fbpx

O papel da tecnologia 5G na indústria

A tecnologia 5G vai transformar a indústria de forma revolucionária, melhorando a conectividade e trazendo novidades para o cotidiano da produção.

5G na indústria
01/09/2022

O papel da tecnologia 5G na indústria

Saiba qual o impacto da tecnologia 5G para a indústria

A tecnologia 5G está modificando as relações humanas com as máquinas de forma inédita. Na indústria, os ganhos ainda são imensuráveis, mas já se sabe que representam uma revolução.

Que os processos industriais vêm se modernizando, todo mundo sente e percebe. Porém, é graças ao 5G que muitas das expectativas aparentemente futuristas começaram a se tornar realidade.

Boa parte do setor industrial aguarda com ansiedade a implantação completa da tecnologia 5G por muitas razões, sendo a principal delas o aumento nas receitas. De acordo com o estudo realizado recentemente pela Capgemini Research Institute, mais da metade dos empresários entrevistados que tiveram contato com a tecnologia em algum nível acreditam que os ganhos serão imediatos com o uso do 5G.

O 5G industrial vai permitir troca de informações de forma rápida, graças à baixa latência e às velocidades de conexão que essa tecnologia possui. São características que permitem que sistemas como o IIoT (Internet Industrial das Coisas), robótica, realidade virtual e armazenamento em nuvem sejam incorporados ao cotidiano das operações dentro e fora das fábricas.

 

Impactos do 5G na indústria

Os impactos da quinta geração de internet móvel vão muito além de trazer mais estabilidade e velocidade nas tecnologias empregadas na indústria. O 5G promete mudar definitivamente a rotina nas fábricas e na vida das pessoas.

Essa tecnologia permitirá uma conexão ininterrupta, modificando a relação de empresas e pessoas, pelo próprio fato de estarem conectadas o tempo todo. As máquinas poderão “conversar entre si”, expandindo e democratizando as inovações tecnológicas.

O 5G suporta um tipo de comunicação sem precedentes, com confiabilidade e aplicabilidade universal, abrindo caminho para a era de produção industrial integrada, já iniciada com a Indústria 4.0.

O uso do 5G na indústria vai impactar positivamente com flexibilidade, versatilidade, eficiência e usabilidade nas futuras fábricas inteligentes. Ou seja, a conectividade, que é essencial na Indústria 4.0, apoiará os desenvolvimentos tecnológicos e inovadores de máquinas, pessoas e objetos.

 

Benefícios do 5G na indústria

Entre os benefícios já citados relacionados à estabilidade, integração e conectividade, a quinta geração de internet móvel proporcionará uma cobertura ampla e eficiente.

Vamos conhecer com mais detalhes as principais vantagens do 5G na indústria:

Velocidade

O que mais chama a atenção desde que começou a se falar em 5G é a velocidade da conexão, que poderá chegar a 10 Mbps para downloads, um ganho importante para a implementação de processos industriais automatizados.

Flexibilidade

A tecnologia 5G possibilita conectar tudo simultaneamente, independentemente da localização, permitindo a interação entre pessoas e equipamentos da cadeia produtiva de qualquer lugar. É o fim das dificuldades de conexão para setores que sofriam muito com o 4G, como o agronegócio.

O 5G otimiza diversas tarefas e traz flexibilidade para os postos de trabalho, facilitando as conexões remotas e as novas modalidades laborais que se estabeleceram após a pandemia.

Conexão estável

Um dos benefícios da rede 5G na indústria é a estabilidade na conexão, garantindo que mais de 1 milhão de aparelhos possam estar conectados ao mesmo tempo por metro quadrado, um número até difícil de abstrair.

Redes sem fio

O 5G está intimamente ligado ao uso das redes sem fio em todos os processos industriais. Isso representa interatividade entre os setores mais diversos de uma fábrica em tempo real, gerando um acompanhamento de toda a produção de maneira otimizada e eficaz.

Economia de baterias

Um dos benefícios da rede 5G industrial menos comentados, porém bastante relevante, é a economia de bateria. Você pode não saber, mas essa economia aumenta a vida útil dos equipamentos, já que é programada para que o 4G funcione em momentos em que não seja exigida alta velocidade.

 

Aplicações do 5G na indústria

Ao adotar o 5G, a indústria nunca mais será a mesma e as fábricas poderão tirar do papel planos tecnológicos mais robustos, que utilizam dispositivos inteligentes de IoT.

Robótica avançada

A robótica é um assunto em pauta desde meados do século passado, sendo implementada em algumas indústrias como a automotiva há algumas décadas.

Com a tecnologia 5G e a Indústria 4.0, a presença de máquinas inteligentes é uma premissa e a robótica ganha contornos avançados.

Realidade virtual

A realidade aumentada está cada vez mais relevante também para a indústria e com a tecnologia 5G será possível inseri-la em processos importantes de produção, antes limitados.

Machine Learning

O 5G permite o desenvolvimento do Machine Learning, o que facilitará a aprendizagem da máquina. Em outras palavras, computadores aprenderão tarefas sem precisar de programação prévia.

Advanced Analytics

A tecnologia 5G trará uma capacidade maior de processamento para as máquinas e consequentemente para análise de dados.

O Advanced Analytics envolve processos que superam a inteligência de negócios tradicional, como a mineração de informações e as predições.

Por fim, estima-se que o 5G nas indústrias não só consiga entregar velocidade média de conexão 100 vezes maior do que a do 4G. A revolução envolve integração, interatividade, democratização do acesso à comunicação, entre outras vantagens que independem de porte industrial e de localização geográfica.

Os parques industriais passam a ser também pontos de integração entre pessoas, máquinas e processos inovadores, refletindo uma nova era de produção e consumo.

Saiba mais sobre a atuação da Nortel no mercado impulsionado pela tecnologia 5G.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!