As empresas necessitam aumentar o nível de competitividade, e uma forma de fazer isso é apostar em uma maior eficiência do setor de compras. Nesse cenário, é muito relevante o papel do Procurement Manager.
Esse profissional ajuda a companhia a ter um olhar mais estratégico para o gerenciamento de fornecedores, o que é vital para a formação de parcerias de alto nível. Mesmo com recursos financeiros e humanos de acordo com as expectativas, uma organização não consegue, por si só, alcançar uma performance de excelência.
Neste artigo, vamos destacar como um Procurement Manager pode ajudar a corporação a atingir resultados mais expressivos. Confira!
Antes de destacar as atribuições desse profissional, é válido entender melhor o que é procurement. Traduzindo do inglês, esse termo significa administrar ou cuidar do negócio de outras pessoas.
Em outras palavras, esse colaborador tem a responsabilidade de fazer com que empresas de terceiros adotem boas práticas de gestão, com foco em fortalecer a saúde financeira e a qualidade dos serviços. Esses fatores são imprescindíveis para o sucesso no mundo corporativo.
Esse profissional é responsável por gerenciar as atividades de compras. Na indústria, assume a função de manter o nível de suprimentos de acordo com a demanda de produção.
Além disso, o Procurement Manager deve ter um olhar atento para a logística, acompanhando a atuação dos fornecedores e a capacidade de a empresa entregar produtos e serviços dentro das melhores práticas do mercado.
Ao contrário do que muitos pensam, esse profissional não está envolvido somente com o setor de compras. Ele tem como missão lançar um olhar estratégico para que a aquisição de insumos seja feita com bom senso e qualidade.
Para isso ser possível, é necessário promover um alinhamento entre as áreas de compras e de suprimentos com diversos setores de uma empresa, como o financeiro. Afinal, uma companhia deve ter muita atenção com os recursos disponíveis em caixa.
Esse fator mostra como o planejamento estratégico de compras tem uma grande relevância na conjuntura atual. Avaliar o orçamento é uma das atribuições que estão sob a responsabilidade do Procurement Manager.
Logicamente, é crucial apostar em fornecedores responsáveis e capazes de proporcionar serviços de ótima qualidade. Por outro lado, isso não pode ser feito sem considerar a realidade financeira do negócio.
Desde a pesquisa de preço até o pós-venda, esse profissional deve executar uma série de ações para consolidar boas parceiras, como:
Em virtude de assumir várias atribuições, esse profissional tem a obrigação de acompanhar toda a logística e a gestão da cadeia de suprimentos de uma indústria. À medida que o Procurement Manager se mostra capaz de administrar os trabalhos com excelência, maiores são as chances de ajudar a corporação a conseguir uma performance superior à dos concorrentes.
A diversidade de tarefas mostra como essa função exige uma postura voltada para otimizar os resultados. Não basta ter uma interação positiva com os fornecedores para agregar valor a uma empresa. Também é fundamental fazer uma análise responsável das necessidades internas do negócio.
Mesmo que adquira produtos e serviços de ótima qualidade, esse processo apenas será benéfico a uma indústria, caso se encaixe nas demandas de maneira exemplar.
Uma organização deve, ao máximo, evitar o desperdício de itens em um estoque. Essa ação se torna perfeitamente viável a partir de uma avaliação eficiente das necessidades corporativas. Isso deve ser acompanhado de uma pesquisa de mercado, ou seja, das opções disponíveis para otimizar a produção industrial.
A boa escolha de insumos e de equipamentos pode gerar um ótimo custo-benefício, e é indispensável para manter ou expandir o nível de competitividade. Essa iniciativa deve ser feita com bastante foco na estratégia, porque tem um grande impacto nos resultados.
É inegável que uma gestão de compras eficiente proporciona condições favoráveis para a gestão industrial. Por outro lado, há outros pontos do trabalho do Procurement Manager que devem ser levados em consideração.
Um deles é padronizar as atividades ligadas à aprovação de contratos. Essa é uma maneira de verificar se as atribuições das partes envolvidas estão estabelecidas com clareza, o que evita problemas no futuro, como ações judiciais e indenizações.
Também é muito importante priorizar o recebimento dos itens de forma estratégica, sem comprometer o funcionamento da empresa. Uma paralisação imprevista por falta de insumos causa não apenas prejuízos financeiros, mas também, danos à imagem que, dependendo do caso, podem ser irreversíveis.
A análise do histórico dos fornecedores, o acompanhamento preciso dos pedidos e a consultoria jurídica são outras ações que podem ser feitas pelo Procurement Manager. Tudo isso mostra como esse profissional deve ter uma visão ampla para ajudar na expansão do negócio.
Há diversos cursos que ajudam na qualificação dos que desejam atuar nessa função. É recomendado buscar qualificações que priorizem o aperfeiçoamento da gestão de compras.
Dessa forma, torna-se mais simples compreender como o processo de aquisição de insumos e equipamentos deve ser executado para uma indústria estar de acordo com os parâmetros de desempenho estabelecidos pelo mercado.
Com um conhecimento amplo de como se relacionar com os fornecedores e analisar as necessidades internas, o Procurement Manager pode indicar os melhores procedimentos para selecionar parceiros, cotar materiais e negociar valores e prazos de entrega.
A melhoria contínua na gestão de compras, fornecedores e processos deve ser uma das principais metas da indústria, porque é o melhor caminho para manter e aperfeiçoar os serviços. Atingir esse objetivo se torna perfeitamente possível com o suporte de um Procurement Manager devidamente capacitado para agregar valor ao negócio.
Se está em busca de mais conhecimento para administrar uma indústria, a dica é obter informações valiosas sobre como executar o planejamento e o controle da manutenção com maestria! Não se esqueça de que uma gestão eficiente é essencial para o sucesso!