fbpx

Como equilibrar o orçamento de compras com aumento de custo de insumos?

orçamento de compras
12/02/2021

Como equilibrar o orçamento de compras com aumento de custo de insumos?

O setor industrial foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Entre os diversos impactos, o aumento de custos dos insumos causa preocupação e exige dos gestores muita habilidade para equilibrar o orçamento de compras e manter a lucratividade das empresas.

A questão é: como isso é possível? Quais ações podem ser adotadas para que a reposição de matérias-primas, equipamentos e itens MRO não prejudique as contas do negócio?

Diante de um cenário tão desafiador, é preciso ser ainda mais estratégico. Para ajudar você, preparamos este post com dicas e informações essenciais para o momento. Confira!

A importância do orçamento de compras

Quem trabalha na indústria sabe bem como o setor de compras é atuante e fundamental no processo de desenvolvimento do negócio. Afinal, para que a produção seja contínua, é preciso fazer compras acertadas.

Acontece que comprar é apenas um dos pontos desse processo. O planejamento de estoque é a base para que a reposição de itens seja adequada e dentro do orçamento da empresa.

Em resumo, tudo o que é adquirido dentro da indústria — matéria-prima, equipamentos, maquinário e itens para manutenção, por exemplo — precisa estar previsto no orçamento. Quando isso não ocorre, as chances de o negócio ser menos lucrativo são reais.

O aumento de custos dos insumos

O pior momento da pandemia para a produção industrial parece já ter sido superado. No entanto, os desafios estão longe de acabar. Nesse momento, empresas de diversos segmentos lutam para driblar a escassez de matéria-prima e o aumento de custos dos insumos.

Mas por que isso acontece? Segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), cerca de 62% das indústrias afirmam que seus fornecedores não estão conseguindo suprir suas demandas.

Esse desequilíbrio entre oferta e demanda é uma das principais causas para a elevação dos preços. Outros fatores que contribuem para o problema são a desvalorização cambial e o aumento da cotação de commodities internacionais.

O impacto é real e atinge uma grande parcela do setor. O estudo da Fiesp revela que 92% das empresas perceberam esse aumento, que chegou a uma média de 22%.

Com isso, o papel do gestor de compras se torna ainda mais relevante. Nesse momento, ele deve se informar e estar preparado para lidar com a situação. Isso porque cumprir com o orçamento e manter a produção aquecida não são tarefas fáceis.

Como equilibrar o orçamento de compras com aumento de custo de insumos

No início da pandemia, a indústria precisou reduzir sua produção. Essa ruptura na cadeia de suprimentos fez com que o estoque de insumos se reduzisse. Agora, com a retomada da economia, o setor sofre para repor itens e não extrapolar o orçamento.

O problema do abastecimento já começou a ser superado, entretanto, os preços praticados permanecem acima da média. Sem dúvidas, essa situação reduz a margem de lucro das empresas em um momento vital para sua recuperação.

É daí que surge a necessidade de manter o orçamento de compras equilibrado. Confira algumas estratégias que podem ajudar nessa missão!

Invista em tecnologia

A tecnologia já é uma grande aliada da indústria e, nesse momento, é ainda mais importante. No que se refere ao setor de compras, é interessante automatizar processos e investir em um software ERP.

Bem mais do que uma gestão de custos, ele faz uma verdadeira gestão do negócio. Assim, é possível conferir as vendas e estoques, o que facilita o acesso aos dados e a integração entre as equipes.

Em síntese, o que esse recurso traz de grande benefício é o melhor planejamento das compras. Com informações reais e atualizadas em mãos, fica mais fácil definir o momento certo para adquirir insumos, bem como a quantidade ideal.

Tenha total controle sobre o estoque

Você sabe tudo o que tem em seu estoque nesse exato momento? O rígido controle de entradas e saídas é uma medida imprescindível para o equilíbrio das compras e do orçamento da indústria.

A explicação para isso é simples: visibilidade! Não há como alcançar um setor de compras eficiente sem acesso a dados fiéis do estoque. Afinal, com o aumento dos custos dos insumos, é preciso comprar somente o necessário e evitar desperdícios.

Padronize produtos e descrições

Para que o estoque seja controlado e as compras equilibradas, o gestor precisa ser rápido na análise de dados. Mas como fazer isso quando as informações não são padronizadas? Bem difícil, não é mesmo?

Por isso, a estratégia ideal é a padronização dos produtos e descrições. Crie códigos para identificar cada um dos itens que sua empresa compra e mantenha as informações sempre organizadas e atualizadas.

Desse modo, será mais simples identificar sempre que determinado item precisar ser adquirido. Na prática, essa técnica de organização evita desperdícios e rupturas na produção.

Conheça os seus fornecedores

Para equilibrar o orçamento de compras, é preciso se dedicar ao relacionamento com fornecedores. Mais do que isso, é necessário contar com os melhores parceiros de negócio, já que há muitos fatores a serem analisados.

Vale destacar que, em momentos de crise, o preço do insumo não pode ser o único elemento para se definir um bom fornecedor. Ele precisa ser responsável, ter um bom mix de produtos e ter a capacidade de atender às demandas de sua empresa.

De nada adianta oferecer um preço abaixo do mercado e não conseguir entregar os itens, certo? Portanto, faça uma seleção rigorosa e conheça bem os seus parceiros.

A importância do contrato com um fornecedor integrador

Você sabe o que é um fornecedor integrador? Ele pode ser a saída para os problemas do setor de compras na indústria, especialmente, porque ajuda a manter o estoque no nível ideal.

Como você bem sabe, as compras precisam ser equilibradas. Comprar em excesso pode gerar prejuízo para a empresa (principalmente, com a alta dos valores dos insumos) e manter o estoque no mínimo é um risco para a linha de produção.

A solução, portanto, é garantir uma gestão de estoque eficiente. É aí que o fornecedor integrador entra! Ele é a descrição exata de parceiro dentro da cadeia logística e atua de maneira bem diferente dos demais fornecedores, pois tem uma visão muito mais estratégica.

Em resumo, esse parceiro faz uma análise do seu negócio e dimensiona seu giro de estoque. Dessa forma, consegue repor os itens certos, na hora adequada e na quantidade ideal. Tudo o que você precisa nesse momento, não é mesmo?

A Nortel é um fornecedor integrador que consegue centralizar o abastecimento dos itens de MRO que sua indústria precisa. Com uma rede de distribuição bem montada, podemos ajudar você a superar desafios, reduzir custos e equilibrar o estoque com a produção e as vendas.

Viu só como é possível manter o orçamento de compras sob controle? A pandemia fez surgir novas demandas, cenários e obstáculos. Porém, com estratégia e parceiros competentes, a indústria conseguirá superar essa fase e voltar ao patamar convencional. Por isso, faça boas escolhas e coloque em prática o que aprendeu.

Quer conhecer melhor o trabalho da Nortel? Entre em contato com nossa equipe e dê um passo importante rumo à retomada de crescimento!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!