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7 melhores dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores

27/10/2021

7 melhores dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores

Um negócio se comunica com muitos outros para dar andamento aos seus trabalhos. Assim, da mesma forma que as empresas procuram atender seus clientes com dedicação máxima, precisam construir e manter um bom relacionamento com fornecedores.

Esse tipo de contato é extremamente importante para diversas áreas e perfis de profissionais. No setor industrial, torna o planejamento e a gestão de compras mais eficazes. E quando a obtenção de suprimentos está adequada, toda a cadeia funciona sem problemas relacionados a faltas ou excessos.

Quem já tem nomes de confiança para solicitar matérias-primas deve investir em práticas que fortaleçam essa relação ao longo do tempo. A intenção é preservar os resultados e valorizar os parceiros que ajudam o seu negócio a chegar cada vez mais longe no mercado.

Veja, a seguir, como fazer isso em 7 passos!

1. Defina os objetivos da parceria

Toda empresa sabe da importância de cada recurso obtido externamente. O cuidado com a qualidade é tanto que ninguém quer errar na seleção dos fornecedores. Nesse sentido, se você encontrou o parceiro ideal para determinado processo produtivo, vale a pena deixar claro o quão fundamental ele tem sido para o negócio.

Faça isso com todos aqueles que fornecem insumos e têm desempenhado um bom trabalho. O relacionamento com fornecedores passa por reconhecer o valor de ambas as partes envolvidas no contrato, de modo que cada uma tenha clareza dos benefícios que serão entregues e recebidos.

Definam, juntos, os objetivos da parceria e as responsabilidades envolvidas. Também procurem levantar os ganhos que isso pode gerar em diferentes contextos, a fim de prolongar as negociações.

2. Mapeie e alinhe processos

O fluxo de atividades é constante para os gestores que cuidam das compras, com tarefas que incluem acompanhar o estoque, detalhar os pedidos e garantir que nada falte na data combinada. Isso tudo precisa estar alinhado aos processos das empresas que vão enviar as próximas encomendas.

Pensar além do próprio ambiente de trabalho é crucial em um relacionamento com fornecedores. Tenha em mente que eles também enfrentam desafios para administrar cada serviço e precisam de tempo suficiente para organizar suas rotinas.

Então, antes de negociar prazos e outras demandas, procure conhecer a cadeia envolvida na produção dos materiais que você adquire. Ao mesmo tempo, explique aos parceiros sobre os processos que ocorrem na indústria. Dessa forma, todos se alinham e têm suas expectativas atendidas.

3. Avalie e negocie as condições

Muitos desentendimentos podem ser evitados se você identifica as propostas incompatíveis e busca discuti-las antes de aplicar qualquer etapa. Ninguém está livre de cometer erros; portanto, o ideal é tentar resolver com diálogo e argumentos sólidos.

Antes de fechar um acordo, leia o contrato e tenha atenção aos detalhes apresentados em cada tópico. Se perceber que determinado trecho precisa ser revisto ou melhorado, chame um representante da outra parte para conversar. Essa troca deve ocorrer sempre que alguém tiver dúvidas, independentemente da duração do relacionamento com fornecedores.

4. Mantenha os canais de comunicação abertos

Essa dica é crucial para que a anterior funcione a longo prazo. Afinal, de que adianta cuidar tão bem da gestão do estoque se, na hora de repor ou substituir algum produto, você encontra dificuldade para contatar o fornecedor?

O intercâmbio de informações precisa ocorrer a qualquer momento e com eficácia. Para isso, defina os canais de comunicação que serão usados durante as negociações. Pode ser tanto telefone quanto e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas, desde que esses espaços permaneçam ativos.

É necessário, ainda, definir quem terá permissão para estabelecer diálogos com os fornecedores e como essas interações devem ocorrer. Assim, as reuniões vão contar com a presença das pessoas que estão por dentro dos detalhes da parceria. Isso vale para todo tipo de contato, seja online ou presencial.

5. Acompanhe os indicadores de desempenho

Toda empresa sabe que será avaliada por seus clientes, portanto, não tenha receio de fazer análises frequentes sobre os fornecedores. Isso ajuda a decidir se determinado nome merece continuar na lista de parceiros, se precisa receber um feedback com foco em melhoria ou se deve ser substituído.

Existem várias formas de saber se o desempenho anda na direção certa. Você pode estabelecer KPIs tanto para a equipe interna quanto para os profissionais que se relacionam com o seu negócio. Eles vão orientar, respectivamente, programas de treinamento na indústria e a gestão de fornecedores.

Lembre-se de que os indicadores devem estar bem claros a todos os grupos avaliados. Ou seja, explique quais características e habilidades serão avaliadas. Isso fará com que os envolvidos busquem aprimorar os aspectos apontados.

6. Não coloque preço acima da qualidade

Redução de custos é uma condição positiva para qualquer negócio. Porém, tenha cuidado para que a economia inicial não gere prejuízos lá na frente. Antes de se render a valores atrativos, é importante considerar outros aspectos que interferem na qualidade da parceria.

Organização, ética, comprometimento com prazos, transparência e abertura para discutir possibilidades são pontos tão essenciais quanto um preço justo. Sem eles, seu relacionamento com fornecedores pode acabar em pouco tempo e vir acompanhado de inúmeros problemas.

7. Pense no longo prazo

Nada garante que uma parceria vá durar por anos, mas o esforço para mantê-la em pé sempre valerá a pena. A confiança, quando conquistada, permite economizar tempo na resolução de problemas, evita retrabalho e otimiza uma série de processos.

Uma empresa que já conhece a rotina de produção do seu negócio tem muito mais chances de adequar as demandas aos objetivos de cada período. Como resultado, fica mais fácil bater metas e continuar crescendo. Para que isso aconteça, é crucial que ambas as partes pensem em construir uma relação duradoura.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de acompanhar os resultados das atuais e futuras parcerias. Hoje, você encontra uma série de ferramentas para definir se o relacionamento com fornecedores segue por um bom caminho. Seja um planilha simples ou um software completo, não deixe de aproveitar o recurso.

Por falar em controle de processos, veja também como implementar a gestão de fornecedores na cadeia de suprimentos.

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