As pilhas e baterias são suprimentos indispensáveis para o funcionamento da indústria. No entanto, é comum que o setor de compras enfrente dificuldades para escolher os produtos ideais e fechar bons negócios.
Além disso, há o desafio do descarte consciente. No mundo atual, a manufatura precisa ser, ao mesmo tempo, eficiente e responsável. Encontrar maneiras de reduzir os impactos de sua atuação no meio ambiente nada mais é que uma inovação sustentável.
Já deu para perceber como o tema é importante, não é mesmo? Sendo assim, continue a leitura para aprender um pouco mais!
Quem nunca usou uma pilha ou bateria? Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano e, claro, também estão presentes no dia a dia da indústria.
No Brasil, circulam, anualmente, cerca de 800 milhões de pilhas comuns e 200 mil baterias industriais. Como todos sabem, elas também levam energia a diversos equipamentos, sendo fundamentais para a operação da empresa.
Sem elas, o funcionamento de notebooks, leitores de código de barras, termômetros infravermelhos, lanternas e na iluminação de emergência, por exemplo, seria comprometido. Portanto, estamos lidando com item indireto que não pode faltar nos estoques da indústria.
Como já mencionamos, os compradores da indústria podem enfrentar muitas dificuldades na hora de selecionar as pilhas e baterias ideais para o seu negócio. Afinal, há uma infinidade de marcas e modelos no mercado.
Diante do desafio e da importância desses suprimentos industriais, preparamos uma lista com os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora da compra. Confira!
O primeiro ponto a ser analisado é o tipo de material usado na fabricação das pilhas e baterias. Isso é importante para definir, entre outros fatores, para quais equipamentos e aparelhos elas são indicadas, bem como suas principais características.
A bateria de chumbo, por exemplo, é exclusivamente recarregável, mas tem um alto poder de contaminação atmosférica.
A expertise da marca é mais um fator de grande relevância na hora de comprar pilhas e baterias. Afinal, esse é um dos indicadores de sua confiabilidade, segurança e qualidade.
Ser reconhecida no mercado não é uma tarefa simples. A empresa luta por anos, se esforça e investe em inovação e testes contínuos para chegar ao sucesso. Tudo isso eleva a qualidade de seu produto, não é mesmo?
A durabilidade é o terceiro aspecto que deve influenciar sua decisão. Isso porque o setor de compras 4.0 tem o desafio de investir em insumos e suprimentos que sejam úteis e ampliem a produtividade e lucratividade do negócio.
Quanto mais tempo a pilha ou bateria dura, mantendo suas características e eficiência, melhores são os resultados do negócio. Lembrando que isso também gera economia, o que é fundamental para o seu crescimento.
Por fim, não há como deixar a mencionar a questão da sustentabilidade. As pilhas e baterias são produtos com alto potencial de contaminação do solo e da atmosfera, o que faz com que a indústria se preocupe com o seu descarte adequado.
O ideal é investir em itens de marcas empenhadas em minimizar esse impacto. Aliás, já existem produtos que não têm metais pesados e poluentes em sua composição. Pesquise e seja sustentável!
A indústria está em constante evolução, sempre acompanhando as demandas da sociedade e contribuindo para que o mundo se torne mais sustentável. Não é novidade para ninguém o seu grande potencial poluidor, daí a importância de adotar atitudes conscientes.
Empresas mais antigas, que não investem em inovação, são as que contribuem com a maior parcela da carga poluidora do setor. Além de aumentar os riscos de acidentes ambientais, isso eleva os gastos com despoluição.
O fato é que algo precisa ser feito. Em relação às pilhas e baterias, o descarte deve ser feito da maneira correta. Acompanhe algumas dicas!
Toda indústria deve entender com clareza os impactos ambientais de um descarte de pilhas e baterias inadequado. Assim, de modo geral, há a liberação de componentes tóxicos no solo, nos rios e nos lençóis freáticos, como chumbo e mercúrio.
As consequências desse erro são gravíssimas para a flora e a fauna, mas também, podem prejudicar a imagem da empresa. Isso porque o consumidor atual é muito mais consciente e preocupado com a preservação ambiental.
Sem dúvidas, a melhor destinação para as pilhas e baterias é a reciclagem. Por meio desse processo, é possível realizar a separação dos componentes tóxicos, tornando-os úteis para a sociedade de alguma forma.
Talvez você ainda não saiba, mas eles podem se transformar em pigmentos para fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas. Lembrando que, caso seu negócio não queira executar o procedimento, é sempre possível firmar parcerias com empresas e associações especializadas em reciclagem.
A última dica para realizar o descarte adequado das pilhas e baterias consumidas dentro da sua empresa é a logística reversa. Para isso, escolha parceiros e fornecedores com o selo Green Eletron — empresa sem fins lucrativos focada em coletar e reciclar tais produtos.
O sistema faz toda a logística reversa de suas associadas. Isso inclui a coleta do material na indústria e o envio pra empresas de reciclagem, responsáveis por transformá-lo em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria.
Para finalizar este post com chave de ouro, gostaríamos de apresentar uma solução inovadora e sustentável para sua empresa: as pilhas e baterias da linha Trade Force! O que elas têm de diferente? Em primeiro lugar, são produtos de grande eficiência e podem ajudar a alcançar a máxima performance industrial.
Com diversos modelos, você certamente encontrará a ideal para seus equipamentos. As pilhas e baterias Trade Force são amigáveis ao meio ambiente, pois possuem um processo de fabricação altamente tecnológico e ecologicamente correto e são livres de metais pesados, como o mercúrio e cadmio.
Além de investir em um produto de qualidade e com excelente durabilidade, sua empresa está contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Lembrando que, cada vez mais, esse tipo de preocupação se torna um diferencial competitivo.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a escolha e o descarte de pilhas e baterias? Como vimos, esses itens indiretos estão intimamente ligados à produtividade industrial. Eles fazem parte do cotidiano de diversos setores e devem ser escolhidos com muita atenção. Por isso, aproveite bem as dicas apresentadas e tome uma decisão segura.
Quer saber mais sobre a linha Trade Force e os demais produtos da Nortel? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!