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O que é omnichannel e como funciona em suprimentos MRO?

omnichannel
11/05/2020

O que é omnichannel e como funciona em suprimentos MRO?

O uso de vários canais de atendimento é uma realidade, porque é uma forma de disponibilizar mais opções para o consumidor adquirir uma mercadoria. Na cadeia de suprimentos, o omnichannel é um grande desafio em virtude da dificuldade em montar uma estrutura adequada em um país de dimensões continentais, como o Brasil.

Por exemplo, uma companhia do Amazonas investiu na aquisição de óculos de proteção, fazendo a compra online de uma empresa sediada em São Paulo, e prefere receber os produtos em uma loja física mais próxima. Nesse caso, é fundamental contar com uma logística de ponta para viabilizar o processo.

Do contrário, o consumidor terá que esperar a mercadoria chegar por uma transportadora ou pelos Correios. Neste post, vamos destacar fatores ligados ao uso de múltiplos canais de atendimento. Confira!

O que é omnichannel?

O omnichannel consiste na união de todos os canais adotados por uma organização para interagir com o público-alvo. Essa estratégia tem como foco integrar as ações do mundo online com a do offline.

Dessa maneira, as iniciativas são feitas de forma conectada, o que proporciona um relacionamento mais próximo da marca com os stakeholders. Nessa estratégia, a experiência do consumidor é bastante valorizada, o que aumenta as chances de fidelização.

Um exemplo disso são os aplicativos para dispositivos móveis, que buscam oferecer um layout atrativo e dar mais praticidade na hora de uma compra. Uma companhia pode usar um app para a aquisição de detector multigás, por exemplo, em um feriado, o que nem sempre é possível em uma loja física.

A ausência de restrições quanto ao horário, ao meio e ao formato de compra reforça a necessidade das corporações investirem no omnichannel, para proporcionar um atendimento mais amplo e voltado para as necessidades do consumidor.

Como esse formato integra os meios online, offline e o consumidor?

Para aplicar uma estratégia multicanal de interação com o público-alvo, é indispensável pensar em como promover essa integração de forma efetiva. Pensando nisso, vamos apontar ações para ajudá-lo a adotar o omnichannel seguindo as melhores práticas. Acompanhe!

Contar com processos integrados

Caso não haja uma integração de processos na cadeia de suprimentos, torna-se muito mais complicado garantir a satisfação do consumidor. Para evitar essa situação, empresas de grande porte têm diversos centros de distribuições, que são gerenciados por funcionários ou colaboradores terceirizados.

Nessa situação, podem ser adotadas táticas diferentes para a cadeia de suprimentos funcionar de maneira exemplar. Por outro lado, isso é apenas possível quando é adotado somente um sistema para gerenciar as demandas do cliente multicanal.

Visualizar o inventário

Uma alternativa para ter um maior controle da demanda é por meio da análise do inventário. Essa iniciativa proporciona uma visão ampla do que é necessário para a indústria continuar as atividades de forma plena, sem haver interrupções no processo produtivo.

Ter uma visualização precisa dos materiais é muito importante para as ações do omnichannel serem efetivadas corretamente. Por isso, o controle do estoque tem um papel decisivo na conjuntura atual.

Esse aspecto justifica o investimento em soluções para acompanhar a disponibilidade de itens na indústria, como a Identificação por Radiofrequência (RFID). Esse recurso, sendo integrado a um sistema de gestão, permite ter dados sobre o estoque em tempo real.

Apostar em produtos Web-Ready

A transformação de produtos no modelo Web-Ready (Prontos para a web) é uma ação crucial para executar o omnichannel. Por outro lado, é comum haver dificuldades no envio de dados, pois não há uma padronização nesse sentido. Isso fica mais nítido com relação às imagens dos itens expostos à venda em um site.

Em algumas lojas virtuais, é complicado obter detalhes sobre um produto, como o Abafador 3M. Essa situação ocorre, em muitos casos, por causa da falta de organização do atendimento online. É preciso ter planejamento e capacidade de iniciativa para reverter esse quadro e proporcionar uma melhor experiência ao público-alvo.

Essa postura também deve fazer parte do dia a dia da indústria. O fornecedor necessita ser claro e objetivo, caso pretenda consolidar e expandir a participação no mercado. Do contrário, terá dificuldades de gerenciar os serviços de maneira correta.

Disponibilizar um atendimento In-store de alto nível

O omnichannel se caracteriza por disponibilizar um produto em diferentes locais (loja, armazém, estoque etc.). Para isso, o ideal é contar com uma solução que possibilite a gestão de todas as demandas envolvendo as solicitações nas lojas físicas e no site.

Assim, torna-se viável ter uma entrega otimizada e, ao mesmo tempo, acompanhar o estoque de forma eficiente. Essa medida é relevante não apenas para agilizar os atendimentos, mas também para a redução de custos, porque os pontos de distribuição passam a ser utilizados de maneira estratégica.

Assim, o fornecimento de um Respirador Descartável 3M Dobrável pode ser feito no modelo desejado pelo cliente. Esse diferencial é bastante positivo para uma marca estar mais presente no mercado.

Integrar ações

Os métodos de atendimento convencionais não são suficientes para garantir uma plena satisfação do público-alvo. Em uma estratégia multicanal, é imprescindível ter um sistema que permita o gerenciamento da demanda com precisão.

Em outras palavras, o software deve ser capaz de integrar todos os canais utilizados pela indústria. Isso é muito importante para que cada centro de distribuição seja utilizado dentro das melhores práticas, contribuindo para as entregas serem realizadas no prazo combinado.

Quais são os benefícios?

Segundo um estudo da consultoria Provokers, 96% dos consumidores analisam uma mercadoria na web antes de comprá-la. A pesquisa também apontou que 72% dos entrevistados fazem uma compra online em um estabelecimento onde nunca estiveram pessoalmente.

Esses fatores mostram que, ao apostar em uma estratégia omnichannel, é possível ter uma série de vantagens. Por exemplo:

  • tornar melhor a experiência do cliente;
  • aumentar a capacidade de fidelização;
  • agilizar o processo de compra;
  • aperfeiçoar a integração em todos os canais;
  • melhorar o relacionamento com os fornecedores;
  • fortalecer a imagem corporativa.

Para aprimorar as ações de omnichannel na sua empresa, recomendamos conhecer as soluções da Nortel com foco em simplificar a distribuição de Materiais de Manutenção, Reparo e Operação. Apostar na integração de processos por meio da tecnologia é o melhor caminho para ganhar eficiência, produtividade e credibilidade.

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