo onde está o cabo.

Quais são os tipos de terminais elétricos e suas funcionalidades?

Como vimos, há alguns tipos de terminais elétricos, de acordo com sua função no sistema elétrico. Veja!

Terminal anel ou olhal

Pelo nome desse tipo de terminal elétrico, é possível perceber que ele tem um anel em sua extremidade. Ele é dividido em dois modelos diferentes: terminal com anel tubular e terminal com anel laminado. É possível encontrá-los em conexões feitas por meio de parafusos (parafusos de aterramento e barramentos, por exemplo).

Esse tipo de terminal é utilizado em conjunto com as braçadeiras do cabo elétrico, em uma superfície mais aplainada em formato de anel ou de pá. São utilizados na realização da conexão, porcas e parafusos.

Slip-ons e linguetas

Esse tipo de terminal elétrico apresenta grande facilidade para ser encaixado, devido ao fato de ter um conjunto formado por uma peça slip-on macho e uma slip-on fêmea, em formato de lingueta. Inclusive, há o slip-on 100% isolado, que apresenta uma perfeita isolação da peça, assegurando sua eficiência, minimizando o risco de curtos circuitos, evitando assim, acidentes elétricos.

Além disso, também há o modelo slip-on tipo bandeira, com a finalidade de realizar conexões com ângulo de 90º. No caso das linguetas — fixadas com rebites ou parafusos, juntamente com o barramento ou uma peça metálica —, elas facilitam as conexões a cabos. Lembrando que se for preciso realizar várias conexões, há a possibilidade de utilizar linguetas em fita.

Terminal forquilha

Também chamado de terminal tipo garfo, esse tipo de terminal tem formato plano e apresenta uma abertura que viabiliza a fixação na superfície das barras. Ele tem um desenho que facilita muito a instalação elétrica, visto que não é preciso fazer a remoção do parafuso e ainda é possível usá-lo nas barras de bornes.

Ele pode ser pré-isolado ou não, para fios e também cabos elétricos com 0,5 mm2 a 6,0 mm2. Por essa razão é recomendado as barras de bornes. É importante ressaltar que há quatro tipos de terminal forquilha: forquilha reta, forquilha mola, forquilha anel e forquilha dobrada.

O fato é que o terminal forquilha é utilizado para envolver fios de conexão, a fim de evitar que os conectores se rompam em razão da grande pressão recebida por ele quando está sendo usado em equipamentos que precisam ser apertados com o parafuso.

Luvas de emenda

Elas são usadas, por meio de compressão, em emendas de cabos. Existe um modelo de luvas de emenda, considerado o mais comum, em que todas as extremidades do cabo são limitadas ao centro do terminal, sendo utilizadas duas compressões.

Porém, existem também luvas tubulares, que são luvas de emenda que apresentam janela — a fim de verificar a posição dos cabos — e também a emenda paralela — usa somente uma compressão —, sendo usada em fios sólidos e feitas em cobre eletrolítico.

Terminais pino

Esse tipo de terminal elétrico pode ser utilizado em contatores, bornes ou em terminações de cabos flexíveis. Há alguns modelos de terminais de pino, variando de acordo com sua funcionalidade. São eles: ilhós tubular, pino plano e pino tubular.

Por fim, os terminais elétricos são muito importantes, pois dão acabamento e auxiliam a ligação dos cabos e fios a vários tipos de equipamentos. É essencial destacar que quando se trata de terminais para cabos elétricos, existe uma enorme capacidade de condução de eletricidade. Por essa razão, é primordial averiguar a qualidades dos componentes, a fim de assegurar mais segurança na instalação e também que funcione corretamente.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de fazer alguma observação? Então, deixe seu comentário abaixo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!