fbpx

O mundo de vantagens da Indústria 4.0

Como a Indústria 4.0 avança na implementação da produção e da oferta de serviços inovadores, mesmo para mercados tradicionalmente conservadores.

Indústria 4.0
09/08/2022

O mundo de vantagens da Indústria 4.0

Como a Indústria 4.0 pode ajudar empresas a revolucionar o mercado e, o consumidor, a encontrar exatamente o que busca

A quarta revolução industrial está aí! Também conhecida como Indústria 4.0 ou Revolução 4.0, este é um conceito que traz interconexão entre dispositivos inteligentes em toda a cadeia de logística e produção.

O conceito tem origem na Alemanha, mais especificamente na Feira de Hannover, principal evento mundial voltado à tecnologia industrial. Foi lá que se cunhou o termo que significaria a automação da indústria conectada ao uso de máquinas para a produção cada vez mais personalizada com base em dados — a Indústria 4.0.

São 6 princípios que direcionam a quarta revolução industrial e falaremos deles com mais detalhes adiante: customização e modularidade; tempo real e virtualização; descentralização; orientação a serviços; inovação, disrupção e interoperabilidade; e cibersegurança.

A partir deles, entenda melhor sobre como a Revolução 4.0 ajuda as empresas e o mercado a adotarem a inovação, mesmo em setores mais tradicionais.

 

Customização ou manufatura modular

Os clientes estão buscando cada vez mais personalidade no que consomem. Essa ideia de produção em massa, onde milhares de itens saem iguais e todo mundo usa e atua da mesma forma, caducou.

O mundo atual requer processos mais flexíveis, configurações e adaptações rápidas para atender a demandas específicas. Módulos físicos ou digitais que encaixam e desencaixam conforme a necessidade dos projetos.

Os consumidores querem e precisam de algo que reflita a sua personalidade. Aí é que entra a Indústria 4.0. Por meio dela, é possível customizar a produção desde a origem das matérias-primas até os acabamentos (no caso de produtos físicos) e oferecer ideias, ferramentas on-line e serviços personalizados (no caso de produtos digitais).

 

Tempo real e virtualização

Um princípio está em relação direta ao outro. A Indústria 4.0 exige coleta e tratamento de dados instantâneos e integrados para tomada de decisões imediatas e redução de falhas. A isso se chama “tempo real” na quarta revolução industrial.

Junto ao requisito do tempo real surge a virtualização; ou seja, a migração de tudo que a empresa é no campo físico para o mundo virtual, em cópias virtuais de fábricas inteligentes. Dessa forma, tarefas de monitoramento e rastreabilidade, por exemplo, são executadas de forma remota por meio de sensores espalhados por toda a planta.

 

Descentralização

A Indústria 4.0 proporciona fácil acesso e redução de custos por conta da adesão a novas tecnologias, além do controle total da planta industrial. Isso faz com que os recursos possam ser descentralizados para dar origem a produtos e serviços customizados.

Graças aos sistemas “ciber-físicos”, é possível tomar decisões com base na necessidade e na preferência das linhas de manufatura. Tudo em um ambiente com diagnóstico acelerado, redução do tempo de equipamentos ociosos ou parados por defeito, entre outras vantagens.

 

Sistema de orientação para serviços

A internet e os softwares estão cada vez mais voltados para serviços. O objetivo é disponibilizar soluções conectadas em toda a empresa, com o envolvimento de todos. O sistema fica programado para soluções imediatas e direcionadas em tempo real, ininterruptamente.

 

Novos modelos de negócio

Inovação, disrupção e interoperabilidade são termos comuns na indústria 4.0. Cada vez mais, as fábricas contarão com infraestrutura capaz de estabelecer contato permanente com toda a cadeia, de fornecedores a clientes, graças à capacidade de comunicação entre sistemas e máquinas, operando cada tarefa de forma conjunta, integrando os fluxos internos e externos do negócio.

A inovação e o trabalho disruptivo promovem a interoperabilidade até em setores mais tradicionais, como o agronegócio.

É uma espécie de conversa fluida em rede, entre pessoas, sistemas e máquinas, que resulta em redução de erros, de custos e em políticas para atuação em torno da sustentabilidade do início ao fim.

 

Cibersegurança

Dentro do conceito de Indústria 4.0, a tecnologia é a estrela. Natural que a cibersegurança, ou cyber security, ganhe lugar de destaque. Mas, afinal, o que é cibersegurança?

Ao conjunto de recursos tecnológicos que tem por objetivo proteger sistemas e infraestrutura contra-ataques, danos, interrupções e roubos de dados eletrônicos se denominou cibersegurança.

A quarta revolução industrial gera crescimento exponencial de informações. Por isso, garantir a integridade, o sigilo e a disponibilidade dos dados são fundamentais.

Essa garantia não envolve apenas hardwares e softwares, mas a conscientização das pessoas envolvidas em toda a cadeia nesta implementação e operacionalização de tecnologias para que seja criada uma correta e adequada estrutura de segurança.

Tecnologia da Informação (TI), Tecnologia da Automação (TA) e Tecnologia da Operação (TO) não podem ser negligenciadas ou subestimadas. Elas são peça-chave na Indústria 4.0.

 

Vantagens para todos

Os impactos da Indústria 4.0 não se restringem a um perfil específico de negócio. Trata-se de uma era disruptiva de inovação, vantajosa não apenas para os processos automatizados das empresas, mas também para toda a cadeia de consumo e produção, de fornecedores a clientes finais.

Os impactos são positivos para o mercado como um todo, porque também resultam em melhorias para o planeta e para a vida das pessoas por meio da integração, do acesso, da agilidade, da simplificação e da sustentabilidade.

Saiba mais sobre Indústria 4.0 e tecnologia aqui!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!