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RFID: entenda o que é, as aplicações e as vantagens

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01/03/2021

RFID: entenda o que é, as aplicações e as vantagens

Você já deve ter percebido que a transformação digital é uma realidade dentro das empresas. Aliás, as indústrias são as principais impulsionadoras de novas tecnologias, como o RFID: a grande estrela deste post.

O recurso é um claro exemplo de inovação que veio para dar certo. Exatamente por isso, foi incorporado ao cotidiano de milhares de empresas de todos os segmentos. Quem já faz uso garante que os benefícios são expressivos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, entenda o que é RFID, suas aplicações, vantagens e muito mais!

O que é RFID?

RFID (Radio-frequency identification), ou identificador de radiofrequência, é uma tecnologia inovadora capaz de identificar com agilidade e eficiência pessoas, animais ou objetos. As etiquetas RFID são, portanto, um recurso de comunicação de curto alcance, que pode ser lido automaticamente por sensores.

Apesar de inovadoras dentro da indústria, elas não são uma novidade no mercado. A ideia de criar esses identificadores surgiu durante a Segunda Guerra, em que serviam para notificar a presença de aviões inimigos no perímetro.

Atualmente, o recurso vem sendo muito empregado pelas empresas, especialmente, dentro dos estoques. Afinal, os sinais emitidos por radiofrequência permitem que o funcionário rastreie e encontre os produtos desejados.

Como o RFID funciona?

Você sabe dizer como essa tecnologia ajuda na identificação de mercadorias, equipamentos, pessoas, embalagens e cargas?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer os componentes essenciais para o seu funcionamento:

  • antena;
  • transceptor — que capta o sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor;
  • dispositivo leitor;
  • transponder ou etiqueta de RF (rádio frequência) — guarda o circuito e a informação que será transmitida.

Explicando de uma maneira simples, a antena vai transmitir a informação por meio de um sinal de radiofrequência. Os dados serão enviados para o leitor que, por sua vez, fará a conversão das ondas de rádio em informações digitais.

Com o processo concluído, o operador pode ler e interpretar as informações em um computador ou dispositivo leitor.

Quais são suas aplicações?

Ao contrário das demais tecnologias de identificação automática, que necessitam da intervenção humana para algum processo, como o escaneamento e passagem de cartão, o sistema de RFID é totalmente automatizado. Um modelo tão inovador pode ter muitas aplicações dentro das empresas. Conheça alguns exemplos!

Controle de estoque

O controle e planejamento de estoque são atividades essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio. Sendo assim, nada mais estratégico do que usar tecnologias para torná-las mais eficientes e seguras.

Com o RFID, os gestores conseguem ter mais informações sobre os itens em estoque. Dessa forma, é possível evitar rupturas e excessos — situações que geram prejuízos e perdas.

Rastreamento de produtos

Já pensou conseguir rastrear seus produtos durante toda a cadeia de distribuição? Graças ao RFID, isso já é possível! Aliás, grandes indústrias e varejistas do mercado apostam nessa estratégia.

Em resumo, uma etiqueta RFID com um número de identificação exclusivo é afixada nas caixas. Dessa forma, por meio das ondas de rádio, é possível acompanhar o caminho que elas percorrem.

Vale a pena destacar que a tecnologia RFID é capaz de fazer um rastreamento mais eficaz e preciso do que os códigos de barras tradicionais. Afinal, além de mais rápida, não é preciso a disponibilização de um funcionário para realizar a leitura.

Quais as vantagens de usar o RFID?

Sempre que uma nova tecnologia entra em cena, é possível perceber seus avanços em relação ao recurso anterior. No caso do RFID, é perceptível como ele inovou processos e se diferencia de tecnologias mais antigas com as mesmas aplicações.

Conhecer esses benefícios pode ajudar você a decidir se vale ou não a pena incorporá-la ao dia a dia do seu negócio. Acompanhe!

Redução de custos

O RFID elimina a necessidade de intervenções humanas e, por isso, acaba com erros existentes em processos manuais. Desse modo, a empresa acaba experimentando uma redução de custos importante.

Além disso, o sistema previne a ocorrência de roubos e falsificações em produtos, o que também é um fator positivo no processo de diminuição de despesas dentro das empresas.

Precisão no inventário

A maior precisão na realização do inventário é um dos maiores benefícios da implementação do RFID. Afinal, a tecnologia é muito mais segura, eficiente e rápida na hora de repassar informações sobre o estoque.

Vale lembrar que os gestores conseguem ter em mãos, em tempo real, informações exatas sobre todos os produtos em estoque. Sem dúvidas, isso simplifica o trabalho e traz mais tranquilidade para tomar decisões, o que é essencial para o setor de Compras 4.0, por exemplo.

Maior confiabilidade dos dados

Como vimos, o recurso tem a vantagem de trazer mais confiabilidade para os dados de estoque. Como tudo é feito de forma automática, as informações são mais precisas e sempre atualizadas.

Mais uma vez, a tomada de decisão consegue ser otimizada. Ou seja, gestores podem decidir em menos tempo e com mais chances de acertar.

Como uma empresa especializada pode ajudar com isso?

Seu negócio já começou a investir em transformação digital? Essa é uma decisão estratégica que, certamente, contribui para o desenvolvimento de um diferencial competitivo no mercado.

Apostar no RFID é um investimento vantajoso, pois os benefícios experimentados geram reflexos nas rotinas operacionais da empresa, deixando-a mais eficiente. Mas, como implementá-lo?

A melhor maneira de fazer esse processo de inovação é por meio do auxílio de uma empresa especializada. Contar com a consultoria de profissionais técnicos pode ajudar você a planejar a aquisição do sistema e adequá-lo às suas necessidades.

A Nortel Suprimentos tem uma linha completa de equipamentos para automação. Mas, muito mais do que vender os produtos, disponibilizamos consultores que conhecem bem todos os recursos e ajudam nossos clientes a encontrar a solução ideal.

É necessário enfatizar que, apesar de todos os benefícios apresentados, essa tecnologia precisa de conhecimento técnico para ser implementada. Somente com uma avaliação de viabilidade e consultoria adequada é possível assegurar o retorno esperado.

Como é possível concluir, o RFID é um recurso inovador, capaz de colocar seu negócio em uma nova fase de mercado. As informações rápidas e detalhadas sobre produtos, ferramentas e máquinas e o maior controle do estoque são questões que deixarão de ser problema em seu dia a dia. Por isso, não perca mais tempo e invista em modernização!

Agora que você já sabe de tudo isso, entre em contato com a Nortel e faça do RFID uma realidade em sua empresa!

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