fbpx

Como escolher as melhores marcas de ferramentas elétricas? Veja!

quais as melhores marcas de ferramentas eletricas
26/04/2021

Como escolher as melhores marcas de ferramentas elétricas? Veja!

Afinal, quais as melhores marcas de ferramentas elétricas? Se você chegou até este post, é sinal de que está em busca da resposta para essa pergunta. A boa notícia é que vamos ajudar nessa missão!

Os equipamentos elétricos desempenham uma função importante dentro da indústria, eles agilizam o trabalho e reduzem nossos esforços, são consideradas a extensão de nossas mãos. É por esse motivo que gestores de compras, engenheiros, mecânicos e eletricistas precisam contar com o que há de melhor no mercado.

No entanto, com tantas opções disponíveis, essa escolha pode não ser tão simples. Foi pensando nisso que reunimos informações e dicas valiosas para garantir o sucesso de suas compras. Confira!

O que deve ser considerado ao escolher uma ferramenta elétrica?

No dia a dia de uma indústria, existem equipamentos e itens que são indispensáveis — e as ferramentas elétricas estão inseridas nessa lista. Elas facilitam o trabalho e garantem o bom resultado de diversos processos, inclusive, das manutenções nas máquinas.

Diante de tamanha importância, a escolha das melhores marcas de ferramentas elétricas assume um papel de destaque. Afinal, comprar suprimentos industriais de baixa qualidade pode impactar a empresa de diversas maneiras. Então, o que deve ser levado em conta em suas pesquisas? Confira!

Capacidade

A capacidade do equipamento é um dos primeiros pontos a ser observado, devemos avaliar se a ferramenta pode receber os acessórios e consumíveis do tamanho necessário para o serviço e se sua capacidade máxima permitida é capaz de atender a demanda. Cuidado, evite dimensionar um equipamento no limite de sua capacidade, isso pode diminuir a sua expectativa de vida útil.

Potência

Não menos importante do que a capacidade, a potência da ferramenta é um item muito importante de ser avaliado. A potência determina se o equipamento terá ou não a força suficiente para executar o trabalho e resistir a diferentes cenários com a mesma eficiência.

Uma furadeira de baixa potência, por exemplo, não conseguirá atender às demandas da indústria. Dessa forma, quando o colaborador mais precisar, ela poderá falhar e atrasar a conclusão do procedimento a ser realizado.

Durabilidade

A durabilidade está relacionada ao tempo de uso da ferramenta elétrica. É muito importante que o produto seja durável e possa ser usado por um longo período. É preciso conferir as informações e os atributos técnicos do produto, para ter a certeza de que você está tomando a decisão certa. Portanto, não deixe de conferir sua potência e limitações de uso. Fazendo isso, garante-se uma vida útil maior ao equipamento.

Essa característica gera economia ao setor de compras e contribui para os resultados da empresa. Afinal, poder contar com determinado equipamento em perfeito funcionamento por mais tempo é um ponto positivo.

Destinação

É fundamental entender que existem ferramentas elétricas para diferentes aplicações. No caso do ambiente industrial, elas podem ser destinadas para diversos setores e ajudarem em vários procedimentos, como na própria produção industrial quanto na manutenção de máquinas, equipamentos e até na manutenção civil e predial.

Sabendo disso, é preciso conferir as informações e os atributos técnicos do produto, para ter a certeza de que você está tomando a decisão certa. Portanto, não deixe de conferir sua potência e limitações de uso. Fazendo isso, garante-se uma vida útil maior ao equipamento.

Além disso, é essencial adquirir acessórios adequados à ferramenta adquirida. Essa prática também evitará problemas em razão do mau uso e da sobrecarga. Lembrando que todos esses detalhes podem ser conferidos no manual de instruções.

Custo-benefício

Outro fator que precisa ser considerado, é o custo-benefício. Algumas ferramentas elétricas e determinadas marcas têm um custo de aquisição maior, porém, são de qualidade reconhecida e duram mais.

Nesse caso, a análise deve observar se os benefícios de determinado produto justificam o seu preço. Lembre-se de que “o barato pode sair caro”, gerando prejuízos, atrasos na linha de produção e gastos extras.

Selo Inmetro

A segurança do trabalho é um assunto sério nas indústrias. Portanto, é essencial que a marca de ferramenta elétrica escolhida tenha o selo do Inmetro.

Essa certificação é uma demonstração de que o produto passou por testes e teve sua qualidade e segurança reconhecidas. Em muitos casos, deixar de avaliar essa questão pode representar riscos à saúde e à integridade física de seus funcionários e, claro, prejuízos ao negócio. É proibida a comercialização de ferramentas elétricas sem a aprovação do Inmetro.

Garantia do fabricante

A compra de uma ferramenta elétrica exige investimentos. Exatamente por isso, na posição de consumidora, sua empresa precisa ter a garantia de troca ou conserto em caso de defeitos e falhas.

Não deixe de conferir essa informação, pois um detalhe mínimo pode representar prejuízos. Em muitos casos, você precisará pagar novamente pelo mesmo equipamento — ou comprar um de outra marca, o que é o mais aconselhado.

Outro ponto a ser observado são os pontos de assistência técnicas autorizadas, escolha uma marca que tenha um representante técnico próximo de você, assim, em caso de necessidade de uma manutenção em sua ferramenta, o acesso ao serviço será facilitado, evitando longos deslocamentos e diminuindo o tempo da ferramenta parada.

Quais as melhores marcas de ferramentas elétricas?

Como vimos, escolher a ferramenta industrial exige que você faça diversas análises. Essa avaliação inicial vai garantir que a marca e o modelo escolhido atenderão às suas necessidades.

Ao fazer uma breve pesquisa de mercado, é provável que você encontre muitos fabricantes. Cada um deles tem seus pontos fortes e fracos, o que reforça ainda mais a necessidade de se dedicar a essa escolha.

Sabendo disso, já deu para perceber que não há como apontar uma marca melhor que a outra, não é mesmo? Na verdade, essa definição depende dos critérios apresentados e das suas necessidades.

Como cada fábrica tem uma demanda e um orçamento distinto, essa escolha acaba sendo muito particular, porém, isso não significa que todas as marcas sejam confiáveis!

Fique atento à reputação do fabricante e à qualidade das ferramentas produzidas. Além disso, é interessante conferir a avaliação de quem já é cliente. Essas impressões são valiosas e podem ajudar você a fazer uma compra segura e vantajosa.

Novamente, gostaríamos de lembrar que o preço não pode ser o único fundamento de sua escolha. É preciso tomar cuidado, pois ferramentas de baixa qualidade e sem garantia costumam ser mais baratas.

Por que é importante escolher marcas de confiança?

Diante de tudo o que foi apresentado, não restam dúvidas da importância de escolher marcas de confiança. Afinal, essa é a maneira mais segura de garantir que você está comprando um produto de qualidade, durável e seguro.

Em geral, as marcas com mais tempo de mercado e de credibilidade já fizeram inúmeros testes em seus produtos e estão sempre preocupados em oferecer itens modernos e adequados às necessidades de seus clientes.

Como você bem sabe, o cotidiano industrial é intenso e os procedimentos realizados podem impactar a produção. Por esse motivo, é preciso tomar todos os cuidados e se precaver na hora de comprar tais ferramentas.

O que achou das dicas e informações apresentadas? Esperamos que elas sejam úteis e tornem sua escolha mais fácil e segura. Como vimos, saber quais as melhores marcas de ferramentas elétricas depende de diversas análises. Agora que você já sabe disso, basta pesquisar e comparar.

Este post foi útil para você? Então, aproveite para compartilhar as dicas com seus colegas de profissão em suas redes sociais, para que todos fiquem espertos no assunto!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!