fbpx

Segurança da informação na indústria 4.0: por onde começar?

segurança da informação indústria 4.0
22/11/2021

Segurança da informação na indústria 4.0: por onde começar?

A necessidade de utilizar os melhores recursos tecnológicos (Big Data, machine learning, Internet das Coisas etc.) para atingir um ótimo desempenho justifica um cuidado especial com a segurança da informação na indústria 4.0.

Com a produção cada vez mais automatizada, é essencial contar com um ambiente seguro para minimizar o risco de ataques cibernéticos. Sem dúvida, o setor industrial atualmente precisa ser capaz de antever e eliminar as ameaças digitais com eficiência. Do contrário, terá que conviver com prejuízos financeiros e de imagem que poderão ser irreversíveis.

Neste artigo, vamos apontar diversos fatores que mostram como as indústrias devem valorizar a proteção dos dados para manter a produtividade em um patamar elevado. Confira!

Atue com foco no respeito à LGPD

Muitas companhias sabem que um ataque hacker pode comprometer de maneira grave o andamento das atividades. Dependendo do caso, é necessário até pagar um resgate para reaver o acesso às informações e aos sistemas. Essa situação configura o sequestro virtual, também conhecido como ransomware.

Por outro lado, isso é somente uma ponta do iceberg. O motivo é que, com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o setor industrial necessita ter um gerenciamento eficiente das informações armazenadas.

Isso porque o vazamento ou roubo de dados pode gerar multas de até R$ 50 milhões. Inegavelmente, é uma situação que deve ser evitada ao máximo, pois mostra também uma falta de zelo com a segurança da informação na indústria 4.0.

Priorize boas práticas para proteger os dados

Com a transformação digital, as empresas devem ter uma atenção cada vez maior com os ataques cibernéticos. Afinal, os hackers estão adotando meios cada vez mais sofisticados para invadir as redes corporativas.

Para reduzir as probabilidades de ficar com a produção interrompida em virtude de ações cibercriminosas, o ideal é seguir boas práticas de segurança da informação na indústria 4.0. Pensando nisso, vamos apresentar as mais importantes de forma detalhada. Acompanhe!

Avaliar as necessidades

O primeiro passo para estabelecer os procedimentos mais adequados para minimizar os riscos de ameaças virtuais consiste na análise do ambiente. Ou seja, verificar como os recursos tecnológicos devem ser realmente protegidos de hackers.

Essa medida é muito importante para optar pelos equipamentos, softwares e processos mais indicados para manter as informações industriais com um elevado nível de segurança. Quanto menos o ambiente estiver vulnerável, menores serão as probabilidades de problemas relacionados com ataques cibernéticos.

Definir a PSI

É bastante válido fazer uma avaliação precisa dos riscos e das ações mais indicadas para minimizá-los. Contudo, essas iniciativas apenas terão um resultado expressivo se houver uma Política de Segurança da Informação (PSI) que todos os colaboradores sigam de maneira concreta.

É fundamental que essa norma seja acessível e facilmente compreendida pela equipe. Assim, será possível uma adesão maior às regras, o que vai reduzir consideravelmente os riscos de falhas internas abrirem vulnerabilidades para os cibercriminosos.

Implantar programas de treinamento e integração

O avanço tecnológico e a rotatividade de funcionários exigem das empresas um maior direcionamento para capacitações que permitam um maior conhecimento sobre medidas voltadas para garantir a segurança da informação na indústria 4.0.

Se uma companhia, por exemplo, começar a investir em robótica para elevar a produtividade, é essencial que os colaboradores sejam treinados para usar esse recurso adequadamente, com a intenção de ganhar eficiência e mais segurança.

Um bom programa de treinamento deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação nas indústrias. Isso se tornou ainda mais evidente com a transformação digital, que abriu as portas para diversas novidades tecnológicas estarem presentes no meio empresarial.

Monitorar em tempo real

A quantidade de ameaças virtuais tem crescido de maneira assustadora nos últimos anos. E isso, com certeza, exige um cuidado extremo com a segurança da informação na indústria 4.0.

Para enfrentar os desafios de proteger os dados, um excelente caminho é apostar no monitoramento ininterrupto. Essa prática permite identificar movimentações estranhas no ambiente, o que inibe acessos indevidos aos equipamentos e invasões aos sistemas corporativos pelos hackers.

Não adianta apenas investir em soluções de ponta para minimizar os riscos. Também é fundamental que haja um cuidado em monitorar o ambiente de modo estratégico. Dessa forma, fica mais simples tomar as decisões adequadas para manter os dados institucionais devidamente protegidos.

Valorizar as atualizações de segurança

Os cibercriminosos adotam meios cada vez mais avançados para vencer as barreiras de segurança empregadas pelas corporações. Para garantir que os equipamentos realmente estejam mais protegidos, uma alternativa recomendada é apostar nas atualizações de segurança.

Por mais que o dispositivo seja moderno, é necessário atualizar o nível de proteção periodicamente. Uma vez que todos os procedimentos adotados estiverem seguindo as práticas mais indicadas e atualizadas, mais fácil será obter um bom desempenho com as ações de segurança da informação na indústria 4.0.

Promover auditorias sazonais

Investir nas melhores soluções para combater os cibercriminosos e minimizar falhas internas é um procedimento louvável. No entanto, para isso realmente apresentar uma performance dentro das expectativas, é indicado adotar as tradicionais auditorias periódicas.

A partir dessa iniciativa, fica mais simples identificar se as práticas seguidas para proteger os ativos estão adequadas com o cenário atual. Por mais que haja um bom investimento na segurança da informação na indústria 4.0, é preciso haver um foco na melhoria contínua.

Esse aspecto justifica a realização de auditorias sazonais, porque elas são importantes para facilitar a identificação de erros que podem comprometer o nível de proteção de dados e o andamento das atividades.

Tenha cuidado com as consequências

Perder dinheiro e credibilidade é uma situação que as empresas sabem que precisam evitar, principalmente em um contexto de alta competitividade. Uma falha pode fazer com que um trabalho sério de vários anos seja desperdiçado em questão de horas.

Esse fator mostra como é primordial haver um cuidado especial com a segurança da informação na indústria 4.0. Hoje, é imprescindível investir em soluções tecnológicas e em pessoas para que o ambiente se mantenha o menos vulnerável possível às ameaças virtuais.

Se você está em busca de informações valiosas para o seu negócio atingir uma performance notável, vale a pena curtir a nossa página no Facebook. Afinal, o conhecimento sempre nos ajuda a superar novos obstáculos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!