• Sustentabilidade
  • 30 de agosto de 2022

Por que sua empresa deve investir em tecnologia verde?

Saiba por que a TI Verde, ou Green IT, é um movimento importante para a indústria

O termo Tecnologia Verde está na pauta faz tempo e tem ganhado cada vez mais importância na indústria. Também conhecido como Green IT, é um movimento global que tem por objetivo principal minimizar a pegada tecnológica no meio ambiente.

A adoção dos critérios ESG (Environmental, social and Governance), em português Ambiental, Social e Governança, vem impactando a ordem de prioridades das empresas, incentivando a participação de todas as organizações, independentemente do porte ou da atuação, na promoção de ações que diminuam os impactos sobre o meio ambiente. A participação ativa da tecnologia nisso tudo é chamada de TI Verde, levando em conta a máxima de que, no século 21, todas as empresas são de tecnologia em algum nível.

Os novos valores direcionados à sustentabilidade e responsabilidade social vão na contramão da crença de que ser sustentável é gastar mais dinheiro ou reduzir os lucros. Especialistas afirmam que empresas com uma política de sustentabilidade consolidada atraem mais investidores e reforçam a credibilidade junto aos seus clientes e colaboradores.

 

O que é TI Verde?

Tecnologia Verde, TI Verde ou Green IT é uma dinâmica mundial na área de Tecnologia da Informação para redução dos efeitos do consumo de recursos e tecnologias nas cadeias produtivas e ecossistemas. Envolve práticas ecológicas como o armazenamento em nuvem, a conscientização quanto ao uso de energias e insumos, a modernização dos equipamentos para que eles tenham mais vida útil e o estabelecimento de políticas adequadas de descarte.

Para a indústria, é uma metodologia de conscientização e responsabilidade sobre a situação climática do planeta, que envolve reestruturação da cadeia produtiva, descarte mínimo e adequado, além de processos sustentáveis de extração de matérias-primas. Tudo na direção de criar economias circulares e regenerativas, que preservem e renovem a natureza.

 

Benefícios da Tecnologia Verde

Graças à TI Verde, não só as questões éticas e ambientais merecem atenção. O retorno econômico ganha foco, porque uma gestão sustentável cria estratégias de redução de custos e combate ao desperdício que levam a gastar menos recursos e menos dinheiro.

É importante levar em consideração que empresas menores podem ter mais dificuldade em implementar iniciativas verdes pelo investimento inicial envolvido. Porém, já existem linhas de crédito específicas para este fim, que levam essas empresas a ter mais eficiência e, também, economia no futuro, com fôlego para novos projetos e expansão.

Em linhas gerais, as principais vantagens da TI Verde em uma empresa são:

Redução de custos

No início, adotar a TI Verde pode demandar investimento inicial maior na busca para que novas práticas sejam implementadas. Para isso, são necessárias adaptações, campanhas e mudanças que requerem treinamento dos colaboradores e da equipe de gestão.

Num segundo momento, o retorno dos recursos começa a aparecer em forma de redução de consumo de energia, de água e de alguns materiais básicos de uso comum em uma empresa. O aumento da vida útil dos equipamentos também contribui para essa redução e a tecnologia que proporciona um planejamento assertivo evita maiores gastos, extravios e consertos que podem ser prevenidos com soluções de automação.

Diminuir resíduos

A Tecnologia Verde aplicada na indústria provoca a diminuição da geração de resíduos e de lixo eletrônico. Este, quando gerado, passa a ser descartado de forma adequada, em local capacitado para fazer a reciclagem, sem poluir lençóis freáticos e o solo.

Melhora na produtividade

Melhorar a produtividade é uma consequência natural da adoção das práticas da TI Verde e da conscientização ambiental. O uso de tecnologias mais inteligentes, inovadoras e eficientes possibilita uma maior escalabilidade no ambiente de trabalho, ou seja, uma redução do tempo, do custo e do esforço na produção.

Melhora na reputação e na imagem

Empresas que adotam a Tecnologia Verde melhoram a sua imagem diante do público consumidor, parceiros, fornecedores e até diante da concorrência.

A preocupação com a natureza é cada vez mais valorizada e encontrar empresas que compartilhem dos mesmos valores também é importante para fechar negócios. Por isso, ter uma boa reputação é uma estratégia de posicionamento no mercado, pois estabelece e transmite valores amplos de sustentabilidade, responsabilidade social e ética.

 

Por que é importante investir em TI Verde?

As empresas sabem que adotar a Tecnologia Verde é cada vez mais necessário diante das mudanças climáticas, dos crescentes desastres naturais e da escassez de recursos naturais. Tecnologias que beneficiam o ecossistema trazem vantagens para todos e são imprescindíveis na indústria atual, até por uma questão de sobrevivência.

 

Como transformar uma TI comum em uma TI Verde?

Adotar a Tecnologia Verde pode não ser tão simples quanto aparenta, mas é um caminho tão vantajoso para as empresas que praticamente é certeza de sucesso.

Para aproveitar as oportunidades de ser uma indústria com TI Verde, entenda quais são as práticas que devem ser adotadas:

Reduzir o consumo de energia

Se for possível, durante o planejamento da infraestrutura de TI da sua empresa, reserve um local adequado para economizar energia — ar-condicionado, principalmente — e espaço físico com controle de temperatura e posição solar.

Nem todo mundo sabe, mas o ar-condicionado é considerado o maior vilão no gasto de energia e ter servidores obsoletos instalados em locais inadequados vai certamente sobrecarregar o sistema de refrigeração.

Outros equipamentos mais antigos também devem ser substituídos assim que possível, a fim de reduzir custos de manutenção e aumentar a vida útil de todo o maquinário da empresa.

Descartar corretamente

Adotar a TI Verde é reaproveitar materiais que ainda possuem condições de uso e garantir que o que não tiver mais utilidade seja descartado em postos de coleta especializados. Isso vale para equipamentos, periféricos, componentes eletrônicos e máquinas de todos os portes.

Digitalizar e desmaterializar

Migrar para a nuvem é uma atitude indicada para todos, pessoas físicas e jurídicas. A Tecnologia Verde vai além e envolve transição de mídias físicas para as digitais, passando pelo armazenamento de dados na nuvem e pelas mudanças no modelo de negócios de hardware para software.

Privilegiar parceiros com “selo verde”

Adotar a TI Verde também é colaborar e contribuir para a criação de um sistema produtivo sustentável. Por isso, aliados, parceiros e colaboradores com “selo verde” poderão trocar experiências e aumentar a potência do sistema de negócios do qual sua empresa faz parte.

Na hora de fechar negócio, portanto, tenha um olhar voltado para sua cadeia produtiva.  Prefira fornecedores e parceiros alinhados com o posicionamento ético e sustentável da sua empresa, sempre direcionados para as boas práticas ambientais.

A Nortel acredita num futuro mais sustentável. Saiba mais sobre nossa atuação aqui.

 

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter