• MRO
  • 21 de abril de 2021

Você sabe o que é procurement? Saiba como esse conceito contribui para a estratégia de compras

Já ouviu falar em procurement? O conceito tem estreita relação com a rotina do setor de compras, por isso é tão importante para a indústria. Aliás, ao longo do texto você verá que ele pode ser fundamental para a otimização dos processos de compras, o que o torna relevante para qualquer empresa que deseja inovar e passar por uma transformação digital.

Ficou curioso? Então não deixe de aproveitar a oportunidade de se atualizar e conhecer melhor essa tendência. Faça uma boa leitura!

Qual é a importância do setor de compras?

Antes de falarmos sobre o procurement, precisamos destacar o importante papel do setor de compras para o correto funcionamento de um negócio. Afinal, ele é o grande responsável por abastecer a empresa com tudo o que ela precisa.

Tudo o que foi adquirido depende do bom trabalho dessa área: o cafezinho dos funcionários, as lâmpadas, os EPIs, os materiais de limpeza e as matérias-primas essenciais para a produção são apenas alguns exemplos.

Obviamente, a compra de insumos e produtos não é feita sem planejamento. Para que não faltem itens e nem sobrem materiais nos estoques, é preciso realizar análises e contar com o apoio de bons parceiros de negócio, como um fornecedor integrador.

O que é procurement?

De uma forma simples e clara, o procurement é uma estratégia de compra composta por diversas etapas e atividades executadas por uma empresa como parte do seu ciclo procure-to-pay.

Perceba que ele não pode ser confundido com o setor de compras. Este último se dedica a fazer orçamentos e concluir as compras, já o procurement trabalha com um processo muito mais amplo e complexo.

Em geral, ele conta com a busca de suprimentos, a pesquisa de mercado, a escolha dos fornecedores, a assinatura dos contratos, além da realização de projeções e elaboração de um cronograma para a reposição dos itens.

Portanto, estamos falando de uma verdadeira estratégia de abastecimento, cujo principal objetivo é efetivar compras mais eficientes e vantajosas para a empresa.

Como este conceito pode contribuir para a estratégia de compras?

Conhecendo o conceito, não é difícil concluir que o procurement contribui bastante para o aperfeiçoamento da estratégia de compras de qualquer negócio, principalmente da indústria. Afinal, ele é um dos responsáveis por mantê-la em pleno funcionamento.

Mas, na prática, como isso acontece? Para entender, é interessante que você conheça algumas das atividades incluídas nessa estratégia:

  • pesquisa e qualificação de fornecedores;
  • monitoramento dos parceiros;
  • recebimento e organização das compras recebidas;
  • controle das contas a pagar e a receber;
  • gestão de estoque;
  • emissão de documentos fiscais.

Vale a pena destacar que, para que tudo seja concluído de forma segura e eficiente, diversas ferramentas e indicadores de desempenho são aplicados. Do mesmo modo, há uma atenção especial ao planejamento de compras e a análise jurídica dos contratos.

Quais são os 5 principais benefícios de um processo de procurement eficaz?

Diante da transformação digital em que vivemos, o setor de compras precisa se adaptar e evoluir. Como vimos, o procurement é uma maneira inteligente de melhorar as atividades executadas na área e garantir um crescimento sustentável à indústria.

Nesse cenário, é oportuno lembrar o crescimento do e-procurement, que é muito mais abrangente que o comércio eletrônico. Aliás, essa é uma inovação importante, especialmente com os desafios do e-commerce em tempos de coronavírus.

Caso ainda tenha dúvidas se deve ou não investir nessa estratégia, preparamos uma lista que o ajudará a entender como isso pode favorecer seu crescimento. Confira os 5 principais benefícios de um processo de procurement eficaz!

1.     Otimização do fluxo de trabalho

O primeiro ponto positivo do procurement é exatamente a maior eficiência do fluxo de trabalho do setor de compras. As etapas e processos são executadas de forma embasada e muito mais rápida, o que melhora os resultados da empresa.

Além disso, a redução de erros e equívocos também contribui para a otimização dos trabalhos, permitindo que a empresa tenha sempre disponível os insumos necessários para funcionar.

2.     Melhoria da tomada de decisão

O segundo benefício de um processo de procurement bem executado está relacionado à melhoria da tomada de decisão. Como o trabalho é norteado por dados atualizados e mais acessíveis, os gestores têm mais segurança para decidir, inclusive em momentos críticos.

Caso um fornecedor deixe de entregar o pedido, por exemplo, com base nas pesquisas de mercado já realizadas, é possível entrar em contato com um novo parceiro com mais rapidez e reduzir os impactos dessa falha na cadeia de produção.

3.     Redução de custos

O terceiro aspecto que merece destaque é a redução de custos. Isso acontece devido a uma ênfase nos processos de seleção e negociação com os fornecedores.

Em outras palavras, quando o setor de compras consegue pesquisar e selecionar bons parceiros de negócio, a empresa reduz desperdícios e garante bons produtos e insumos — o que gera economia com manutenções e perdas.

4.     Melhoria do relacionamento com fornecedores

O quarto benefício do procurement é a melhoria do relacionamento com os fornecedores. Esse é um dos grandes objetivos de toda empresa, visto que torna os trabalhos muito mais eficientes e ágeis.

Como há todo um trabalho de pesquisa e seleção dessas empresas, é possível investir mais nessas parcerias, garantindo que elas sejam duradouras e vantajosas para a organização.

5.     Capacidade de se adaptar a diferentes cenários

Por fim, o quinto benefício apresentado é o alcance da capacidade de se adaptar a diferentes cenários. Explicando melhor, com um processo de procurement eficiente, a indústria estará preparada para agir em situações inesperadas e em datas sazonais, por exemplo.

Essa resposta rápida é fundamental para garantir o funcionamento da linha de produção e cumprir os prazos com os clientes. Além disso, o momento pode ser muito útil para implementar ideias inovadoras e até corrigir falhas.

O setor de compras é um dos mais importantes de uma indústria. É graças a ele que a empresa consegue manter uma produção equilibrada, conquistando bons resultados e se destacando no mercado. Entretanto, para que tudo isso seja possível, é preciso ser estratégico. Nesse caso, apostar no procurement pode ser um diferencial, já que ele trará mais organização, eficiência e produtividade à área.

Gostou deste post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e nos ajudar a levar essas informações a mais pessoas? Contamos com você!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter