• Elétrica
  • 9 de dezembro de 2021

Por que optar pelos Cabos para Inversores de Frequência Prysmian?

Há mais de 140 anos, o Grupo Prysmian é líder mundial inovador quando se trata de tecnologia de cabos, produto cada vez mais percebido como um facilitador de tecnologia, ajudando os clientes a acessar energias mais inteligentes e limpas e desenvolvendo suas comunidades.

Dentro da ampla gama de soluções para cabos Prysmian, o destaque de hoje vai para o Cabo para Inversor de Frequência ou Variable-Frequency Drive (VFD). No mercado, também pode ser conhecido como drive de velocidade variável, drive ajustável da velocidade, drive de frequência ajustável, drive CA (corrente alternada), microdrive ou simplesmente inversor.

O VDF foi projetado para minimizar as interferências eletromagnéticas geradas por conversores, os quais possibilitam a variação de velocidade de motores em corrente alternada. Além de minimizar as correntes parasitas e ruídos de rádio frequência originados por aterramentos deficientes na rede elétrica. O condutor neutro, composto de fios e fita de cobre, elimina a interferência eletromagnética que pode afetar circuitos de comando e controle e serve de passagem às correntes espúrias, que escoam para a terra.

 

POR QUE UTILIZAR INVERSORES DE FREQUÊNCIA?

  • Maior eficiência;
  • Maior confiabilidade do sistema;
  • Redução do tempo de inatividade (“downtime”) – impede atrasos no processo de produção atual e subsequente, além de evitar clientes insatisfeitos;
  • Redução do tempo de setup – proporciona aumento do tempo disponível para produção e redução do tempo efetivo do ciclo produtivo, de modo a ter-se ganhos significativos de produtividade nas operações;
  • Redução do consumo e dos custos de energia – o VDF é capaz de controlar o motor com uma unidade de frequência variável;
  • Vida útil prolongada – manter o dispositivo em um ambiente com condições adequadas e com a realização de manutenções preventivas garante a preservação de seus componentes por muito mais tempo;
  • Operação mais suave (“soft start”);
  • Melhor controle de velocidade e torque;
  • Automatização, segurança e flexibilização dos processos fabris.

 

PROBLEMAS DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA

  1. Radiação Eletromagnética

Um dos problemas mais sérios para os sistemas alimentados por inversores de frequência são as radiações eletromagnéticas. O cabo de alimentação tradicional pode atuar como uma grande antena para a radiação. Dessa forma, os ruídos captados pelo cabo podem corromper os dados enviados pelo inversor de frequência, correndo o risco perder o controle do motor.

  1. Corrente de Modo Comum (CMC)

A corrente no modo comum é o fluxo líquido total de corrente no cabo, sendo a situação ideal para inversores de frequência CMC a zero. O problema é que ela pode causar efeitos danosos nos componentes do sistema VFD e até mesmo nos equipamentos operados pelo sistema. Por exemplo, falha prematura do rolamento do motor, interferência em PLCs (Programmable Logic Controller ou Controlador Lógico Programável) e suas redes de comunicação, sensores, codificadores, rádios e perigo de choque elétrico.

Como o cabo para inversor de frequência pode ajudar?

Uma blindagem geral, como uma fita de cobre helicoidalmente remontada, fornece uma proteção contra as radiações eletromagnéticas que incidem sobre o cabo. Já a CMC pode ser minimizada com uma construção que tenha um aterramento equidistante das fases. Em suma, a seleção de um cabo apropriado irá contribuir com a confiabilidade e longevidade geral do sistema. E a blindagem geral irá reduzir a interferência eletromagnética e o cabo terra concêntrico criará um caminho controlado para o fluxo da CMC.

 

SOLUÇÕES PRYSMIAN

A Prysmian desenvolveu dois tipos de cabos para atender essa demanda. O primeiro é o GSette VFD, com condutor terra concêntrico aplicado helicoidalmente ao cabo. O segundo tipo é o 3F+3T, que possui três condutores terra aplicados nos interstícios das fases também de maneira concêntrica. Ambos são cabos de baixa tensão com a blindagem eletrostática formada por fita de cobre helicoidalmente remontada, o que garante desempenho exemplar nas aplicações em sistemas alimentados por inversores.

A Nortel é um dos maiores distribuidores de cabos do Brasil e trabalha diretamente com os produtos Prysmian. Entre em contato conosco e conte com o auxílio de profissionais capacitados para lhe orientar sobre as melhores soluções para suas instalações.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter