Quem atua diretamente com a gestão de estoque dentro da indústria sabe como a previsão de demanda pode ser importante. Afinal, produtos em excesso ou em falta são um problema para a produtividade e lucratividade do negócio.
Apesar de ser um tema relevante, existem questões que ainda não são tão debatidas. A verdade é que muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o processo e seus reais benefícios.
Neste post, mostraremos o que é a previsão de demanda, para que ela serve, seus impactos e muito mais. Quer aprender? Continue a leitura!
A previsão de demanda nada mais é que o procedimento responsável por tentar prever o futuro de um estoque em diferentes situações e contextos. Lembrando que nada é feito com base em “achismos”, tudo é fundamentado em dados e análises.
Na prática, o gestor tem em mãos uma estimativa do que vai acontecer com seu estoque em determinado período. Para isso, leva-se em consideração suas vendas e o perfil de seus clientes, por exemplo.
É essa previsão que será usada para nortear as decisões do setor de compras e ajudará a manter a produção em dia.
Dentro do contexto da indústria, a previsão de demanda tem dois grandes objetivos: embasar a reposição de insumos e verificar a viabilidade e possibilidade de atuar em novos mercados.
Explicando melhor, quando bem executado, esse processo eleva a eficiência do planejamento de compras. Os itens serão repostos no estoque de acordo com a demanda, o que diminui desperdícios e o índice de capital imobilizado.
Além disso, a previsão de demanda ajuda a indústria e entender quais produtos terão uma boa venda no futuro. Com isso, ela evita excessos e rupturas na cadeia de suprimentos — o cliente não deixará de encontrar o que precisa no canal de venda — e ainda avalia a possibilidade de expandir sua atuação no mercado.
Afinal, como a previsão de demanda impacta a gestão de estoque dentro da indústria? Entender esse cenário é fundamental para tirar o máximo proveito desse procedimento, já que os benefícios são bem expressivos.
Como você sabe, um bom controle de estoque requer planejamento e atenção aos riscos e possíveis falhas que podem acontecer em toda a cadeia de suprimentos. O atraso de um fornecedor, por exemplo, pode interromper sua produção.
Diante disso, podemos identificar três grandes impactos. Confira!
Com um maior controle sobre o estoque e análises periódicas acerca das vendas, fica muito mais fácil identificar variações de demanda no mercado. Ou seja, a indústria consegue trabalhar com informações estratégicas para a gestão do estoque.
Quanto mais dados sobre a demanda a indústria tem, melhor será a sua gestão de estoque. Afinal, ela conseguirá adequar a produção e a própria armazenagem a essas flutuações nas vendas, evitando perdas financeiras.
Por fim, a previsão de demanda é muito útil para a identificação da necessidade de se reduzir o estoque de segurança. Como as decisões são tomadas com base em análises mais amplas, é possível ter uma visão de médio e longo prazo mais extensa. Na prática, isso representa mais competitividade e lucratividade.
Como vimos, prever a demanda vai orientar as decisões estratégicas e operacionais da indústria. Em um mercado tão acirrado, isso é um grande diferencial.
Lembrando que previsão de vendas e previsão de demanda não são a mesma coisa. A primeira cuida apenas de uma estimativa de vendas, já a segunda, é mais abrangente e avalia fatores internos e externos que impactam a demanda.
Sabendo disso, é hora de aprender a executar esse processo em seu negócio. Acompanhe algumas dicas!
O primeiro passo para o sucesso dessa técnica é a definição dos objetivos. O que você espera com a previsão de demanda? Nesse caso, diversas metas podem ser apontadas, como a inovação de um produto, o lançamento de novos itens e até a expansão para novos mercados.
Não dá para fazer uma previsão sem definir o período que ela cobrirá, não é mesmo? É fundamental delimitar esse tempo, que pode ser curto, médio e longo prazo. Essa definição precisa levar em consideração a complexidade dos seus objetivos.
É possível usar vários métodos para realizar uma previsão de demanda. Alguns são mais subjetivos e indicados para objetivos de curto prazo. Outros, por serem mais analíticos e objetivos, são ideais para objetivos de longo prazo.
A base de uma previsão de demanda é a análise de dados. Afinal, suas pesquisas e estimativas geram informações que precisam ser avaliadas com atenção, pois servirão de embasamento para a decisão.
Feita a previsão da demanda, você será capaz de tomar decisões muito mais eficientes, como um bom planejamento de estoque. Entretanto, é preciso monitorar os resultados e realizar as mudanças que forem necessárias ao longo do tempo.
Diante de tudo o que falamos, ficou claro que a previsão de demanda é muito importante para a gestão de estoque. Projetar o futuro das demandas de seu negócio traz diversos benefícios, como:
É importante ressaltar o papel da tecnologia para o sucesso de suas previsões. O emprego de softwares e recursos tecnológicos faz com que os dados sejam analisados de forma inteligente, assegurando que nenhuma informação importante seja ignorada.
A automação da gestão de estoque, por exemplo, pode mudar os rumos da indústria. Com informações atualizadas e precisas em mãos, a tomada de decisão dos gestores é simplificada e otimizada.
Conseguiu entender a importância da previsão de demanda na indústria? Muito mais do que direcionar os estoques, ela ajuda a manter a empresa competitiva e lucrativa. Afinal, sabendo o que acontecerá no futuro, a tarefa de tomar decisões no presente é muito mais simples.
Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e não perca as novidades do nosso blog!