• 25 de novembro de 2022

Os usos das tomadas industriais

Todos conhecemos, como a palma da nossa mão, uma tomada residencial e sua utilização no nosso dia a dia: carregar aparelhos, ligar equipamentos e nos manter conectados. Mas você sabia que existem tomadas específicas na indústria? Para garantir a agilidade, praticidade e segurança, a tomada industrial foi desenvolvida com o objetivo de conectar a energia elétrica aos equipamentos e mantê-los constantemente funcionais.

A tomada industrial traz consigo um plugue específico para seu uso. Os plugues permitem a alimentação de instalações ou equipamentos elétricos por meio de cabos com conexão que utiliza acoplador (tomadas móveis) ou tomadas fixas, de embutir ou sobrepor, para garantir a devida conexão elétrica e a proteção contra contato com líquidos e/ou corpos sólidos. Tanto os plugues quanto as tomadas são oferecidas com a configuração para a utilização em diversas correntes e tensões. 

As diferentes cores das tomadas e os plugues servem para distinguir a tensão de instalação. Por exemplo, a cor azul é para 220 volts, e a vermelha, para 380 volts. Devido a sua robustez, as tomadas e plugues permitem que seja possível trabalhar com correntes maiores, e é aí que surgem as dúvidas, por exemplo, se é necessário instalar essas tomadas e plugues em casa? E em quais aparelhos são aplicadas?

As tomadas industriais podem ser usadas em diversas máquinas, incluindo também as residenciais e em aparelhos de uso cotidiano, como exemplo o carregador veicular. Tudo depende das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamentam as instalações, para garantir a segurança, o conforto e a qualidade do serviço elétrico. Existem três normas atualmente: NBR 5410, NBR 14039 e NBR 5419.

  • NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, que estão abaixo de 1.000 volts em tensão alternada. Fala das prescrições sobre o projeto, execução, manutenção e verificação. Esta norma é o principal guia para os profissionais da área elétrica, e deve ser revisada e consultada constantemente. 

 

  • NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão, ou seja, aquelas nas quais os valores da tensão estejam entre 1.000 volts e 34,6 mil volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, a norma fala dos requisitos que visam garantir a segurança, o conforto e a qualidade nas instalações desse tipo. Trata detalhadamente do projeto, execução, manutenção e verificação.

 

  • NBR 5419 – Esta norma passou por uma atualização e trata do projeto, execução, manutenção e verificação dos sistemas que compõem a proteção contra descargas atmosféricas, também conhecidos popularmente como para-raios.

Considerando o uso, as normas e pensando no usuário, a Steck desenvolveu a inovadora linha de plugues e tomadas industriais, a Newkon, uma das mais famosas e utilizadas do mercado. Graças ao seu design simples, assegura grande flexibilidade e facilidade das instalações elétricas.

Para atender aos mais diversos ambientes e usuários, a linha Newkon é composta por uma gama de produtos de 16 A, 32 A e 63 A, todos desenvolvidos e fabricados segundo as mais rigorosas normas internacionais de construção, de forma a atender às exigências do mercado, com durabilidade, confiabilidade e garantia de segurança para as instalações e os usuários.

Quer saber mais? Acesse: https://www.steck.com.br/pt/industrial/tomada-industrial.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter