• Elétrica
  • 31 de maio de 2021

Pilhas e baterias para a indústria: como acertar na escolha?

As pilhas e baterias são suprimentos indispensáveis para o funcionamento da indústria. No entanto, é comum que o setor de compras enfrente dificuldades para escolher os produtos ideais e fechar bons negócios.

Além disso, há o desafio do descarte consciente. No mundo atual, a manufatura precisa ser, ao mesmo tempo, eficiente e responsável. Encontrar maneiras de reduzir os impactos de sua atuação no meio ambiente nada mais é que uma inovação sustentável.

Já deu para perceber como o tema é importante, não é mesmo? Sendo assim, continue a leitura para aprender um pouco mais!

Pilhas e baterias: qual é a importância delas na indústria?

Quem nunca usou uma pilha ou bateria? Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano e, claro, também estão presentes no dia a dia da indústria.

No Brasil, circulam, anualmente, cerca de 800 milhões de pilhas comuns e 200 mil baterias industriais. Como todos sabem, elas também levam energia a diversos equipamentos, sendo fundamentais para a operação da empresa.

Sem elas, o funcionamento de notebooks, leitores de código de barras, termômetros infravermelhos, lanternas e na iluminação de emergência, por exemplo, seria comprometido. Portanto, estamos lidando com item indireto que não pode faltar nos estoques da indústria.

Como escolher pilhas e baterias de qualidade?

Como já mencionamos, os compradores da indústria podem enfrentar muitas dificuldades na hora de selecionar as pilhas e baterias ideais para o seu negócio. Afinal, há uma infinidade de marcas e modelos no mercado.

Diante do desafio e da importância desses suprimentos industriais, preparamos uma lista com os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora da compra. Confira!

Materiais usados na fabricação

O primeiro ponto a ser analisado é o tipo de material usado na fabricação das pilhas e baterias. Isso é importante para definir, entre outros fatores, para quais equipamentos e aparelhos elas são indicadas, bem como suas principais características.

A bateria de chumbo, por exemplo, é exclusivamente recarregável, mas tem um alto poder de contaminação atmosférica.

Expertise da marca

A expertise da marca é mais um fator de grande relevância na hora de comprar pilhas e baterias. Afinal, esse é um dos indicadores de sua confiabilidade, segurança e qualidade.

Ser reconhecida no mercado não é uma tarefa simples. A empresa luta por anos, se esforça e investe em inovação e testes contínuos para chegar ao sucesso. Tudo isso eleva a qualidade de seu produto, não é mesmo?

Durabilidade

A durabilidade é o terceiro aspecto que deve influenciar sua decisão. Isso porque o setor de compras 4.0 tem o desafio de investir em insumos e suprimentos que sejam úteis e ampliem a produtividade e lucratividade do negócio.

Quanto mais tempo a pilha ou bateria dura, mantendo suas características e eficiência, melhores são os resultados do negócio. Lembrando que isso também gera economia, o que é fundamental para o seu crescimento.

Sustentabilidade

Por fim, não há como deixar a mencionar a questão da sustentabilidade. As pilhas e baterias são produtos com alto potencial de contaminação do solo e da atmosfera, o que faz com que a indústria se preocupe com o seu descarte adequado.

O ideal é investir em itens de marcas empenhadas em minimizar esse impacto. Aliás, já existem produtos que não têm metais pesados e poluentes em sua composição. Pesquise e seja sustentável!

Como promover o descarte adequado de pilhas e baterias?

A indústria está em constante evolução, sempre acompanhando as demandas da sociedade e contribuindo para que o mundo se torne mais sustentável. Não é novidade para ninguém o seu grande potencial poluidor, daí a importância de adotar atitudes conscientes.

Empresas mais antigas, que não investem em inovação, são as que contribuem com a maior parcela da carga poluidora do setor. Além de aumentar os riscos de acidentes ambientais, isso eleva os gastos com despoluição.

O fato é que algo precisa ser feito. Em relação às pilhas e baterias, o descarte deve ser feito da maneira correta. Acompanhe algumas dicas!

Tenha consciência dos impactos ambientais

Toda indústria deve entender com clareza os impactos ambientais de um descarte de pilhas e baterias inadequado. Assim, de modo geral, há a liberação de componentes tóxicos no solo, nos rios e nos lençóis freáticos, como chumbo e mercúrio.

As consequências desse erro são gravíssimas para a flora e a fauna, mas também, podem prejudicar a imagem da empresa. Isso porque o consumidor atual é muito mais consciente e preocupado com a preservação ambiental.

Invista em reciclagem

Sem dúvidas, a melhor destinação para as pilhas e baterias é a reciclagem. Por meio desse processo, é possível realizar a separação dos componentes tóxicos, tornando-os úteis para a sociedade de alguma forma.

Talvez você ainda não saiba, mas eles podem se transformar em pigmentos para fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas. Lembrando que, caso seu negócio não queira executar o procedimento, é sempre possível firmar parcerias com empresas e associações especializadas em reciclagem.

Aposte em logística reversa

A última dica para realizar o descarte adequado das pilhas e baterias consumidas dentro da sua empresa é a logística reversa. Para isso, escolha parceiros e fornecedores com o selo Green Eletron — empresa sem fins lucrativos focada em coletar e reciclar tais produtos.

O sistema faz toda a logística reversa de suas associadas. Isso inclui a coleta do material na indústria e o envio pra empresas de reciclagem, responsáveis por transformá-lo em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria.

Quais as vantagens da Linha Trade Force?

Para finalizar este post com chave de ouro, gostaríamos de apresentar uma solução inovadora e sustentável para sua empresa: as pilhas e baterias da linha Trade Force! O que elas têm de diferente? Em primeiro lugar, são produtos de grande eficiência e podem ajudar a alcançar a máxima performance industrial.

Com diversos modelos, você certamente encontrará a ideal para seus equipamentos. As pilhas e baterias Trade Force são amigáveis ao meio ambiente, pois possuem um processo de fabricação altamente tecnológico e ecologicamente correto e são livres de metais pesados, como o mercúrio e cadmio.

Além de investir em um produto de qualidade e com excelente durabilidade, sua empresa está contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Lembrando que, cada vez mais, esse tipo de preocupação se torna um diferencial competitivo.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a escolha e o descarte de pilhas e baterias? Como vimos, esses itens indiretos estão intimamente ligados à produtividade industrial. Eles fazem parte do cotidiano de diversos setores e devem ser escolhidos com muita atenção. Por isso, aproveite bem as dicas apresentadas e tome uma decisão segura.

Quer saber mais sobre a linha Trade Force e os demais produtos da Nortel? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter