fbpx

Monitoramento e manutenção dos rolamentos industriais: quando e como devem ser feitos?

Rolamentos industriais
21/07/2021

Monitoramento e manutenção dos rolamentos industriais: quando e como devem ser feitos?

Os rolamentos industriais são ferramentas indispensáveis para o funcionamento de máquinas e equipamentos. Porém, para que cumpram com o seu papel, eles devem ser monitorados e passar por manutenções frequentes.

A questão é: como realizar essa análise constante e garantir uma maior vida útil dessas peças? Se você também tem essa dúvida, não pode deixar de conferir este post. Aqui, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

  • o que são rolamentos industriais;
  • os tipos de rolamentos industriais;
  • a aplicação dessas peças na indústria;
  • quando monitorar as condições desses itens;
  • como realizar manutenções em rolamentos industriais.

Quer aprender? Basta continuar a leitura!

O que são rolamentos industriais?

Os rolamentos são ferramentas criadas para carregar e suportar cargas. Assim, sua função é facilitar a rotação de objetos, reduzindo o esforço e a força necessária para que eles saiam do lugar.

Quando falamos em rolamentos industriais, é preciso lembrar que o ambiente e a rotina da indústria são intensos e exigentes. Desse modo, estamos falando de componentes desenvolvidos para atender a essa realidade.

Exatamente por isso, eles são capazes de suportar cargas bem mais elevadas e conseguem manter suas características e eficiência mesmo em ambientes úmidos e com agentes corrosivos.

Qual a aplicação dessas peças na indústria?

Afinal, para que serve um rolamento? Ele reduz o atrito entre partes móveis de uma máquina, transmitindo uma ação de rotação, entre o rolamento e um eixo. Em geral, eles são compostos por um anel interno, outro anel externo, diversas esferas e uma gaiola.

Portanto, eles facilitam e garantem o bom funcionamento de outras máquinas e equipamentos que precisam movimentar estruturas e engrenagens, como esteiras e elevadores.

A conclusão é que esses suprimentos industriais são fundamentais para o funcionamento de qualquer fábrica. Afinal, a grande maioria do maquinário industrial depende desse componente.

Quais são os tipos de rolamentos industriais?

Existem diversos tipos de rolamentos e a escolha do item ideal depende da sua necessidade e das características e funções de cada um dos modelos. Como exemplo, podemos citar os principais rolamentos usados no ambiente industrial:

  • rolamentos de precisão;
  • rolamentos de suporte;
  • rolamentos axiais de esferas de contato angular para parafusadeiras;
  • rolamentos de giro ou de grande porte;
  • rolamentos para altas temperaturas;
  • rolamentos de rígidos de esferas de uma e duas carreiras;
  • rolamentos de contato angular de uma e duas carreiras;
  • rolamentos de rolos cônicos;
  • rolamentos de rolos cilíndricos;
  • rolamentos de agulhas;
  • rolamentos de autocompensadores de rolos e esferas;
  • rolamentos de rolos toroidais Carb;
  • rolamentos axiais de esfera, agulhas e rolos.

Lembrando que os rolamentos industriais precisam contar com um padrão elevado de qualidade. Isso porque é importante que eles se adequem às exigências de durabilidade e performance, especialmente em razão da agressividade do ambiente em chão-de-fábrica.

Quando realizar o monitoramento e a manutenção desses componentes?

Assim como qualquer equipamento e peça industrial, os rolamentos têm uma durabilidade limitada. Ou seja, além de monitorar seu desempenho, em algum momento, será necessário substituí-lo.

É normal que, com o passar do tempo, as tensões e o próprio atrito dentro das ferramentas causem danos, como o descascamento. Daí a importância de realizar a lubrificação adequada e de realizar sua troca, quando necessário.

É nesse ponto que muitos gestores têm dúvidas. Afinal, quando esse monitoramento deve ser feito? E qual o momento ideal de realizar a manutenção desses componentes? Descubra a seguir!

Uma boa gestão da manutenção industrial pode te dar essas respostas

Como é a sua gestão da manutenção industrial? Esse processo tem como função melhorar o desempenho das máquinas e garantir o bom andamento da produção. Assim, o negócio se mantém produtivo e lucrativo.

Acontece que esse gerenciamento também favorece a vida útil dos rolamentos, especialmente porque faz com que a empresa trabalhe de forma preventiva.

Portanto, realizar uma gestão da manutenção industrial eficiente pode ajudá-lo a monitorar a performance e as condições de seus rolamentos. Além disso, é a forma mais eficaz de definir o momento exato para a realização das manutenções e trocas desses itens.

Como realizar manutenções em rolamentos industriais?

Agora que você já sabe como definir o momento ideal para executar os procedimentos de manutenção nos rolamentos industriais, é hora de aprender a realizar essas intervenções de maneira segura e eficaz.

Como já mencionamos, garantir que esses componentes estejam em boas condições é fundamental para o desempenho dos seus equipamentos. Portanto, você deve incorporar ao seu cotidiano as rotinas de inspeção, monitoramento e manutenções. Confira algumas dicas valiosas!

Tenha dados confiáveis em mãos

O primeiro passo para realizar boas manutenções nos rolamentos industriais é coletar e analisar dados. Isso mesmo! Antes de partir para a ação, é essencial buscar algumas respostas e entender o cenário. Por exemplo:

  • se a equipe de manutenção consegue avaliar as máquinas e rolamentos;
  • que tipo de ação preventiva já é realizada;
  • se os fornecedores entregam os produtos adequados para as manutenções;
  • se o plano de manutenção é eficaz;
  • quais máquinas apresentam mais defeito e com que frequência.

Invista na manutenção preventiva

Em geral, as máquinas que se baseiam em velocidade e transmissão de força precisam ser monitoradas com atenção. Isso é ainda mais relevante em indústrias com linha contínua e que contam com muitos processos automatizados.

Para evitar interrupções na produção e outros prejuízos, é interessante criar um plano de manutenção preventiva. Ele será o responsável por prevenir o desgaste dos rolamentos e danos às máquinas.

Uma dica é avaliar o histórico da indústria, os principais problemas enfrentados na produção e suas possíveis causas. Com esses dados em mãos, é mais fácil definir quando e quais equipamentos devem ser inspecionados.

Não deixe de lado a manutenção preditiva

Investir em manutenção preventiva não exclui a necessidade de executar a manutenção preditiva na indústria. Pelo contrário, por se basear na inspeção, monitoramento e predição das máquinas, é essencial que o procedimento parte das estratégias aplicadas.

Nesse contexto, a inspeção dos rolamentos e demais componentes é feita com o apoio de técnicas e equipamentos avançados e ajudam a identificar, por exemplo:

  • o nível de lubrificação;
  • a vibração;
  • a existência de folgas excessivas;
  • amassados e danos aos componentes.

Vale lembrar que apenas os rolamentos de qualidade oferecem uma longa vida útil. Investir em produtos de bons fabricantes é uma premissa para garantir o bom funcionamento do maquinário e reduzir custos com manutenções.

Aliás, a Nortel é líder no mercado de distribuição de suprimentos que facilitam sua gestão de MRO (Manutenção, Reparo e Operação). Nossa missão é simplificar sua vida, oferecendo um amplo catálogo de produtos e serviços de qualidade reconhecida.

Quando o assunto são rolamentos industriais, não dá para se descuidar. Esses itens são essenciais e precisam ser monitorados de perto. A boa notícia é que você pode contar com uma linha completa dos melhores produtos do mercado. A Nortel oferece todas as ferramentas para montagem, desmontagem e monitoramento dos rolamentos. Ou seja, tudo o que sua empresa precisa!

Quer conhecer nosso catálogo ou tem dúvidas sobre o tema? Então entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!