fbpx

O que é OTIF? Entenda a importância de acompanhá-lo na indústria

OTIF
19/07/2021

O que é OTIF? Entenda a importância de acompanhá-lo na indústria

A indústria tem o grande desafio de se manter produtiva e atender às demandas do mercado. Para isso, seus gestores devem ser estratégicos, aproveitando os dados fornecidos por indicadores de desempenho, como o OTIF. Já ouviu falar nesse KPI? Ele é essencial para a rotina industrial e pode ajudá-lo a monitorar a qualidade e a eficiência de suas entregas. Por isso, preparamos este post com dicas e informações valiosas sobre ele.

Acompanhe!

O que é OTIF?

O OTIF, ou On Time In Full, é um indicador de desempenho que ajuda a verificar a performance das entregas de produtos e serviços de uma empresa. Exatamente por isso, é de grande relevância para a indústria, visto que está relacionado à conquista da satisfação dos clientes.

Ao aplicá-lo em seu cotidiano, você consegue medir seus resultados e identificar problemas que afetam sua reputação e o impedem de atingir os objetivos. Para tanto, ele é composto por dois elementos:

  • on time (no tempo) — mede a pontualidade da entrega: o item deve ser entregue em dia, horário e local combinados com o cliente;
  • in full (completo) — mede a conformidade do pedido: o item entregue deve estar de acordo com as especificações combinadas com o cliente, como qualidade, quantidade e dimensões.

Diante disso, podemos dizer que o OTIF tem como principal função monitorar o trabalho logístico da indústria, para que ela entregue o produto certo e no tempo acordado com seus clientes.

Qual a importância desse KPI para a indústria?

Com uma rotina intensa e muito dinâmica, o setor industrial precisa superar diversos desafios para se manter produtivo e competitivo. É nesse cenário que os indicadores de desempenho se tornam grandes aliados dos gestores. Com eles, você consegue muito mais que apenas acompanhar os processos. É possível identificar falhas, se antecipar a problemas, aproveitar oportunidades e ajustar as atividades. Ou seja, um KPI é essencial para o processo de melhoria contínua, inclusive do lead time em suprimentos.

Em um mercado tão acirrado, isso é decisivo para a conquista de clientes. Aliás, como mencionamos, o OTIF tem como foco garantir a satisfação dos compradores da indústria e proporciona benefícios importantes, como:

  • melhoria da performance das entregas;
  • aumento da satisfação do cliente;
  • redução de custos com transporte;
  • melhoria nos processos relacionados ao transporte.

Ao implementar esse indicador, o gestor terá em mãos dados precisos sobre a qualidade e a eficiência de suas entregas — sejam elas feitas por uma equipe interna ou por uma transportadora. Com decisões embasas, os resultados alcançados são mais assertivos e a gestão do transporte se torna muito mais eficaz.

Assim, fica mais fácil ampliar a experiência de compra dos seus clientes e, claro, fidelizá-los. Na prática, o monitoramento dos processos relacionados ao transporte é uma estratégia que ajuda a aperfeiçoá-los. Afinal, você consegue visualizar o que dá certo e o que pode prejudicar seus resultados.

Como calcular o OTIF corretamente?

Vimos que o OTIF trabalha com dois fatores: entregas em tempo e completas. É a integração entre eles que determinará se o processo é executado adequadamente ou não. Entretanto, afinal, como fazer esse cálculo? Em primeiro lugar, você precisa ter um histórico sobre as entregas já realizadas. O ideal é contar com dados dos últimos 6 meses, o que garante uma avaliação mais precisa.

Já tem essas informações? Então, o próximo passo é separar os dados e classificá-los conforme as duas métricas (atendimento no prazo e entrega sem erros). Veja um exemplo:

  • 93% das entregas realizadas dentro do prazo – On Time: 0,93%;
  • 88% das entregas executadas sem erros — In Full: 0,88%.

Para finalizar, basta multiplicar os percentuais encontrados e descobrir o seu OTIF. No caso apresentado, temos um resultado de 0,8184 (0,93 x 0,88). Portanto, concluímos que 81,84% dos pedidos foram perfeitamente finalizados, livres de erros e atrasos.

Como garantir um bom OTIF na indústria?

Como você bem sabe, o uso de métricas é uma estratégia que proporciona grandes resultados para a indústria. Entretanto, precisamos lembrar de que o OTIF só o ajudará a avaliar o desempenho de suas entregas se for calculado com base em dados precisos e atualizados. Diante disso, preparamos algumas dicas que facilitam a coleta de dados, contribuem para decisões mais acertadas e ajudam a aumentar o índice de entregas perfeitas.

Confira!

Automatize os processos

Para garantir a máxima eficiência da indústria, é importante que os gestores pensem em automatização de processos. Nesse caso, estude a possibilidade de contar com ferramentas que o ajudem a coletar e conferir informações essenciais, como:

Acompanhe os dados diariamente

Uma indústria de sucesso é aquela que consegue prever problemas e corrigir falhas com rapidez e precisão. Para isso, é essencial que o acompanhamento dos dados e do próprio indicador seja feito diariamente. Obviamente, fazer esse monitoramento de forma manual pode ser desgastante e até difícil de ser concluído. No entanto, um software de gestão otimiza sua tomada de decisão e torna tudo mais simples e seguro.

Tenha um plano de manutenções eficaz

O que as manutenções têm a ver com o OTIF? Em um primeiro momento, você até pode não entender essa relação, mas vale pensar um pouco sobre o assunto. Se a indústria não tiver um bom plano de manutenções, poderá enfrentar interrupções em sua linha de produção. Essas falhas têm efeito negativo imediato nos prazos das entregas, prejudicando o transporte e seu relacionamento com o cliente.

Conte com fornecedores de qualidade

A última dica é, na verdade, uma premissa para alcançar um alto OTIF: contar com fornecedores de qualidade. Afinal, parceiros sérios e responsáveis cumprem com os prazos e entregam suprimentos industriais e mercadorias que não deixam você na mão. Trata-se de uma cadeia de efeitos positivos. Se você pode confiar em seus fornecedores, sua produção também flui no ritmo adequado. Como consequência, as entregas são finalizadas dentro do prazo combinado com o cliente.

Então, você já usava o OTIF em sua empresa? Ele é uma ferramenta importante para quem se preocupa em conquistar uma operação mais eficiente. Incorporá-lo à sua rotina contribui para a melhoria contínua dos processos e da experiência de seus clientes.

Conhecimento nunca é demais! Continue aqui no blog e aprenda a otimizar sua gestão de compras e suprimentos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!