Procurement Manager: o que esperar desse profissional?
As empresas necessitam aumentar o nível de competitividade, e uma forma de fazer isso é apostar em uma maior eficiência do setor de compras. Nesse cenário, é muito relevante o papel do Procurement Manager.
Esse profissional ajuda a companhia a ter um olhar mais estratégico para o gerenciamento de fornecedores, o que é vital para a formação de parcerias de alto nível. Mesmo com recursos financeiros e humanos de acordo com as expectativas, uma organização não consegue, por si só, alcançar uma performance de excelência.
Neste artigo, vamos destacar como um Procurement Manager pode ajudar a corporação a atingir resultados mais expressivos. Confira!
O que faz um Procurement Manager?
Antes de destacar as atribuições desse profissional, é válido entender melhor o que é procurement. Traduzindo do inglês, esse termo significa administrar ou cuidar do negócio de outras pessoas.
Em outras palavras, esse colaborador tem a responsabilidade de fazer com que empresas de terceiros adotem boas práticas de gestão, com foco em fortalecer a saúde financeira e a qualidade dos serviços. Esses fatores são imprescindíveis para o sucesso no mundo corporativo.
Esse profissional é responsável por gerenciar as atividades de compras. Na indústria, assume a função de manter o nível de suprimentos de acordo com a demanda de produção.
Além disso, o Procurement Manager deve ter um olhar atento para a logística, acompanhando a atuação dos fornecedores e a capacidade de a empresa entregar produtos e serviços dentro das melhores práticas do mercado.
Qual o seu papel no planejamento estratégico da empresa?
Ao contrário do que muitos pensam, esse profissional não está envolvido somente com o setor de compras. Ele tem como missão lançar um olhar estratégico para que a aquisição de insumos seja feita com bom senso e qualidade.
Para isso ser possível, é necessário promover um alinhamento entre as áreas de compras e de suprimentos com diversos setores de uma empresa, como o financeiro. Afinal, uma companhia deve ter muita atenção com os recursos disponíveis em caixa.
Esse fator mostra como o planejamento estratégico de compras tem uma grande relevância na conjuntura atual. Avaliar o orçamento é uma das atribuições que estão sob a responsabilidade do Procurement Manager.
Logicamente, é crucial apostar em fornecedores responsáveis e capazes de proporcionar serviços de ótima qualidade. Por outro lado, isso não pode ser feito sem considerar a realidade financeira do negócio.
Desde a pesquisa de preço até o pós-venda, esse profissional deve executar uma série de ações para consolidar boas parceiras, como:
- promover negociações e o alinhamento entre a companhia e os fornecedores;
- executar a cotação, a avaliação e a escolha dos parceiros de negócios;
- gerenciar os contratos para acompanhar o cumprimento deles;
- monitorar as atividades de transporte, logística e recebimento dos produtos;
- viabilizar a compra de produtos e matérias-primas, além da aquisição de serviços;
- avaliar o processo de entregas e o trabalho dos fornecedores.
Em virtude de assumir várias atribuições, esse profissional tem a obrigação de acompanhar toda a logística e a gestão da cadeia de suprimentos de uma indústria. À medida que o Procurement Manager se mostra capaz de administrar os trabalhos com excelência, maiores são as chances de ajudar a corporação a conseguir uma performance superior à dos concorrentes.
Foco na estratégia
A diversidade de tarefas mostra como essa função exige uma postura voltada para otimizar os resultados. Não basta ter uma interação positiva com os fornecedores para agregar valor a uma empresa. Também é fundamental fazer uma análise responsável das necessidades internas do negócio.
Mesmo que adquira produtos e serviços de ótima qualidade, esse processo apenas será benéfico a uma indústria, caso se encaixe nas demandas de maneira exemplar.
Uma organização deve, ao máximo, evitar o desperdício de itens em um estoque. Essa ação se torna perfeitamente viável a partir de uma avaliação eficiente das necessidades corporativas. Isso deve ser acompanhado de uma pesquisa de mercado, ou seja, das opções disponíveis para otimizar a produção industrial.
A boa escolha de insumos e de equipamentos pode gerar um ótimo custo-benefício, e é indispensável para manter ou expandir o nível de competitividade. Essa iniciativa deve ser feita com bastante foco na estratégia, porque tem um grande impacto nos resultados.
Visão ampla
É inegável que uma gestão de compras eficiente proporciona condições favoráveis para a gestão industrial. Por outro lado, há outros pontos do trabalho do Procurement Manager que devem ser levados em consideração.
Um deles é padronizar as atividades ligadas à aprovação de contratos. Essa é uma maneira de verificar se as atribuições das partes envolvidas estão estabelecidas com clareza, o que evita problemas no futuro, como ações judiciais e indenizações.
Também é muito importante priorizar o recebimento dos itens de forma estratégica, sem comprometer o funcionamento da empresa. Uma paralisação imprevista por falta de insumos causa não apenas prejuízos financeiros, mas também, danos à imagem que, dependendo do caso, podem ser irreversíveis.
A análise do histórico dos fornecedores, o acompanhamento preciso dos pedidos e a consultoria jurídica são outras ações que podem ser feitas pelo Procurement Manager. Tudo isso mostra como esse profissional deve ter uma visão ampla para ajudar na expansão do negócio.
Como é possível se capacitar na área?
Há diversos cursos que ajudam na qualificação dos que desejam atuar nessa função. É recomendado buscar qualificações que priorizem o aperfeiçoamento da gestão de compras.
Dessa forma, torna-se mais simples compreender como o processo de aquisição de insumos e equipamentos deve ser executado para uma indústria estar de acordo com os parâmetros de desempenho estabelecidos pelo mercado.
Com um conhecimento amplo de como se relacionar com os fornecedores e analisar as necessidades internas, o Procurement Manager pode indicar os melhores procedimentos para selecionar parceiros, cotar materiais e negociar valores e prazos de entrega.
A melhoria contínua na gestão de compras, fornecedores e processos deve ser uma das principais metas da indústria, porque é o melhor caminho para manter e aperfeiçoar os serviços. Atingir esse objetivo se torna perfeitamente possível com o suporte de um Procurement Manager devidamente capacitado para agregar valor ao negócio.
Se está em busca de mais conhecimento para administrar uma indústria, a dica é obter informações valiosas sobre como executar o planejamento e o controle da manutenção com maestria! Não se esqueça de que uma gestão eficiente é essencial para o sucesso!