• Indústria
  • 18 de agosto de 2021

Processo produtivo industrial: veja os principais erros e como corrigir!

O processo produtivo é muito importante para o sucesso das indústrias. Se ele estiver funcionando do modo certo, as operações serão bem-sucedidas e a produtividade excelente. Porém, se existirem falhas, haverá o comprometimento da eficiência da linha de produção. Elas deverão ser imediatamente corrigidas para impedir que afetem a lucratividade do negócio.

Não importa qual seja o porte da indústria ou o seu segmento de atuação, é necessário corrigir os erros do processo produtivo industrial. Os gestores são os responsáveis por identificá-los e saná-los para manter a produtividade conforme os objetivos da organização. Neste post, vamos explicar quais são essas falhas e as suas principais causas.

Gostaria de saber quais são as principais formas de corrigir os erros no processo produtivo? Acompanhe a leitura!

Quais são os principais erros no processo produtivo industrial?

É muito importante mapear e identificar as falhas no processo produtivo da indústria. As deficiências podem ter iniciado com os fornecedores industriais ou com a gestão e causar o travamento das operações ou podem ter sido originado pela ausência de tecnologias importantes para a automação. Veja a seguir quais são os erros mais comuns em processos produtivos industriais!

Comunicação falha

A falha na comunicação é uma das principais causas de desentendimentos entre os colaboradores e poderá causar erros em várias etapas do processo produtivo. As falhas podem ocorrer devido aos erros de registros de dados em planilhas ou sistemas, bem como pela sua ausência. Isso poderá originar a perda das informações em várias fases da produção, não foram descentralizadas.

Erros de cálculo

Os profissionais podem cometer erros de cálculo relacionados aos custos da produção e gerar um gargalo. Essa falha poderá atrapalhar a definição de questões básicas, como a remuneração dos colaboradores, o preço de venda dos produtos etc. Por isso, é preciso realizar um levantamento das despesas provenientes desde a aquisição da matéria prima até o processo logístico.

Falta de integração

A ausência de integração das informações pode fazer com que as máquinas e os colaboradores permaneçam ociosos. As etapas produtivas precisam ser coordenadas e conduzidas de modo sincronizado, assim como as demandas de trabalho devem ser controladas no chão de fábrica. Invista em planejamento e integre todos os dados da indústria.

Os processos produtivos dependem da integração e da dinâmica da indústria. Os gestores devem observar a logística da produção para ter certeza de que tudo está acontecendo de acordo com os planos e de forma integrada. Esse profissional precisa ter habilidade para superar os obstáculos e reavaliar a cadeia produtiva.

Estoque sem gerência

Um estoque mal gerenciado é a causa de diversos erros no processo produtivo. O líder deve ter um controle e saber que o estoque precisa conter um número mínimo de insumos para que não ocorra a sua falta e de modo que o dinheiro não fique parado. Portanto, se existem dificuldades nesse departamento, tome as medidas cabíveis para manter a saúde financeira da indústria.

Procure coordenar o estoque de acordo com a demanda dos processos produtivos. Utilize um sistema integrado de gestão que integre os seus dados com os setores de vendas e compras, além de realizar a atualização automática dos itens armazenados. A automatização do gerenciamento dos insumos armazenados eliminará diversos erros na produção.

Manutenção inadequada

A manutenção dos rolamentos não é uma despesa e sim um investimento, já que ela evita gastos inesperados. É muito mais econômico investir em manutenção preventiva do que arcar com os custos das manutenções corretivas. Tome atitudes antes da ocorrência das falhas no processo produtivo para não ter que reagir a ela e deixar a linha de produção parada.

Falta de treinamentos

Investir em treinamentos é uma necessidade, visto que os colaboradores necessitam de requalificação após a aquisição de soluções inovadoras. Mantenha as suas equipes sempre atualizadas sobre as tecnologias adquiridas. Treine-os para operar novos equipamentos, aceitar novos conceitos e mudanças nas atividades para garantir o crescimento da indústria.

Reprodução de planos de manutenção

Não copie e cole planos de manutenção de outros projetos. Essa atitude poderá causar prejuízos aos processos produtivos por ser muito arriscada. Até os equipamentos idênticos podem exigir revisões diferenciadas e existem soluções adequadas para todas as situações. Produza um planejamento apropriado para realizar a manutenção industrial preventiva ao invés da corretiva.

Quais são os prejuízos que esses erros podem gerar?

Esses erros podem gerar uma série de prejuízos para a indústria. Um deles é a perda de clientes que são prejudicados sempre que ocorre o atraso na entrega de um pedido. Eles ficam insatisfeitos e procuram a concorrência para terem as suas necessidades sanadas. Os colaboradores parados dentro da indústria também prejudicam as finanças, afinal, estão sendo pagos para trabalhar.

As máquinas e equipamentos parados não geram o retorno esperado e atrapalham os lucros da indústria. Enquanto elas estão fora de operação, o processo produtivo para, as equipes se dispersam e perdem o foco. Os resultados são negativos e serão percebidos no faturamento, sem falar que os planejamentos feitos pelo gestor não serão cumpridos.

Por que é importante corrigi-los?

É necessário corrigir os erros do processo produtivo para não sofrer prejuízos na produtividade. O gestor que consegue eliminar as falhas ganha credibilidade pela realização de um excelente trabalho. Ele conseguirá pedir a capacidade das máquinas e das equipes para criar novas estratégias relevantes para o crescimento da indústria.

A correção dos erros ajuda os times a trabalharem com todo o seu potencial e ter uma linha de produção em pleno funcionamento durante todo o expediente. Os atrasos nas entregas desaparecem e os clientes ficam mais satisfeitos por receberem os produtos dentro do prazo. Os colaboradores conseguirão trabalhar alinhados com as demandas e com plena segurança.

Como corrigir os erros no processo produtivo industrial?

Para corrigir os erros no processo produtivo, os gestores precisam se manter atualizados sobre as oportunidades do mercado e trabalhar com organização. Esses profissionais são os responsáveis pela geração de relatório e pela tomada de decisões mais assertivas. Coloque em prática todas as dicas fornecidas nesse conteúdo e conte com o auxílio de uma parceira especializada.

Percebeu quais são os principais erros no processo produtivo industrial e entendeu como corrigir? Faça a sua parte e não deixe de cobrar das suas equipes o comprometimento necessário para ter eficiência na produção. Automatize os processos produtivos e administrativos, elimine as anotações em blocos e centralize os dados em um sistema de gestão que integre todas as áreas.

Quer acessar mais conteúdos interessantes? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações diárias!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter