fbpx

7 cuidados que se deve ter para garantir a segurança com abrasivos

segurança com abrasivos
19/10/2021

7 cuidados que se deve ter para garantir a segurança com abrasivos

Os abrasivos são materiais feitos a partir de compostos minerais ou sintéticos. Os de origem mineral são provenientes das rochas, como o diamante. Enquanto entre os sintéticos se destacam os aluminosos e os silicosos. Ambos são usados para polir, desgastar ou limpar diversos locais, como aço, madeira, gesso, madeira, mármores, entre outros. No entanto, é fundamental garantir a segurança com abrasivos.

Isso porque os abrasivos constituem ferramentas que tem como princípio desgastar uma área superficial, à medida que é feito o processo, eliminando as partículas gastas e expondo novas arestas de corte. Com isso, acabam perdendo a aderência, podendo levar diversos riscos para o trabalhador.

Por isso, preparamos este artigo com 7 cuidados que você precisa ter ao manusear e armazenar abrasivos.

Acompanhe esse conteúdo feito em parceria com a Walter, especialista em superfícies!

1. Evite quedas e batidas

Jamais permita que os materiais abrasivos sofram alguma batida ou quedas no chão, pois esses impactos podem danificá-los e até mesmo causar a quebra dos mesmos. Dessa forma, evite deixar essas ferramentas em lugares onde possa resultar em alguma avaria, especialmente ao armazenar, transportar e quando fizer a troca da peça.

Pois, quando manuseados incorretamente, esses equipamentos estão sujeitos a quebras e trincas, o que pode resultar no risco de ser surpreendido com uma ação potencialmente perigosa ao ligá-lo. Por isso, ao montá-lo, evite bater na lateral para obter encaixe, já que pode acarretar danos e impossibilitar o seu uso.

2. Faça inspeção

Sempre que iniciar a montagem ou o uso do equipamento, é importante ter segurança com os abrasivos, sendo recomendado fazer uma inspeção para identificar rachaduras e trincas, certificando que está em boas condições para uso. Uma manutenção imprópria é ineficiente e extremamente perigosa, fazendo com que o material possa apresentar:

  • rebarbas;
  • desgaste excessivo;
  • trepidante;
  • deformidades;
  • distorção da superfície e empanados.

Por isso, em caso de observar algum desses itens na inspeção, não use o equipamento, pois pode estar danificado e colocar em risco a operação.

3. Faça a montagem

Sempre que iniciar a montagem do equipamento, procure escolher o material do item a ser trabalhado, distribuir a força do aperto de maneira uniforme, com o auxílio de rótulos, observando se há algum defeito, como empenamento, lascas ou trincas.

Monte conforme projetado e especificado para uso, sem forçá-lo na máquina ou fazer alterações, se houver folga excessiva não use o disco. Além disso, a montagem do disco e a flange devem ter área de contato e diâmetros idênticos, sendo que a rotação jamais deve ser superior à indicada no rótulo.

4. Efetue testes antes de iniciar

Antes de iniciar a máquina de rotação com abrasivos, é importante fazer um teste para verificar se poderá operá-la de maneira correta e sem medo, analisando o aquecimento e o balanceamento do rebolo.

Nesse caso, um minuto de giro de teste pode ser o ideal para que o trabalho seja satisfatório ao longo do dia. Além disso, para diminuir as margens de erros e trazer mais vantagens para a produção, use o material certo para o seu tipo de operação, visto que esses cuidados podem garantir mais segurança e produtividade.

5. Evite superaquecimento

Outro cuidado importante é evitar o superaquecimento do material. A existência do líquido de resfriamento é exatamente para não superaquecer a peça durante uma operação de trabalho, caso contrário, a sua quantidade insuficiente pode acabar queimando o equipamento.

O correto processo de refrigeração é proporcionado com a abundância do volume de líquido, que quando chega ao material diminui o excesso de calor causado durante o trabalho. No entanto, vale ressaltar que é preciso ter atenção com a escolha do rebolo, visto que alguns tipos de ligas não usam líquidos em seu processo de resfriamento.

6. Analise os métodos de armazenagem

Tanto o transporte quanto o armazenamento de equipamentos abrasivos exigem cuidados e estreitas relações, para garantir a segurança do operador, da equipe ao redor e da qualidade das peças a serem trabalhadas. Por isso, os diversos tipos de ferramentas abrasivas jamais devem ser empilhadas, mas armazenadas em caixas, prateleiras ou gavetas adequadas. Além disso, os métodos de armazenagem devem evitar:

  • exposição à água e outros solventes;
  • temperaturas muito baixas.

Essas condições de umidade e mudanças extremas de temperatura podem causar condensação das peças. Dessa forma, os equipamentos devem ser armazenados em um local seco e sem diferenciais de temperatura.

7. Use os equipamentos de proteção

Devido a esse tipo de trabalho gerar diversos riscos para o colaborador, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é indispensável para garantir a sua segurança e saúde. Dentre os mais comuns, podemos citar:

  • botas de segurança;
  • luvas de raspa, anticorte ou vaqueta;
  • óculos de proteção;
  • respiradores descartáveis ou reutilizáveis;
  • protetores faciais.

No mais, em caso de dúvidas ou sempre que necessário, vale a pena consultar o técnico de segurança do trabalho responsável pela área, pois ele é o profissional indicado para orientar e recomendar os EPI´s que serão necessários conforme o trabalho feito.

Por que é preciso tomar certos cuidados ao manusear e armazenar essas ferramentas?

As consequências de não tomar certos cuidados para garantir a segurança quanto ao uso e o armazenamento de abrasivos pode trazer riscos de acidentes graves para o operador, custos para a empresa, além de gerar prejuízos para os processos produtivos e na qualidade do material que será fabricado. Desse modo, em cada etapa, é importante se atentar a alguns fatores, como a escolha do material, observando características corretas de dureza e tenacidade dos abrasivos, a fim de garantir a eficiência do trabalho.

Assim, é possível assegurar a segurança com abrasivos, reduzir os riscos de acidentes e ter menos gastos com inspeção e manutenção de equipamentos, agregando mais vantagens para a produção e podendo investir em outras áreas necessárias. Por isso, prefira investir em ferramentas de qualidade, como os abrasivos da Walter, que têm alta tecnologia e aperfeiçoamento nos padrões de desempenho para as mais exigentes aplicações de acabamento, limpeza, desbaste e corte com melhor custo-benefício.

Agora, que tal ficar por dentro de mais conteúdos? Então, siga-nos nas redes sociais, Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram, e tenha informações em primeira mão.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!