fbpx

Qual é o papel das soluções inteligentes nas indústrias?

Soluções inteligentes
16/06/2021

Qual é o papel das soluções inteligentes nas indústrias?

Desde a primeira Revolução Industrial, o foco sempre foi a conquista de uma manufatura mais eficiente, econômica e produtiva. Hoje, com a chegada da Indústria 4.0, o uso de soluções inteligentes é mais que um diferencial, é uma necessidade para se manter em funcionamento.

Com a tecnologia em pleno desenvolvimento, é até difícil acompanhar todas as tendências para o setor. A verdade é que existem tantos recursos, equipamentos e softwares à disposição que é preciso selecionar o que faz mais sentido para a realidade de cada negócio.

Mas, antes de tudo, você precisa entender o papel dessas soluções em seu dia a dia, não é mesmo? Acompanhe!

Indústria e Tecnologia: uma parceria de sucesso

O que seria da indústria sem a tecnologia? Esse é um cenário até difícil de se imaginar, mas ele certamente seria bem diferente da realidade vivenciada no setor.

A automação industrial é um dos avanços mais importantes, independentemente da área de atuação da empresa. Afinal, o uso de soluções inteligentes torna tudo mais simples, rápido, seguro e programado.

O resultado prático dessa parceria é o sucesso da linha de produção. É por isso que os negócios que investem nessa ideia acabam se destacando e crescendo de uma maneira mais ordenada e confiável.

Em resumo, operar com base em processos manuais e ultrapassados não é uma decisão inteligente. Pelo contrário, isso expõe a empresa a riscos, reduz sua margem de lucro e afeta sua capacidade de competitividade, visto que o mercado caminha em direção à era da tecnologia e conectividade.

As vantagens de implementar soluções inteligentes na indústria

Como vimos, não há motivos para deixar de fazer uso de soluções inteligentes na indústria. O mercado está cada vez mais exigente e concorrido, o que demanda das empresas investimentos sólidos em tecnologia.

Aliás, se a pandemia fez de 2020 um ano fora da curva para a indústria, 2021 promete ser a reviravolta do setor. Prova disso é que 82% das grandes empresas devem fazer investimentos. Dessas, 35% querem aprimorar seus processos e 33% apostarão em recursos e estratégias para aumentar a produção.

Seja qual for o objetivo, uma coisa é certa: a tecnologia será uma grande aliada dos empresários e gestores. Tem dúvidas disso? Confira as vantagens de incorporar soluções inteligentes ao seu cotidiano!

Indústria customizável

Uma empresa de sucesso é aquela que consegue entender as demandas do mercado e se adaptar para atendê-las. Afinal, o consumidor moderno mudou e tem padrões de compra bem diferentes.

Diante disso, a produção industrial deve estar atenta a essas alterações. Aliás, podemos afirmar que ser customizável e flexível são características das indústrias do futuro. Elas são ágeis e conseguem se reinventar com facilidade, sempre focadas na satisfação de seus clientes.

Naturalmente, a tecnologia na indústria tem um papel essencial. Sem ela, dificilmente seria possível responder com tanta agilidade e precisão a tais mudanças.

Produção inteligente

Falar em produção inteligente é falar no uso de estratégias e recursos que visam a otimizar processos, usar suprimentos de maneira mais estratégica e colocar em prática ações mais efetivas.

A intenção de tudo isso é melhorar a performance industrial e os indicadores de desempenho. Para isso, a tecnologia deve ser entendida como uma facilitadora, um recurso a mais para se alcançar uma meta tão relevante no atual contexto de mercado.

Inovação

Um dos benefícios proporcionados pela automação do chão de fábrica é a inovação. A tecnologia ajuda a melhorar processos, corrigindo falhas e eliminando gargalos que prejudicavam a produção industrial.

Vale destacar que inovar é pensar e implementar novas ideias e formas de executar antigos processos. Portanto, as soluções inteligentes podem ajudar sua empresa a atingir esse objetivo de forma simples e produtiva.

Aumento da produtividade

A automação de processos potencializa a produtividade da indústria. Isso porque o homem é um ser com capacidade física e intelectual limitada, enquanto a máquina é muito mais eficiente e ágil.

Em geral, alguns softwares e equipamentos são capazes de realizar as mesmas tarefas que um funcionário, porém, em menos tempo e de forma mais segura e livre de erros.

No caso de processos repetitivos, por exemplo, enquanto o operador humano se desgasta e começa a render menos devido ao cansaço, as máquinas mantêm o ritmo de trabalho, podendo até funcionar fora dos horários convencionais.

Redução de custos

Apesar de a implementação de soluções inteligentes demandar um investimento inicial para a indústria, essa é uma decisão que gera economia. Afinal, quando avaliamos os resultados em longo prazo, é fácil identificar pontos de redução de custos.

Um dos aspectos que contribuem para isso é o uso mais racional e estratégico de insumos, suprimentos e da própria mão de obra. Outro fator é a redução de prejuízos causados por falhas humanas, uma vez que as tarefas sob responsabilidade das máquinas têm índices menores de erros.

Competitividade

Ser competitiva é o objetivo de qualquer empresa, não é mesmo? Porém, no contexto da Indústria 4.0, isso só é possível quando se tem o apoio de recursos e soluções inteligentes.

A automação de processos ajuda a evitar erros, otimizar o uso de suprimentos e insumos industriais, melhorar a produtividade dos colaboradores e aprimorar os processos internos. Tudo isso acaba refletindo em uma atuação mais competitiva e na atração e fidelização de clientes.

Auxílio na tomada de decisão

Em um cenário de alta competitividade, a indústria precisa ser o mais precisa possível. Nesse contexto, a tomada de decisão dos gestores deve ser precedida de análises e fundamentada em dados reais e atualizados.

Mais uma vez, o uso da tecnologia faz toda a diferença. Atualmente, é possível contar com sistemas de gestão que monitoram todos os processos da empresa, desde os níveis dos estoques ao relacionamento com fornecedores.

Dessa forma, com acesso simples e rápido a relatórios e informações, os tomadores de decisão têm em mãos tudo o que precisam para definir as melhores ações para a indústria.

Economia de tempo

Não há dúvidas de que as atividades manuais demandam mais tempo para ser concluídas. Além disso, os erros e falhas acabam contribuindo para a necessidade de retrabalhos, o que eleva ainda mais o prazo para a conclusão da atividade.

Diante disso, a automação demonstra ser mais eficiente, pois ajuda a economizar um valioso tempo. Aliás, com o funcionamento das soluções inteligentes, sua equipe pode se dedicar a outras funções, o que contribui ainda mais para o crescimento do negócio.

Viu só como a indústria pode se beneficiar do uso de soluções inteligentes em seu dia a dia? Lembrando que para ter acesso aos melhores recursos, você precisa contar com fornecedores estratégicos e que se preocupam com inovação e tecnologia. Afinal, unir-se a negócios inovadores é uma ótima maneira de crescer junto.

Gostou deste post? Então, não deixe de acompanhar nossas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!